Artigo do leitor: “Inteligência Artificial, avanços tecnológicos e desafios para a humanidade”

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2024 às 19:00

Foto: Divulgação

Neste artigo, o leitor Antonio Damião Oliveira da Silva explora o fascinante universo da Inteligência Artificial (IA), analisando seus benefícios, ameaças e os desafios éticos e sociais que ela impõe. Formado em Matemática e estudante de Jornalismo, Antonio apresenta uma reflexão instigante sobre como a tecnologia pode transformar o mercado de trabalho, a convivência humana e até mesmo a essência das nossas relações interpessoais.

Confira:

Estamos vivenciando uma verdadeira explosão na era tecnológica. A cada dia as inovações nessa área nos deixam perplexos porque são incríveis os avanços e as novas descobertas. Mesmo os próprios criadores dessa engenhosa ferramenta não têm ideia onde se pode chegar ou atingir com seu potencial tecnológico. Por isso, há um receio ou temor em relação a esse crescimento na área da IA, porque ainda é um campo desconhecido e diariamente se inova em uma velocidade inimaginável.

De qualquer forma, a IA está sendo utilizada a todo vapor por diversas empresas e diversas áreas do conhecimento humano. Ninguém pode impedir mais o seu crescimento porque é um mecanismo dinâmico que dá as informações necessárias ou respostas em segundos. Nós estamos no período das máquinas, onde um cérebro artificial é utilizado com muita frequência em relação ao ser humano.

Estatisticamente, acredito que 50% das empresas utilizam os serviços da Inteligência artificial. Além disso, daqui para frente tende a aumentar ainda mais sua área de atuação em diversos segmentos da sociedade.

Temos que admitir que a expansão dessa ferramenta e o seu desenvolvimento, muitas profissões estão com seus dias contados. Então, não deixa de ser uma ameaça à sobrevivência da humanidade quando se diminui a mão de obra das pessoas. O uso de drones para entregar algumas encomendas, quando chegar em nosso país essa realidade, só aí deixou muitos pais de família desempregados.

Os caixas de supermercados poderão sofrer uma baixa muito grande, porque podem ser substituídos por pagamentos automáticos e selfie service. O operador de telemarketing pode ser substituído por sistemas da própria IA, com chamadas automatizadas, também está seriamente ameaçado, como também os contadores contábeis e os que trabalham com análises financeiras que podem ser substituídos por meios de cálculos avançados e rápidos e análises em tempo recorde com mais precisão.

Os revisores de textos que a IA pode fazer com correções de textos aplicando às normas da gramática sendo desnecessário quem exerce essa função. Os profissionais da área de psicologia porque poderá ser avaliados com terapias e outros recursos de sistemas, embora, o contato olho no olho com esse profissional acho difícil deixar de existir devido sua importância e humanização frente a frente com o paciente. Então, o futuro da humanidade é aterrador e assustador porque muitas profissões convencionais deixarão de existir.

Por outro lado, há uma escassez de mercados qualificados, as pessoas precisam se especializar porque vai precisar muito do serviço desse público. Enquanto muitos profissões estão sendo ameaçadas, outras oportunidades surgirão dentro do mercado da tecnologia. Sempre precisará de alguém para operar as máquinas, elas não funcionam sozinhas preciso do piloto ou de alguém para guiá-las na execução das tarefas ou atividades.

De qualquer maneira, a humanidade avançou significativamente em tecnologia e no conhecimento científico. Se fosse no passado bem longínquo, os criadores das máquinas seriam acusados de bruxos ou que estavam envolvidos com feitiçarias. Conclusivamente, a IA é uma aliada para a execução das diversas atividades corriqueiras e repetitivas que causam mais enfado e cansaço quando é feito pelo ser humano. À medida que a inteligência artificial cresce assustadoramente, também cresce a desesperança da humanidade e, principalmente, o desamor e a frieza das pessoas.

Além disso, as hostilidades e a perversidade humana não têm mais limites e nem temos palavras ou adjetivos para definir o indivíduo em suas ações monstruosas contra os próprios pais ou membros da família. Então, avançamos em tecnologias de ponta, mas vamos de mal a pior em humanização e dignidade. Às vezes, agimos como animais selvagens. Os mecanismos tecnológicos poderão fazer tudo, coisas complexas e fenomenais, que desafiam a nossa lógica humana. Todavia, não pode dar amor e nem transformar a vida das pessoas sentimentalmente. E jamais poderão assumir o lugar do ser humano em sua totalidade e abrangência, porque elas existem em função do seu criador.

Antonio Damião Oliveira da Silva/Leitor

Artigo do leitor: “Inteligência Artificial, avanços tecnológicos e desafios para a humanidade”

  1. David Costa disse:

    Excelente observação. Parabéns meu amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários