Arquiteto protesta contra demolição de igreja em Ouricuri (PE)

por Carlos Britto // 04 de junho de 2012 às 18:31

Em Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, a comunidade do Povoado do Jacaré, na zona rural da cidade, está revoltada com a demolição de uma pequena igreja que fez parte da vida dos seus moradores há pelo menos 60 anos.

Mas agora, tudo foi reduzido a pó. Num, relato enviado ao Blog, o arquiteto Otávio Sampaio lamenta o fato:

“A pequena igreja do povoado do Jacaré era simples e singela, mas tinha uma história de pelos menos 60 anos. Já fazia parte da paisagem, do imaginário da população local e das famílias que ajudaram a construir esse templo. É natural que uma construção desta idade apresente alguma rachadura ou outro problema do tipo. Era possível de recuperação. Mas numa decisão infeliz, a prefeitura, o pároco e alguns moradores resolveram simplesmente demolir. Um desrespeito com a história e a memória do povo!”, desabafa.

O Blog deixa o espaço para algum representante da prefeitura ou da paróquia local comentar sobre o assunto.

Arquiteto protesta contra demolição de igreja em Ouricuri (PE)

  1. Crítico disse:

    NÃO TINHA UM HOMEM ARMADO EM JACARÉ P/ IMPEDIR ESSA IDIOTISSE????

  2. Sebastião da Silva disse:

    É um absurdo o que fizeram, a igreja era pequena, mas pra que derrubar se a população que frequenta é pequena, além de fazer parte da historia do povo daquele povoado era uma igrejinha simples mas tinha seu charme e faz parte da historia da região.
    Espero que o ministério público tome alguma providência, como é que o Ex-prefeito Biu Ramos que é pai do atual prefeito dá uma de dono do mundo e faz o que dá na telha. Sem autorização de um orgão competente, sem o consentimento da maioria da população local.

  3. Amanda celia disse:

    Bom acredito que devemos nos desapegar a igreja estava precisando de reforma esses comentários são apenas resistencia a mudança tudo muda: a criança vira jovem o jovem vira adulto e o adulto fica velho e morre então para que esses apegos??? devemos desapegar do que já foi o que importa é a nossa fé e ela sim deve continuar firme. Pior seria a igreja desabar no meio dos fies, já pensou??? então amados irmãos se desapegue ao que já foi e espere o novo sempre…..Afinal no final tudo vira pó.

    1. Prof Charles disse:

      Esse comentário é “sem comentários”

    2. Crítico disse:

      É MUITA BESTEIRA ESCRITA E SÃO MUITOS ERROS DE PORTUGUES!!!
      SE DESAPEGA DA TUA CASA E DA TUA FAMILIA ENTÃO, JÁ QUE UM DIA VC E ELES VÃO VIRAR PÓ MESMO!! IDIOTA

      1. Carmem Lucia disse:

        De Fatoo:É necesario o Desapego:
        Porém Inguinorancia?Pq ?
        Em Redes Sociais Vale Muito Infeitar
        a palavra,po isso os erros em portugues,Vá na biblia sagrada e Veja o q siguinifica:IDIOTA,Dai responda me dizendo o q de fato é desapego.

        1. Crítico disse:

          PRIMEIRO APRENDA A ESCREVER, DEPOIS VEJO SE PERCO MEU TEMPO COM VC!!!

  4. marli rodovalho disse:

    O arquiteto Dr. Otávio Sampaio tem razão nas suas colocações, O povo do Jacaré está indignado com tudo o que aconteceu, a Igreja tinha um valor histórico incalculável. Estive juntamente com o meu esposo Juarez Saraiva porque não acreditamos e ficamos solidários com os fiéis insatisfeitos, a Igreja demolida vai ficar somente na memória do povo católico que por muitos anos estava acostumado a assistir as missas, fazer suas orações, batizar suas crianças e casarem. O nosso conselho é procurar se adaptar com a falta do Templo e rezar pra que os responsáveis pela demolição construa outra Igreja com a brevidade necessária, pois somente assim os habitantes da localidade irão procurar conviver com a falta da capelinha, pois fato de tal magnitude vivenciada em maio de 2012, jamais será esquecido!

  5. Gabriel disse:

    Um projeto de restauração dessa igreja enalteceria o seu valor histórico, traria mais beleza ao povoado de Jacaré e talvez fosse até mais rentável que derrubar e construir outra por cima. Às vezes a ignorância custa muito caro, não só a ignorância por parte dos governantes, mas também de uma grande parcela da população, que permite que esse tipo de coisa aconteça e acredita que prédios antigos como esse não têm seu valor.
    Esperem só pra ver a igreja que eles vão construir…

  6. Prof Charles Coriolano disse:

    Que pena ver a Igreja de Roma tão submissa aos poderes políticos locais. A Igreja Católica é do Povo de Deus, não é de Prefeito, pai de prefeito, padre, frei, reliogioso(a). Ali muitas pessoas casaram-se, foram batizadas, celebraram missas em favor de seus entes queridos etc. Não nos surpreende esse tipo de atitude durante a gestão dessa gente: os forasteiros detestam a história de Ouricuri-PE, pois também já destruíram a Concha Acústica e até mesmo a estátua de Cel. Anízio Coelho, além da bela praça que ficava por traz do Banco do Nordeste. O povo em nada foi consultado nas três demolições (Capela do povoado do Jacaré, Concha Acústica e Pça do BNB). O autoritarismo da ambas as partes, paróquia e prefeitura, não nos surpreende, pois a política partidária há muito tempo que determina a posição da gestão religiosa local. É um absurdo tamanha submissão. A Igreja é do Povo de Deus, repito. Roma deve ser comunicada, urgentemente, pois aquela comunidade deveria ter sido consultada!

    1. Crítico disse:

      CONCORDO COM VC, AMIGO!!!

  7. Camila Silva disse:

    O arquiteto faria a doação desse projeto?
    A igreja vive de doações. Não vejo problema algum em receber uma doação da prefeitura que é dinheiro do povo.
    Principalmente nessa situação, onde a coordenação da comunidade reuniu os moradores e decidiram juntos, comunicaram ao paróco que aceitou a vontade do povo. Qual o problema nisso?
    Agora se incomoda os demais grupos politicos, é outra história.A igreja católica é apartidária. O padre e a comunidade aceitaram a doação da nova igreja para melhoria da comunidade. Quanto a comunicar a Roma, ótimo o Papa vai saber o quanto nos precisamos nos converter e o quanto o padre é perseguido.Na verdade isso é comum na história de Ouricuri, os que se dizem poderosos tentam atacar os frades que aqui estão só por que não aderem a seus grupos politicos, repito a igreja católica é apartidária e o Frei Reginaldo é um homem integro.

    1. dane deyse disse:

      .. como tem coragem de falar uma coisa desta,tantos prédios antigos que poderiam ser restaurados preservando a historia da cidade,é por essas e outras que a historia de ouricuri está descendo pelo ralo

  8. Maria Alice disse:

    As pessoas que não conhecem o significado da palavra TRADIÇÃO, PATRIMÔNIO, HISTÓRIA…., deveriam simplesmente não se manifestar. Pois, pior que a ignorância do executor desse ato absurdo e de extremo desrespeito com a comunidade do Jacaré; é a ignorância dessas pessoas que aprovam tal ação. Vocês são tão alienados, que não percebem a brutalidade com que a nossa fé e a nossa história foi insultada, DESTRUÍDA.

  9. Vania Carvalho disse:

    Enquanto não for exigido, formação acadêmica para ingressar na vida política, como é na maioria das profissões, fatos como esse se repetirão. História, memória, lembranças, cultura…pra quê? pra quem? Estou indignada!!!!!!!!!1

  10. Kamila disse:

    Como pode haver tanta gente interesseira, em busca somente de dinheiro, dentro da nossa própria igreja? é triste ver a situação causada por pessoas que não temor a Deus, que não respeitam a Templo Sagrado, a Casa Dele. E o pior é ter havido o consentimento desse “PÁROCO”, que não pensa em nada alem de bens e mais bens. Triste ver nossa paroquia sendo conduzida por um ser assim!
    Quero ver como serão celebradas a missas nesse povoado? em que espAço?
    Espero que os cidadãos dessa vez, votem com consciencia antes de colocar no poder um ‘ditador’, que nao respeita os eleitores, nem se quer o povo de Deus!

  11. Kamila disse:

    Como pode haver tanta gente interesseira, em busca somente de dinheiro, dentro da nossa própria igreja? é triste ver a situação causada por pessoas que não tem temor a Deus, que não respeitam o Templo Sagrado, a Casa Dele. E o pior é ter havido o consentimento desse “PÁROCO”, que não pensa em nada alem de bens e mais bens. Triste ver nossa paroquia sendo conduzida por um ser assim!
    Quero ver como serão celebradas a missas nesse povoado? em que espAço?
    Espero que os cidadãos dessa vez, votem com consciencia antes de colocar no poder um ‘ditador’, que nao respeita os eleitores, nem se quer o povo de Deus!

  12. Franciana Carvalho disse:

    Tbm lamento muito por essa demolição da igreja,o começo de minha história foi lá,onde meus pais se casaram,onde fui batizada, onde meus parentes deixaram suas raizes.

  13. Elizinda disse:

    Lamentável, e Ridículo o que foi feito ai. Espero que isso não aconteça com outras Igrejas e outros Patrimônios históricos do município.e Do Brasil.# issonãosefáz.

  14. Alonso Bezerra Lima disse:

    Eu estou surpreso mais com dúvidas se esse Jacaré é aquele que fica entre Ouricuri e Santa Cruz onde eu nasci as margem do Riacho do Caldeirão também conhecido como Riacho do Angico, cujas cabeceiras fica na Serra da Inveja e Morro da Cruz. Se nascesse hoje penso que eu seria Santacruzense e não Ouricuriense.
    Não sou favorável a nenhuma religião materialista que vivem se aproveitando da fé do povo humilde para extorqui-los através do medo com suas lendas infernais, e a Igreja Católica não foge a regra.
    Acontece que se trata aqui de um patrimônio histórico, estão dizendo aí 60 anos, e essa é minha dúvida: por que eu fiz agora 60 anos e essa Igreja já existia ha muito tempo quando eu nasci. De qual quer forma fica aqui o meu protesto atrasado, assim como a minha tristeza pois ali naquela calçada (se for a mesma igreja) era onde eu e meus colegas de infância brincava. Rasguei muitas vezes os fundilhos das calças jogando Dama, Onça e outros joguinhos improvisados pela turma.
    Agente que foi embora já se sente excluído pelo SISTEMA, que não nos deu chances, não nos deu oportunidades de desenvolver nossas potencialidades, nos jogando dessa forma nos braços do SULMARAVILHA e agora pra completar excluem também nossas memórias. Concluindo, devo dizer, que o Google me deu no dia de hoje, um presente UM PRESENTE DE GREGO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários