A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup) multou mais uma vez a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em R$ 124.037.056,33, por não realizar obras emergenciais de abastecimento d’água nos bairros Pedra Linda e Novo Tempo.
Em 2023, o Ministério Público promoveu uma audiência que apontou deficiências no abastecimento em Petrolina, especialmente nesses bairros. A Compesa tinha até junho de 2024 para resolver as questões, mas não cumpriu o prazo, resultando na multa.
Durante o período estipulado, a Armup manteve contato com a Compesa, que informou sobre a implantação de 3,5 quilômetros de rede para melhorar o abastecimento. No entanto, em 16 de julho, a Compesa comunicou que não concluiria as obras dentro do prazo e não deu previsão de início.
Considerando a essencialidade do fornecimento de água, a Armup aplicou a multa e encaminhou a decisão ao Ministério Público Estadual. Com a proximidade do verão e o aumento do consumo, há preocupação de que os bairros afetados voltem a sofrer com a falta d’água se as obras não forem realizadas.