Artigo do leitor: “Petrolina, a Terra de Canaã”

por Carlos Britto // 31 de julho de 2015 às 20:00

PetrolinaAs qualidades do município de Petrolina mereceram elogios do leitor Thiago Jerônimo Pinto dos Santos, que destaca no artigo abaixo sobretudo a hospitalidade do seu povo.

Confiram:

Não é novidade que a Região do Vale do São Francisco vem crescendo de forma sistemática em relação aos outros municípios do Estado. Também não é de se espantar que o povo que nela vivi e trabalha possui um espírito empreendedor e sagas. Tudo isso é fato e salta aos olhos do observador menos atento. Poderia gastar muito mais tempo do leitor relatando as qualidades dessa região e principalmente do município de Petrolina, contudo vou desenhar aqui apenas as minhas impressões sobre essa terra que comecei a admirar e respeitar.

Não vou me ater a números nem a estatísticas chatas e medonhas, o cenário que vou descrever parte do olhar de um professor, sonhador e otimista, que luta bravamente por um lugar ao sol.

Ao chegar a Petrolina, percebi logo de início que Recife (cidade-natal) não iria fazer falta. Encontrei todos os serviços, atividades, comércios e pessoais para resolver todos os problemas possíveis. O que mais chamou minha atenção foi a facilidade de emprego e oportunidades em várias áreas.

Porém, o que faz de Petrolina uma terra abençoada e próspera são as pessoas que nela vivem. Seres humanos especiais, de fácil trato, amorosos e gentis. São receptíveis com os forasteiros, te acolhem com amor e respeito. Pessoas que me abriram as portas desde o início quando cheguei. Nas minhas andanças nunca tive a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais.

Escrevo esse artigo em homenagem a todos os petrolinenses, homens, jovens, idosos, mulheres, todos que fazem dessa terra um lugar predestinado ao crescimento e à prosperidade. Petrolina, sem dúvida, surge como uma terra prometida por Deus, na qual emana leite e mel. Petrolina também poderia se chamar Terra de Canaã.

Thiago Jerônimo Pinto dos Santos/Leitor

Artigo do leitor: “Petrolina, a Terra de Canaã”

  1. ZEZIM DA JUMENTA disse:

    Amigo, sei não, viu!!! O povo que nela “vivi”. Acho que…. sei não, viu!!! Hospitaleiros, gentis, amorosos…. Sei não, viu!!! Se ficar mais uns dias, verás. Caso contrário, feliz serás.

  2. Gloria Maria disse:

    Thiago, obrigada em nome dos petrolinenses nascidos aqui.!
    Somos um povo hospitaleiro mas para pessoas que como vc vem a nossa cidade com objetivo de ajudá-la a crescer.
    Temos um amor enorme talvez por sermos ribeirinhos e vizinhos de baianos, nossos irmãos .. alegria é a marca do baiano…” diziam assim : enquanto o povo de Petrolina trabalha, os de Juazeiro, fazem farra…” isso nos faz irmanados… Trabalho e alegria, esse é o mote desta cidade…
    Nascemos no berço da fé, e nossos pilares são realmente cumpridos pelos petrolinenses e pelos que aqui vem se engajar em nossa cidade … Se sinta sempre em casa…. acolhemos vc e todos que abraçam esta cidade próspera e que tem um potencial muito grande ainda para demonstrar , apesar de estarmos neste momento caminhando sem muito entusiamo…
    Obrigada por palavras tão carinhosas ao povo e a nossa terra, pois ela também é sua.!!!!!!

  3. GUILHERME VITOR disse:

    THIAGO.
    QUANDO HÁ 3O ANOS EU TAMBÉM VIM DE RECIFE PARA MORAR AQUI…ERA ASSIM!!.
    TERRA BOA, GENTE HOSPITALEIRA, PROGRESSO, EVOLUÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS ETC E TAL.
    IMAGINA HOJE!!
    APROVEITE..VOCÊ ESTÁ NA TERRA CERTA

  4. GUILHERME VITOR disse:

    MAS ZEZIN DA JUMENTA!! NOS DIGA.
    QUEM MESMO TE ENSINOU A DIZER ” SEI NAO, VIU ” REPETIDA VEZES?
    SERÁ QUE FOI MESMO A TUA JUMENTA???

  5. Pedro Henrique disse:

    Eis uma opinião sincera e verdadeira; totalmente desprovida de inveja, rancor ou raiva. Petrolina é futurista, alegre e acolhedora. Terra de gente que gosta de trabalhar, mas que também adora se divertir. Apesar de estarmos esquecidos pelo Governo do Estado, e boicotados por muitos, a cidade cresce de forma pujante, mostrando que a mesma tem vida própria. Eis a realidade que só as pessoas de bem enxergam!

  6. Pedro Lino disse:

    Hoje também conhecida como terra dos esgotos e da falta de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários