O professor e ex-diretor do Campus Petrolina da UPE, Moisés Almeida, ainda comemora mais uma façanha do time do Salgueiro, que pela segunda vez em sua pouca história de clube, vai disputar a final do Campeonato Pernambucano. Mas o professor lamentou o que já ouviu e leu da imprensa esportiva da capital Recife, a qual destacou muito mais o “jogo ruim” do Santa Cruz do que os méritos do Carcará do Sertão, na partida do último sábado (22). E decidiu desabafar.
Confiram:
Desde ontem, escutando e lendo a imprensa pernambucana (diga-se de passagem do Recife), me deparo apenas com um argumento: Foi o Santa Cruz que jogou ruim. Saliento que todos os dias escuto a Rádio Jornal do Commercio, pois tem uma filial aqui em Petrolina, e, assisto ao Bom Dia Pernambuco da Rede Globo Nordeste.
Para esses dois meios de comunicação só existem três times em Pernambuco: Santa Cruz, Náutico e Sport. Nas duas emissoras, por exemplo, os repórteres escalados são apenas para cobrir esses três times. A própria Rádio Jornal só tem vinhetas paras os que eles consideram os três grandes pernambucanos.
Não foi a primeira vez que o Salgueiro chegou à final. Mesmo assim, o tratamento não muda. Os louros são, sim, para o Salgueiro. E mesmo que não seja campeão, já provou novamente que Pernambuco tem mais do que três times grandes.
“Carcará,
Mais coragem do que home
Carcará
Pega, mata e come
Carcará é malvado, é valentão
É a águia de lá do meu sertão”. (João do Vale)
Moisés Almeida/Professor e Ex-diretor da UPE Petrolina
sim o santa cruz jogou muito ruim e o time é fraco em outra partida no qual jogou contra o carcará o time também jogou ruim jogou por uma bola e ganhou. o jogo para tirar duvidas sera contra o sport ai consolida o carcará ou mostra ser um time mediano como são os times do campeonato pernambucano.
Parabéns pelo artigo professor. Observou muito bem o destrato que a imprensa da “capital” faz com os times do interior. Durante a semana os noticiários citados no seu artigo sequer trouxeram qualquer informação a cerca da preparação do Salgueiro para o jogo de volta como se o Santa Cruz fosse jogar sozinho. Para se ter uma idéia, no dia seguinte, no programa Domingo Espetacular da Globo foram mostrados os gols dos jogos dos sábados dos campeonatos estaduais menos da vitória do Salgueiro. E a noite os gols do empate entre Náutico e Sport foram mostrados no Fantásticos. Ao invés de tentarem diminuir o futebol do interior deveriam era apoiar. O Salgueiro chegou á grande final do pernambucano foi com méritos, sendo o maior pontuador da segunda fase….
A imprensa só valoriza os times a quem eles acham melhores. Só que querendo ou não o Salgueiro foi o melhor time da primeira fase e foi melhor contra os “grandes”da capital.
Os “Grandes” do nordeste quando representam seus Estados em campeonatos nacionais são uma vergonha.
Não generalize! Vi muitos artigos e materias dos jornais recifenses: folha, tv jornal, globo recife, etc. tecendo elogios ao Salgueiro!