Neste artigo o prefeito de Petrolina, Simão Durando, discorre sobre a emoção de ter sido reeleito em outubro do ano passado (mas eleito, de fato, pela primeira vez) com uma das votações mais expressivas da história de Petrolina. Ele também voltou a pedir à população para que acredite no seu projeto, que é o do seu grupo político que vem trabalhando seguidamente pela Capital do São Francisco desde 2017.
Confiram:
Dia 1° de janeiro de 2025 ficará marcado sempre na minha memória e no meu coração. Experimentei uma das maiores emoções da minha vida, ser empossado prefeito de Petrolina, junto do povo, no João de Deus. Emoção assim só tive quando casei com minha esposa, Alinne, e nos dias que Deus enviou a este mundo minhas filhas: Giovanna e Ana Luh.
Eu já era prefeito, tive a honra de suceder Miguel Coelho, quando ele foi convocado para a grande missão de disputar o governo de nosso Estado. Trabalhei por quase três anos, incansavelmente, por essa cidade e pelo meu povo. Mas agora é diferente. Depois desses quase três anos à frente da prefeitura, fui testado no voto, era a minha foto que aparecia nas urnas. Deus nos abençoou e o povo nos escolheu, foram quase 108 mil votos de confiança em mim e no meu companheiro de chapa, Ricardo Coelho.
A maioria desses votos veio da periferia e do interior. Não tive dúvidas quando comecei a pensar na primeira mensagem que eu teria de deixar para meu povo. Vamos fazer a posse no João de Deus, um bairro popular, afastado do Centro e que tem muitos desafios ainda pela frente. A Câmara concordou com a ideia e generosamente fez a sessão solene de posse do prefeito, do vice e dos vereadores na periferia.
Mais do que um gesto com a população dos bairros, foi a afirmação do que vem por aí. Não ficamos apenas na simbologia. Na mesma noite fiz questão de anunciar 14 milhões de Reais em ações para o João de Deus. Creches, praça, pavimentações, a duplicação da entrada do IFSertãoPE, entre outras ações. Será assim pelos próximos quatro anos, trabalho e presença nas regiões que mais precisam do poder público.
Mas a emoção não ficou apenas na cerimônia no João de Deus. De lá, fomos para a sede da prefeitura assinar o livro de posse. Não consigo descrever o que significou para mim subir a rampa da prefeitura com a minha mãe, dona Josefa (e seus 83 anos), acompanhado da minha família, amigos e aliados dessa missão. Cinco décadas atrás, meu pai, Simão Durando, foi quem entrou na sede administrativa acompanhado de dona Josefa.
Passados esses dias de forte emoção, tenho convicção de afirmar que os próximos quatro anos serão os quatro anos de minha vida. Entregarei meu coração e minha alma por essa cidade. Cada dia que acordo é pensando em como cuidar de minha gente. Cada noite que durmo é pensando no que farei na manhã seguinte para Petrolina seguir nessa tocada, sendo a melhor cidade do Nordeste para se viver.
Os petrolinenses viram a grande transformação que essa cidade passou. Petrolina agora é vista e respeitada em todo o Nordeste. A melhor educação pública, o melhor social, a melhor gestão pública, referência em inovação, campeã em geração de empregos, as maiores obras de mobilidade, enfim, nosso município ficou superlativo e voltou a ser a “Terra dos Impossíveis”. De 2017 até aqui, a maioria das ações que nosso grupo político fez foi nos bairros e no interior. Mas nesses próximos quatro anos essa transformação da prosperidade será ainda mais intensa para quem mais precisa. A minha missão será inaugurar vida na vida dos mais necessitados. E quem caminha ao meu lado sabe que faremos isso ouvindo a população, gastando a bota pelas ruas das comunidades, o meu gabinete será nos bairros.
Tudo o que peço nesse momento é que o povo acredite em nosso projeto. Temos força política, um time comprometido, uma vontade incansável de trabalhar e um amor de quem sente orgulho de ter nascido na beira do rio São Francisco, o pai dos nossos sonhos. Não tenho dúvidas que com nossa gente nos apoiando tudo vai acontecer, inclusive, nossos maiores sonhos. Pois, com Deus olhando por nós, o povo ao nosso lado, nada será impossível para quem é de Petrolina.
Simão Durando/Prefeito de Petrolina
Gostei do teor da carta. Falas como um sertanejo. Fizeste uma retrospectiva de vida e história até o momento presente. A vida é feita de passado, presente e futuro. É meu dever torcer para que tudo corra bem em seu governo. Avante!
Sim prefeito, Petrolina é a terra dos impossíveis, pois só aqui temos asfalto que dura 6 meses, viaduto com semáforo, passagem de coletivo mais cara que capital, rua que é asfaltada sem fazer o saneamento e a drenagem primeiro, hospital que não atende urgência e emergência, empresa de ônibus monopolizando o transporte público, maternidade que faz 1 parto por dia, etc, etc. Isso é impossível de acontecer em outros lugares do mundo, só na Petrolina do novo tempo. O senhor é um ótimo comediante.