O leitor Antônio Damião Oliveira tenta fazer sua parte ao manifestar preocupação com o Rio São Francisco ao alertar a sociedade ribeirinha de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) para a questão.
Confiram:
De cima da Ponte presidente Dutra, observando tão grande o volume de água do Rio São Francisco, é difícil associar a ideia de que um dia o mesmo possa secar ou morrer. Entretanto, as evidências são tão reais quanto esses aspectos, que não podemos achar que seja impossível de acontecer.
Hoje, vemos claramente que o nosso Velho Chico precisa urgentemente de ajuda. Devemos unir esforços que possam resgatar a grandeza e a beleza do nosso rio, a fim de que continue sendo essa fonte de riqueza para a população ribeirinha e toda a região do Vale do São Francisco, como também de outros Estados do Nordeste.
Além de todos nós (blogueiros), que estamos em defesa do nosso símbolo nordestino, antigo Rio dos Currais, contamos com a influência de pessoas famosas do meio artístico, musical, cultural e craques da bola: a cantora juazeirense Ivete Sangalo, os sanfoneiros Targino Gondim e Sérgio do Forró, Petros do Corinthians, a jogadora Carol Baiana, Walace Souza do Hamburgo, Daniel Alves do PSG da França, Neymar Júnior, do mesmo Clube, por estar em ascensão no momento e pode contribuir também com essa campanha com a importância do seu nome; o poeta Manuca, Maciel Melo, Geraldo Azevedo, João Gilberto, os representantes políticos das duas cidades, Juazeiro e Petrolina.
Aliás, a força política dos cinco Estados brasileiros por onde passa suas águas, em linha e curvas, como uma figura geométrica num espetáculo lindo e admirável. O objetivo dessa campanha é sensibilizar as autoridades de Brasília para a situação caótica que se encontra o rio e agir com políticas públicas de recuperação e preservação em curto prazo, algo que deveria ter sido feito há muito tempo.
Uma opção seria a interligação entre as Bacias do Rio Tocantins com o Rio São Francisco. Independentemente das ações dos homens, Deus pode mudar esse quadro, num abrir e piscar de olhos. De que maneira essas pessoas citadas podem nos ajudar? não é com recursos financeiros, e sim com seus apelos nas redes sociais, e isso tem um poder impactante extraordinário. Já imaginou o efeito que tem esse artigo, se for compartilhado por alguma celebridade?
A margem é muito pequena, mas convocamos os radialistas, jornalistas, estudantes, as crianças, acadêmicos, escritores, professores, as pessoas cultas, os iletrados, dos mais simples aos mais importantes da sociedade, numa só corrente em defesa do nosso patrimônio natural. Quem quiser pode ingressar nessa luta e a ferramenta da internet é tão eficaz como uma luz num lugar escuro. Eu vou apelar em forma de um poema, muito simplista, mas significativo, rabiscado com a alma e o coração. Gente por favor, vamos compartilhar!
Deus? Salve o Rio!
Rio São Francisco
Rio dos Currais
Meu Velho Chico
Graça e paz!
Tu és belo
Muito querido
Rio singelo
Forte aguerrido
Tua desolação
Causa tristeza
Tanta destruição
Em tua beleza
É poluição
No teu ambiente
Teu coração
Estar doente
Tua beleza nordestina
De glória e esplendor
Foi uma linda menina
Que um dia encantou
A barragem de Sobradinho
Dia a dia baixando
O pássaro no ninho
Tristemente cantando
Tuas águas secando
Em toda extensão
E o povo clamando
Por alguma ação
Que triste sorte
Que quadro sombrio
Sensação de morte
Deus? Salve o Rio!
Antonio Damião Oliveira da Silva/Professor e Guarda Municipal de Petrolina