Artigo do leitor: Médico e ex-prefeito Augusto Coelho critica “campanha injusta” contra Colégio Auxiliadora no Caso Beatriz

por Carlos Britto // 13 de junho de 2016 às 13:32

Dr. AugustoO médico e ex-prefeito de Petrolina, Augusto de Souza Coelho, resolveu se pronunciar sobre o Caso Beatriz para defender o Colégio Maria Auxiliadora, onde a menina Beatriz Angélica, de sete anos, foi brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro do ano passado. Neste artigo, entre outras ponderações,  Dr.Augusto acredita que as críticas ao tradicional estabelecimento de ensino são injustas.

Confiram:

Causa-me indignação a campanha insidiosa e injusta contra o Colégio Maria Auxiliadora e a tentativa de desviar o eixo das buscas. Não se fala do facínora e cobra-se dos “suspeitos” a prova da inocência, quando se deviam apresentar as provas da culpa.

Enquanto isso, teima-se em perturbar a vida da comunidade regional interrompendo a ponte. E a polícia, o que tem feito? Por que a manifestação vai para a frente do Colégio, e não para a frente da Delegacia de Polícia?

O colégio é a segunda maior vitima, depois de Beatriz, e não são justas as críticas e imprecações contra uma instituição que só merece gratidão, solidariedade e reconhecimento.

Vamos fazer um esforço para restabelecer o bom senso, serenar as paixões e buscar apenas a verdade.

Ninguém tem o direito de ignorar o sofrimento da família, mas não se pode estimular sentimentos distorcidos pelo sofrimento, propiciando atitudes injustas e improprias para uma situação como essa.

Deus permita que os fatos se esclareçam e os ânimos arrefeçam.

Outra pergunta que não quer calar: depois de seis meses, a quadra esportiva do colégio permanece interditada, prejudicando as atividades da instituição. Para nada. E até quando?

Augusto de Souza Coelho/Médico e ex-prefeito de Petrolina

Artigo do leitor: Médico e ex-prefeito Augusto Coelho critica “campanha injusta” contra Colégio Auxiliadora no Caso Beatriz

  1. Justiça disse:

    A quadra foi interditada??? Deveria ter sido todo o colégio. Só assim os familiares teriam o apoio que realmente merecem!!!

  2. Maria disse:

    Muito bem Dr. Augusto! Está faltando serenidade em certas pessoas.
    Qual o objetivo para que o Colégio feche? A quem interessa o desmanche da Escola? Quem está por trás disso?
    A dor existe, é cruel para uma Mãe, para um Pai, mas é preciso ter calma serenidade até mesmo para poder cobrar das autoridades respostas que tanto a sociedade anseia.
    Reclamam que o Colégio é omisso, não participa das manifestações, mas se fizesse tudo isso, essas mesmas pessoas estariam criticando o Colégio dizendo que estava se aproveitando da situação.

  3. lene disse:

    concordo plenamente com dr. augusto, outro dia vi q até levantamento de impostos não pagos a familia fez junto a orgãos estaduais e federais , nada a ver, concordo com as manifestações feitas mas em cima da ponte atrapalhando a vida de estudantes e trabalhadores q voltam para casa cansados depois de um dia de trabalho ah!! isso ai é sacanagem.. entendo a dor da familia nunca queria sentir uma dor dessas mas vamos apelar para o bom senso.

  4. Esmelinda Ribeiro de Amorim Pereira disse:

    Parabéns Dr, Augusto pela lucidez do desabafo.O caso Beatriz por si só, já é por demais trágico.A demora na elucidação, a espera da familia, a incerteza nas duas sociedades,,,; agora jogar tudo isso no colo das Irmãns e do Colégio é igualmente bárbaro. Todos têm o direito de clamarem por justiça a quem tem o dever de descobrir e punir.
    Como ex- aluna e cristã estou incomodada com o direcionamento que alguns têm dado.Que Deus ilumine esse caminho!

  5. Gabriela disse:

    Um colégio que não possui alvará de funcionamento, que não comunica à polícia nem ao corpo de bombeiros sobre o acontecimento de um evento que teria cerca de 3 mil pessoas, nem faz a contratação de seguranças de maneira adequada, não me parece tão vítima assim!

  6. Nilza Castro disse:

    Sabias palavras DR. Augusto, sempre me pergunto, por que as manifestações não vão para frente da delegacia??!!! Sabemos que a dor é muito grande, mas esse odeio ao colégio, já está fora do normal. Espero em Deus que tudo seja esclarecido.

  7. LAURA disse:

    OK, mas se fosse filha dele ele diria a mesma coisa que está dizendo ?

  8. Crítico Construtivo disse:

    Assino em baixo. Algumas pessoas, má-intecionadas, estão usando a dor dos pais para fazer uma campanha contra o colégio, pelo simples fato de essa Instituição ser católica. Quando do homicídio ocorrido nas dependências da UNIVASF, ninguém levantou voz contra a universidade. Preferiram atribuir a culpa a um tal de machismo. Sem dúvida, depois dos pais, é o colégio que mais tem sofrido com tudo isso.

  9. Marco disse:

    Gabriela e Laura, se falar em segurança, todos foram coniventes, colégio e pais, pois deveriam ter analisado se o local tinha ou não segurança e inclusive aqueles que viram o suspeito no banheiro feminino lavando o rosto e não fizeram nada, não acionaram quem estava responsável pela segurança no local. Devemos cobrar resposta a polícia, responsável pelas investigações e punição aos culpados. Se a instituição foi culpada que seja punida criminalmente, mas até o desfecho e elucidação do crime, tenhamos um pouco de bom senso. Todos são suspeitos.

  10. Dora Costa disse:

    Sinceramente foi uma dor fortíssima que tomou conta de nós este fato. Toda vez que aparece qualquer noticia na TV fico aguardando uma notícia que todos esperamos: “eita pegaram os assassinos ” e nada. Ai me vem a lembrança do dia fatídico quando cheguei no Colegio e vi aquela mãe aos prantos…Seus gritos desesperados de tanta dor não me saem da memória. Muita dor mesmo. Ninguém pode imaginar. Porém o tempo está passando e o foco sendo desviado. Sempre coloquei o que penso. Neste caso só existem dois lados: A família de Beatriz e Colegio X Assassinos. Pronto! O crime poderia ter sido cometido em qualquer lugar o foco sempre seria a busca dos assassinos. O crime poderia ter sido cometido em qualquer que fosse o local, a nossa solidariedade e compaixão para a família seria igual. Caso o Colegio não fosse uma instituição responsável e de credibilidade, mesmo assim a falta ou presença de papeis que normatizam um estabelecimento, não evitaria que estes monstros fizessem o que fizeram. Assassinos não buscam documentos para entrar em estabelecimentos e cometerem seus crimes. Nosso Colégio Nossa Senhora Auxiliadora tem 90 anos. Todos nós que passamos por lá e nossos filhos/netos , receberam e recebem orientações para desenvolverem melhores papéis na sociedade. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! NÃO É MOMENTO DE CULTIVAR DISCÓRDIA. Quem tem o poder de investigação é a Polícia. QUEREMOS SABER QUEM É O CULPADO (OS) SEJA QUEM FOR!

  11. Ronaldo disse:

    Dr Augusto disse tudo, estão aproveitando a situação pra falar o que não deve, distorcendo os fatos, perdendo totalmente o foco

  12. santos disse:

    criticar é muito fácil, e principalmente a vida alheia, nesse momento aparece muito amigo da onça, fazendo com que a família perca a razão, de tanto falatório sem fundamento como se fosse a policia, tem é um bando de gente que gosta de movimento.

  13. Marisete disse:

    Em que mundo vamos parar???
    Sou Católica, Apostólica e Romana, e me envergonho, veementemente, de alguns que tentam remover o percentual enorme de culpa dessa Instituição Salesiana, que para quem não sabe, alunos bolsistas na sua maioria são tratados com indiferença pelos próprios funcionários. Claro, que as irmãs, acredita-se, que não pediram para matar ninguém, mas claro que o Colégio, em seu conjunto errou e errou sim, é muito fácil para esses babacas, estarem falando essas asneiras, pois, felizmente, não foi na família dos mesmos que aconteceu esse fato atrócido Saibam que sou ex- aluna do Colégio e meus filhos estudavam lá e a primeira coisa que eu fiz foi retirá-los de lá, pois se a Instituição não foi seguro para Beatriz Angélica, com certeza, não será seguro para os meus filhos. Já haviam acontecidos outros fatos ignorados pela Instituição, por se tratar de fatos verídicos que envolveram filhos de pessoas de Classe alta e o Colégio escondeu, sempre o Colégio agindo de forma duvidosa. Sou católica sim e sei que existem umas pessoas evangélicas querendo manchar a nossa religião por se tratar de um Colégio católico, mas quem está manchando o Colégio e minha religião é o próprio Colégio Auxiliadora.

  14. JOSÉ ALVES DE ALBUQUERQUE NETO disse:

    O SENHOR AUGUSTO COELHO E ALGUMAS AUTORIDADES OMISSAS DEVERIAM, EM PRIMEIRO LUGAR, SE COLOCAR NO LUGAR DE UM PAI E DE UMA MAE, E SENTIR A DOR DA PERDA DE SUA FILHINHA MORTA COVARDEMENTE. ELE DEVERIA DAR UMA PALAVRA DE SOLIDARIEDADE E APOIO À FAMÍLIA. E SE FOSSE SUA FILHA OU SUA NETA DR. AUGUSTO? O QUE O SENHOR FARIA? UMA HOMENAGEM AOS 90 ANOS DE TRADIÇÃO DO COLÉGIO Mª AUXILIADORA? LAMENTO O VOSSO POSICIONAMENTO. ESPERAVA DO SENHOR UM HOMEM HONRADO E ÍNTEGRO, QUE SEMPRE DEFENDEU A JUSTIÇA, UMA POSIÇÃO AO LADO DE QUEM É E FOI VÍTIMA. QUEM PRECISA DE APOIO E SOLIDARIEDADE SÃO OS PAIS DE BEATRIZ QUE PERDERAM PRA SEMPRE SUA FILHINHA. O COLÉGIO CONTINUA SUA VIA NORMAL FUNCIONANDO E FATURANDO. COM O DEVIDO RESPEITO REPROVO VEEMENTEMENTE SEU POSICIONAMENTO DR. AUGUSTO. DEVERIAM INTERDITAR TODA A ESCOLA. SE TEM ALGUÉM QUE PODE AJUDAR A CHEGAR AOS CULPADOS, ESSE ALGUÉM É A ESCOLA.

  15. Maria Lúcia Viana Muniz disse:

    Concordo plenamente com Dr Augusto Coelho .Acho um absurdo estarem cobrando do Colégio Maria Auxiliadora .Acho que estão desviando o foco ,pois deveriam estar cobrando da polícia e não do Colégio ! Sei que a dor é enorme mas esse rancor contra o Colégio não tem nenhum sentido !Como ex-aluna que sou estou realmente aborrecida com essa cobrança infundada ao Colégio .

  16. Maria disse:

    Senhor Augusto Coelho está certíssimo! Chega dessa propagação de ódio que não resolve caso nenhum, houve falha de todos envolvidos, inclusive dos pais, por isso tem que cobrar da policia o desfecho disso! Não entendo porque certas pessoas tão confundindo justiça com vingança, estão fugindo do foco! Tem de respeitar as crianças e jovens que estudam lá, isso é muito desgastante para eles, para as famílias! Independente de tudo a vida vai seguir para todos, inclusive para os pais da menina. E digo a falha foi de ambos, porque a criança estava sozinha? Então para de jogar pedra no escola e divida a culpa! É melhor está numa luta juntos do que tá enfiando o dedo nos erros se tem erros para todos lados, infelizmente hoje não existe lugar seguro, todo mundo corre risco em qualquer lugar.

    1. EUDOCILIA disse:

      Maria foi a mais sensata até agora, disse tudo, concordo, falo isso sempre para as pessoas

  17. Mauro Galdino disse:

    Sábias palavras de Dr. Augusto Coelho e tem toda a razão, ao dizer que quem deve dar uma satisfação e uma resposta urgente para a sociedade são as autoridades da segurança pública do estado, para este fato que deixou toda uma cidade estarrecida, assustada. Dr. Augusto faço uso dessas linhas para parabenizá-lo pela iniciativa e eu tenho a plena convicção de que não poderíamos esperar outra atitude se não essa, por saber que o Senhor é uma pessoa do bem e por quem tenho uma enorme admiração e respeito.

  18. Iolanda Bione disse:

    Sempre me fiz essa pergunta… Por que sempre vão para a frente do colégio ao invés de irem pra porta da delegacia??
    Polícia e nem bombeiros cobrem festas particulares. Se o colégio nao tivesse alvará, não funcionaria. ONDE IRIAM ESTUDAR OS ALUNOS DE LÁ?? Petrolina e carente de bons colégios. A dor da família sentimos, mas infelizmente a sociedade especula, inventa , incita o ódio, quem nos deve respostas e elucidação e a polícia, fraquissima, que após 6 meses nnão tem nada plausível. Sábias ccolocações Dr. Augusto, em nenhum momento o senhor faltou o respeito e a compaixão pela ffamília, infelizmente também o senhor não faz parte da polícia para desvendar esse crime bárbaro, mas tem voz e conhecimento , e tenho certeza que ajuda como pode. Eu rogo a Deus que se resolva e prenda o (s) culpado(s). A vida da pequena não volta. Mas queremos justiça!!!!

  19. Pe. Antonio Moreno disse:

    Muito pertinente seu texto, Dr. Augusto.

  20. CASTTELO VIANNA disse:

    EU OUVI NA RADIO JORNAL DE PETROLINA QUE TUDO FOI PASSADO PARA O DELEGADO ,PERGUNTAR NÃO FEZ MAL PORQUE ESSE DELEGADO COM TOUDAS ESSA IMFORMAÇÕES NA MÃO NÃO PEDIO NENHUM MANDATO DE PRISÃO CONTRA ESSE OU ESSES PCICOPATO ELE ESTA ESPERADO ACONTECE COM MAIS ALGUEM. TEM SEIS PROMOTORES NO CASO VAMOS APERTA BOTA ESSES DELINQINTES NA PRISÃO SEJA LA QUEM FOR MAIS PODEROSO É O GOLEIRO BRUNO E ESTA PRESO, SERA QEU ESSE QUASO VAI CAI NO ESQUESEMENTO IGUAL O DE VALDELENE BARBOSA QUE JA ESTA COM MAIS DE CINCO ANOS E ATE AGORA NENGUEM DEU UMA RESPOSTA.

  21. Maurício disse:

    Se fosse Suá filha o caso já tinha resolvido.vc deveria ter um pouco mais de respeito pelo os pais de Beatriz.se eles votasse aí em Petrolina vc os apoarias mas como eles votam em juazeiro então fique calado.tem que cobrar sim.

  22. Aline disse:

    A parcela de culpa do colégio neste crime é grande e inegável … não há como fugirem disso, por conta de vários fatores que já foram abordados, o que tb não tira a parcela de culpa de quem deixou uma criança sozinha ir a um bebedouro afastado ir tomar água as 22h20 da noite por mais que se tente justificar isso … mas a penalidade disso está sendo paga já na dor e no sofrimento que infelizmente é muito grande. Mas a cobrança da resolução do caso deve ser feita a polícia. Mas o que vemos é o contrário, pessoas sensibilizadas com questões salariais da mesma, porque não há recurso, não há carro … homem por caridade se eu tivesse perdido um ente da forma como esta menina se foi eu tava nem aí pra isso, isso é problema de outra instância … o trabalho deve ser feito … espero que esse caso não esteja sendo usado para captar e chegar a outros fins. Seis meses e nenhuma resposta positiva, nenhuma novidade …NENHUMA!!!! VERGONHA!!!! VERGONHA!!! Uma força tarefa sendo montada depois de seis meses quando tanto tempo já se passou, novidades que não são novidades …. são só fatos que já existiam sendo colocados de outra forma pra “passar papa” na boca da sociedade. Lobo Mau engana menino.

  23. Danilo Mororó disse:

    Muito bem, Dr. Augusto, tem de fazer as manifestações, que são justas e deve ser cobrada uma resposta sim, mas na frente da Delegacia de Polícia, que é o Órgão responsável pelas investigações e não interditando pontes, privando o direito das pessoas de poder ir trabalhar e voltar pra casa, vitimando, também, os cidadãos do direito de ir e vir.

  24. Popó disse:

    Dr.Augusto um homem integro e verdadeiro. Concordo com Dr.Augusto.

  25. Joseilton disse:

    Sinceramente uma pessoa que não sabe o valor da família,não tem respaudo nenhum para julgar os pais da menina Beatriz. Toda Petrolina sabe da sua história com a sua família Augusto coelho,tenho repúdio por suas palavras. A escola e sim culpada e omissa.

  26. marcos disse:

    Dr. augusto porque o senhor não falou sobre a menina? vem a publico apenas para defender a escola, será que o senhor não esta contribuindo
    para a omissão?

  27. ana maria disse:

    Não moro em Petrolina e não conheço a escola, acompanho tudo pela internet, e o que me chama a atenção nesse caso é que para algumas pessoas quando se fala bem da escola, é porque não foi a filha da pessoa ou porque deve ter filhos na escola. as pessoas também tem tragédias na sua família, infelizmente coisas terríveis acontecem também com outras famílias, ninguém estar defendendo a escola, A verdade é que muita gente esta mais preocupada em ferrar a escola do que descobrir o verdadeiro assassino. A dor da família é imensuravelmente, só quem passa sabe o tamanho dessa dor, e a escola ficou manchada como instituição, ninguém vai poder mudar isso. Basta, vamos pedir a Deus para que esse monstro seja achado.

  28. silvia brandão disse:

    Concordo, temos que pensar é no monstro que estar solto, o local todo mundo já sabe, a família tem que focar é nas investigações, e deixar de se expor, não adianta ficar criticando a escola, não vai mudar nada, infelizmente.

  29. EUDOCILIA disse:

    vou deixar claro minhas filhas não estudam no colégio,concordo com o Srº Augusto Coelho. A dor da família, só sabe quem passa, a escola é a segunda maior prejudicada.

  30. Wiliam Wolkslandorf disse:

    Com que autoridade este senhor vem postar uma notinha se fosse Beatriz sua filha, já teria tomado outras providências era só usar o nome dos ” coelhinhos” que formaram o patrimônio através da polílica usando o pobre eleitor e ainda quer abiscoitar alguns votos apoiando esta instituição escolar. Não somos bestas. Deveria este senhor está colaborando para que s investigações fossem precisas acabando com o sofrimento de seus pais, e amigos baianos.

    1. Carlos Alves disse:

      VALEU WILIAM, ESTÁ DEFENDENDO A ESCOLA, E O CASO QUE FOI OCORRIDO LÁ, NEM COMENTA, PARECE QUE ESTÁ OMITINDO O BANDIDO????? QUE COMENTÁRIO MAIS IDIOTA DEVERIA TER FICADO CALADO, CERTA FOI A MÃE QUE TIROU SEUS FILHOS DESSA ESCOLA. E TODO DIA DEVERIA TER UM ARSENAL DE BATUCADA PARA ESCULHAMBAR ESSA ESCOLA, QUE SÓ TEM FACHADA. EITA CRUELDADE… QUE MUNDO NÓS ESTAMOS????

  31. Carlos Alves disse:

    CONCORDO COM JOSE ALVES, DEVERIA INTERDITAR A ESCOLA SIM, POIS O FATO OCORREU LÁ, SE FOSSE UM BAR TERIAM FECHADO. A FAMÍLIA TEM QUE FAZER MAIS E MAIS NA FRENTE DA ESCOLA E NO HORÁRIO DA MANHÃ, TODOS OS DIAS, NÃO PODE FICAR ESQUECIDO ESSE OCORRIDO. ESSES CHALERAS DE AUGUSTO COELHO NÃO TEM SENSIBILIDADE, NÃO TEM COMPAIXÃO NEM CORAÇÃO. TEM QUE SER DESCOBERTO. CERTA FOI A EX ALUNA DA ESCOLA QUE TIROU SEUS FILHOS, COM TODA RAZÃO. TEM OS SUSPEITOS E NÃO PRENDEM???? LEMBRAM DA BEATRIZ DENTISTA QUE HUMILHARAM E PRENDERAM A MOÇA SEM TER CULPA??? POR QUE NÃO PRENDEM OS SUSPEITOS DA ESCOLA???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários