Neste artigo interessante, o leitor André Gustavo ressalta a importância de uma boa estratégia num debate, sobretudo político. Confiram:
O debate de ontem entre Donald Trump e Kamala Harris trouxe uma simples realidade: de um lado, um ex-presidente forte, mas um pouco irritado, incomodado, talvez preparado para lidar com Biden; e do outro lado, Kamala, que não se intimidou. À parte o conteúdo de cada candidato, o que ficou evidente é que a linguagem não verbal deu uma vantagem para ela. Isso decide a eleição americana? Não, há outros ingredientes e fatores que vão pesar mais, porém, sem dúvida, foi importante.
Em relação aos debates, sempre destaco que nenhum candidato pode ou deve ir sem ter conteúdo, propostas e contraditório, sem estar preparado, mas a verdadeira protagonista do debate é a estratégia. É entender qual é o seu objetivo nele em relação a seus adversários e, sobretudo e mais importante: a atitude.
Quando falo em atitude, falo de como se colocar e de como se contrapor também. Tenho visto inúmeros debates e são muitas as referências, a começar pela capital São Paulo, onde o conteúdo literalmente parece não ter relevância ou importância. Mas não é bem assim. Erros fazem com que o conteúdo ganhe dimensão muitas vezes.
Brasil afora, é visível que os candidatos se preparam muito, mas entendem pouco do que é o debate e qual o verdadeiro papel dele, que não é o mesmo para todos. Cada um tem, dentro da sua construção de imagem, um papel a cumprir em cada debate, encontrando nele o grande diferencial, que pode fazer o eleitor consolidar o seu voto ou mudar de opinião. O debate é, sem dúvida, um espaço democrático, um embate democrático, e o pior cenário é sempre quando algum candidato se nega a participar, a debater, a apresentar suas propostas e receber os devidos elogios e críticas, sobretudo aqueles que estão no cargo e são candidatos à reeleição. Nossa jovem democracia precisa encontrar nos debates algo a ser muito valorizado.
André Gustavo/Estrategista
Gostei do texto, manda pra Simão, não sei qual é o medo de participar de um debate!?
Não é super preparado!?
Não veio da escola do Gr FBC!?
Qual problema!?
QUE DISSERTAÇÃO RIDÍCULA! Mas para se aparecer tem que lacrar com viés Progressista, né? Senão, ninguém divulga!
Os E.U.A., antes, a maior potência mundial, só foi ter as eleições fraudadas pelo lixo da Esquerda, que o país está se transformando numa vergonha Internacional. Com um velho gagá na Presidência, e agora uma Esquerdista Extremista, vitimista, para acabar de dar o golpe fatal no país que foi transformado numa comédia pelos países Comunistas.