Pernambuco foi o Estado com o terceiro maior número de assassinatos em todo o Brasil, segundo levantamento do Monitor da Violência, do g1. Os dados são de 2021, e mesmo com uma redução de 10,3% em relação a 2020, o número de mortes violentas ainda é alto. Com base nos números da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) foram 3.758 casos em 2020 e 3.370 vítimas em 2021 registrados no Estado. Esses dados serviram de munição para o discurso do pré-candidato a deputado estadual, Zeca Cavalcanti, contra o Governo Paulo Câmara.
Com base eleitoral em Arcoverde, Sertão do Moxotó, Zeca afirma que sua região não é diferente das demais quando o assunto é esse. “Todos os dias temos notícias de violência sendo relatadas em blogs e sites dos municípios sobre homicídios, feminicídios, violência doméstica e entre jovens. É lamentável que a gente enfrente esta situação. Lamento que em Arcoverde, que um dia foi reconhecida como terra do Cardeal, passe por isso”, lamentou.
Os dados do Monitor da Violência também mostram que Pernambuco ficou atrás somente da Bahia, que teve 5.099 vítimas, e do Rio de Janeiro, com 3.394 ocorrências. Para Zeca, os números elevados demonstram a falta de comprometimento do governo estadual com as pessoas e com os municípios, sobretudo, com as cidades em desenvolvimento do Interior do Estado, que deveriam ter investimentos em políticas públicas de segurança a fim de acompanhar o crescimento populacional e econômico das localidades.