Artigo do leitor: “Ensinamento educacional e profissional rima com cidadania”

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2020 às 14:35

Foto: reprodução/Internet

O ensinamento educacional e profissional é um processo fundamental em toda sociedade e garantido constitucionalmente. Portanto, precisa ser valorizado. Esse é o tema do artigo enviado ao Blog pelo leitor Alberto de Andrade Silva.

Boa leitura: 

É através do ensinamento educacional e profissional que uma sociedade revela valores de acordo com sua necessidade vigente, modificando e desenvolvendo meios e gerações. É o processo básico que permite às novas gerações preservar a identidade nacional, além de transmitir conhecimentos, formar atitudes e contribuir para o desenvolvimento intelectual e afetivo-emocional dos membros comunitários.

Sendo direito de todos, “garantia constitucional”, cabe aos setores público e privado criar mecanismos eficazes que garantam o acesso e a permanência dos estudantes na escola para a formação básica de acordo com a capacidade de cada indivíduo, garantindo o respeito, a dignidade humana e o princípio democrático da igualdade de oportunidade. A capacitação científico-tecnológica, direcionada ao campo da profissionalização, é muito importante para gerar desenvolvimento ao País, sendo esse um dos objetivos do processo educativo.

Por isso, o papel da educação é fundamental no enfrentamento do maior desafio da Nação nesta época de modernização. As escolas precisam modificar e melhorar a qualidade de ensino na formação de uma sociedade civil responsável e solidária para exercer a plena cidadania. E não é só a educação intelectual, mas também a educação moral. “A educação moral não é ministrada pelos livros e, sim, pela arte de formar caráteres”. Nisso tudo, vejo que o mais importante não é investir só na educação. É também indispensável o investimento no homem, na boa formação intelectual e moral do homem. Aí sim, teremos um país constituído de cidadãos.

O educador, na convivência com o educando, deve esforçar-se e procurar descobrir os melhores métodos educacionais a começar da paciência, da dedicação e do amor. As figuras do professor e da professora, respectivamente, devem ser como do pai e da mãe do educando no ambiente escolar. Precisamos aperfeiçoar-nos cada vez mais no campo educacional. Mas isso tudo não pode ser feito da noite para o dia. Ainda mais que precisamos também motivar e reciclar os professores, a maioria dos quais ganha salários baixos (aviltantes para executar um importantíssimo trabalho em benefício da sociedade e de grande importância para o futuro da Nação).

Os governos federal, estadual e municipal, bem como a iniciativa privada, precisam reconhecer que a educação é o grande bem que todos procuram. A educação é a meta da família, do cidadão que, educado e integrado na sociedade, não vai ignorar o seu papel na construção do bem comum. Portanto, o corpo docente de todos os níveis da educação precisa ser estimado, mais valorizado e respeitado para a maximização do desenvolvimento sustentável e a manutenção desse grande cabedal, que é o conjunto de bens intelectual e moral, do qual todos precisam como igualdade de oportunidade e condição de vida para capacitar-se, prosperar e viver dignamente, sem humilhação e discriminação.

Alberto de Andrade Silva/Comendador Grã-Cruz da ordem do mérito educação e integração

Artigo do leitor: “Ensinamento educacional e profissional rima com cidadania”

  1. Maria Aparecida Santos A. disse:

    Sim.
    Exatamente isto!
    A Educação é a resposta certa para um futuro promissor para nosso Brasil.

  2. Lêda disse:

    Ensinamento educacional e profissional e que Conduz à uma vida digna e próspera, e agora mais ainda com a presença dessa pandemia que obriga a todos ter maiores cuidados necessários com a saúde, conforme a orientação dos médicos e cientistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários