A subseção da Justiça federal em Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, aprovou no início deste mês propostas de projetos sociais que receberão recursos provenientes de prestações pecuniárias relativos a processos que tramitam ou tramitaram na 28ª Vara. Os recursos, que derivam de penas em substituição à prisão e como condição para transação penal e suspensão condicional do processo, totalizam aproximadamente R$ 22 mil, e serão empregados na compra de materiais e bens de necessidade das entidades, como cadeiras, mesas, cadeiras escolares, máquinas de costura, máquina de lavar, impressoras, notebook e TV.
Todas as entidades são de utilidade pública e social e possuem sede em Arcoverde, prestando serviços para população em geral em suas respectivas áreas de atuação, a exemplo de atendimento de crianças e adolescentes carentes e assistência de idosos. São elas: Associação da Pessoa com Deficiência de Pernambuco, Núcleo Espírita Assistencial de Arcoverde, Associação Nossa Senhora do Livramento, Associação Vida – Desafio Jovem de Arcoverde, Fundação Terra, CEDEC e Associação Christós.
A 28ª Vara Federal é conduzida pelo juiz federal Allan Endry Veras Ferreira, que assumiu a Subseção de Arcoverde em dezembro de 2013, e abrange os municípios de Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.