Cinquenta artesãos do município de Salgueiro (PE), no Sertão Central, estão tendo a oportunidade de mostrar e comercializar os seus produtos na 16ª Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), que acontece até amanhã (12) no Centro de Convenções de Olinda (PE).
A principal característica do artesanato de Salgueiro é a diversidade, tanto no que se refere aos produtos quanto aos tipos de materiais. De utensílios para a casa, a bonecas de panos, roupas e adereços, até objetos decorativos, a produção do município é marcada por grande riqueza.
As matérias-primas, em sua maioria retiradas da natureza – entre elas, argila, fibra de bananeira, caruá, couro, madeira, cabaças e sementes – também traduzem a multiplicidade do trabalho desenvolvido por artesãos e artesãs.
Os artesãos sertanejos fazem parte do projeto ‘Salgueiro Criativo’ – Artesanato, que estimula a produção artesanal do município e potencializa esses profissionais com formações e consultorias nas áreas de empreendedorismo, criação, confecção, distribuição e comercialização dos trabalhos.
(fotos/divulgação)