A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) da Prefeitura de Juazeiro (BA) realizou nesta quarta-feira (26) a desocupação da área onde funcionava o antigo matadouro municipal e a Estação de Tratamento de Água (ETA). A medida teve como objetivo viabilizar a devolução da área ao município.
No local estava sendo formada uma invasão, inclusive com a construção de alicerces, parcelamento irregular do solo, além de construções de barracos e ligações clandestinas de água com vistas a um loteamento.
O titular da Semaurb, Islédio Bandeira, ressaltou que a ação foi conduzida dentro das normas legais. “É importante que as áreas públicas sejam preservadas e destinadas a projetos e iniciativas que beneficiem a população. A ocupação irregular de terrenos pode gerar impactos negativos no ambiente urbano e prejudicar os cidadãos“, destacou.
Desocupação
A ação de desocupação foi realizada de forma ordeira e contou com apoio da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além da utilização de máquina retroescavadeira para remover os materiais e estruturas encontrados no local.
“A devolução desse terreno ao município é um passo importante para assegurar a correta utilização de um patrimônio que pertence a toda a população de Juazeiro. A Semaurb continuará monitorando a área para evitar novas invasões até terminar os estudos de possíveis destinações adequadas para o espaço“, enfatizou a gerente de ordenamento urbano, Ana Angélica.