A Ferrovia Transnordestina, que alavancará o desenvolvimento de Pernambuco, é reivindicada pelo leitor Carlos Amorim para que tenha um ramal em Petrolina. Ele aproveita para cobrar das lideranças políticas da cidade uma mobilização nesse sentido.
Confiram:
O Vale do São Francisco abrange quatro municípios do Sertão de Pernambuco (Petrolina, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista) e quatro municípios da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho). É um dos maiores polos exportadores do Brasil.
Petrolina é a maior cidade deste polo exportador, uma cidade acolhedora e que cresce rapidamente cada dia mais.
Nossa cidade é representada por: Guilherme Coelho Presidente da (ABRAFRUTAS); 3 deputados estaduais: Lucas Ramos (PSB), Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT); 2 deputados federais: Fernando Filho (DEM) e Gonzaga Patriota (PSB); e 1 Senador da República, Fernando Bezerra Coelho (MDB).
Mesmo com toda esta “força política”, Petrolina ficou fora da rota para o desenvolvimento nacional. Me refiro a Ferrovia Transnordestina, que levará o desenvolvimento para o Ceará, Piauí e Pernambuco.
Essa ferrovia irá integrar o Brasil com o nosso Pernambuco, facilitando o escoamento de produtos produzidos nos 3 respectivos estados já citados, além de alimentar a capacidade de escoamento da produção do Vale do São Francisco. Os custos serão menores comparados com os custos pagos para transportar a produção em caminhões nessas estradas, muitas vezes em péssimas condições.
Petrolina ganharia muito se tivéssemos essa ferrovia passando em nosso “terreiro”, em nosso ” quintal”. Conseguiríamos escoar a produção de nosso Vale do São Francisco para todo o Brasil através dos trilhos do progresso da Ferrovia Transnordestina.
Mesmo estando a 180 quilômetros de distância do ramal dessa ferrovia, não temos uma rota que permita utilizar a ferrovia, pois Petrolina, mesmo tendo uma enorme capacidade de produção e uma grande “força política”, parece que não temos representação alguma e nem força para incluirmos nossa cidade nos rumos do progresso.
Nossos deputados e senador estão calados, enquanto há chance de trazer mais desenvolvimento e empregos pra nossa região. Aguardo ansioso as ações desta tal “força política” de Petrolina.
Carlos Amorim/Leitor
Eu defenderia ferrovia para aumentar o turismo na região, e transporte de alguns insumos como combustíveis, fertilizantes, alimentos, etc. Escoar produção já é feito pelos aviões pela elevada perecibilidade dos produtos, e a exigência de produtos frescos lá fora pelo consumidor europeu e americano.
Ecistem produtos alem da fruticultura, seria o 1° passo pra ibdustrialização da região.
“Existem”
Seria muito bom, também, estender esse ramal passando pela cidade vizinha de Juazeiro e indo até a RM Salvador. Seriam interligados o Vale do São Francisco com 3 dos principais portos do Nordeste , a saber, Pecem, Suape e Camaçari. Se fizesse um ramal para as cidades de Parnaiba/Luis Correia/PI, via Paulistana, teríamos mais uma opção de porto para escoar nossa produção agrícola. Mais concorrência, menos custos. Está de parabéns o responsável por este artigo. Serve para sacudir os nossos políticos. Tenho certeza que passando essa crise o Governo Federal deva priorizar projetos de infraestrutura, principalmente do modal ferroviário.
A idéka seria essa.
Obrigado.
Concordo plenamente com todas as palavras que o nosso amigo falou.
Cadê os políticos que representam nossa região?.
Aqui em nossa.regia.remanso.casa.nova.nos temos 12.aBilhoes.de.toneladas de minério dê ferro.falta.ferrovia.para.escoar.este.minerio.
Ecistem produtos alem da fruticultura, seria o 1° passo pra ibdustrialização da região. Exatamente.
Carlos Amorim, parabéns!
Obrigado.
Faltou empenho de ambas as partes, do empresariado agrícola, voltado para exportação de frutas, como também dos políticos locais, deixando escapar uma oportunidade de baratear os custos com logística até o porto. Vamos aguardar os novos capítulos, pois agora com novo Presidente da Câmara e Senado, possa haver um alinhamento melhor. Obrigado.
Tambem.
Essa ferrovia há mais de 40 anos é promessa.
Desde 2006 ja e realidade
Nós aqui da.Bahia.temos.equivalente.12.Bilhoes.de.toneladas.de.minerio.de.ferro.nas.cidades.casa.nova.Ba.remanso.lagoa.do
Alegre.outras.cidades.vizinhas.entao.esas.jacidas.estao.paradas.por.falta.de.uma.ferrovia.imagina.quantos.empregos.seriam.para.nossos.povos
Vc tem toda razão.