Mesmo com a justificativa dada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a falta d’água em alguns bairros de Petrolina, a empresa não escapou de uma nova multa. A punição – no valor de R$ 225.391,16 – foi aplicada ontem (26) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup).
Após fiscalizações, o órgão municipal constatou o problema em vários locais da cidade, em especial o Henrique Leite, que está há mais de dez dias sem receber água com regularidade e pressão. Inclusive a Escola Municipal Governador Miguel Arraes e a Unidade do Nova Semente Nosso Lar, localizadas nesse bairro, estão sem funcionar por causa disso.
Segundo o diretor-presidente da Armup, Rubem Franca, a Compesa foi notificada através do Ofício nº 171/2022 para corrigir a situação. Contudo, a Companhia sequer se manifestou acerca do problema. “Diante desta situação não restou outra alternativa à administração municipal que não fosse tomar as medidas necessárias e multar a Compesa, mais uma vez“, disse.
Ainda segundo Franca, com a chegada do período mais quente na região, tem ocorrido um aumento nos problemas relacionados à distribuição regular de água em diversos bairros de Petrolina, e a Compesa não implementou quaisquer obras estruturadoras no sistema de abastecimento e distribuição de água que pudessem evitar esses problemas. O Blog vai entrar em contato com a assessoria da Compesa sobre o assunto.