As qualidades do município de Petrolina mereceram elogios do leitor Thiago Jerônimo Pinto dos Santos, que destaca no artigo abaixo sobretudo a hospitalidade do seu povo.
Confiram:
Não é novidade que a Região do Vale do São Francisco vem crescendo de forma sistemática em relação aos outros municípios do Estado. Também não é de se espantar que o povo que nela vivi e trabalha possui um espírito empreendedor e sagas. Tudo isso é fato e salta aos olhos do observador menos atento. Poderia gastar muito mais tempo do leitor relatando as qualidades dessa região e principalmente do município de Petrolina, contudo vou desenhar aqui apenas as minhas impressões sobre essa terra que comecei a admirar e respeitar.
Não vou me ater a números nem a estatísticas chatas e medonhas, o cenário que vou descrever parte do olhar de um professor, sonhador e otimista, que luta bravamente por um lugar ao sol.
Ao chegar a Petrolina, percebi logo de início que Recife (cidade-natal) não iria fazer falta. Encontrei todos os serviços, atividades, comércios e pessoais para resolver todos os problemas possíveis. O que mais chamou minha atenção foi a facilidade de emprego e oportunidades em várias áreas.
Porém, o que faz de Petrolina uma terra abençoada e próspera são as pessoas que nela vivem. Seres humanos especiais, de fácil trato, amorosos e gentis. São receptíveis com os forasteiros, te acolhem com amor e respeito. Pessoas que me abriram as portas desde o início quando cheguei. Nas minhas andanças nunca tive a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais.
Escrevo esse artigo em homenagem a todos os petrolinenses, homens, jovens, idosos, mulheres, todos que fazem dessa terra um lugar predestinado ao crescimento e à prosperidade. Petrolina, sem dúvida, surge como uma terra prometida por Deus, na qual emana leite e mel. Petrolina também poderia se chamar Terra de Canaã.
Thiago Jerônimo Pinto dos Santos/Leitor
Amigo, sei não, viu!!! O povo que nela “vivi”. Acho que…. sei não, viu!!! Hospitaleiros, gentis, amorosos…. Sei não, viu!!! Se ficar mais uns dias, verás. Caso contrário, feliz serás.
Thiago, obrigada em nome dos petrolinenses nascidos aqui.!
Somos um povo hospitaleiro mas para pessoas que como vc vem a nossa cidade com objetivo de ajudá-la a crescer.
Temos um amor enorme talvez por sermos ribeirinhos e vizinhos de baianos, nossos irmãos .. alegria é a marca do baiano…” diziam assim : enquanto o povo de Petrolina trabalha, os de Juazeiro, fazem farra…” isso nos faz irmanados… Trabalho e alegria, esse é o mote desta cidade…
Nascemos no berço da fé, e nossos pilares são realmente cumpridos pelos petrolinenses e pelos que aqui vem se engajar em nossa cidade … Se sinta sempre em casa…. acolhemos vc e todos que abraçam esta cidade próspera e que tem um potencial muito grande ainda para demonstrar , apesar de estarmos neste momento caminhando sem muito entusiamo…
Obrigada por palavras tão carinhosas ao povo e a nossa terra, pois ela também é sua.!!!!!!
THIAGO.
QUANDO HÁ 3O ANOS EU TAMBÉM VIM DE RECIFE PARA MORAR AQUI…ERA ASSIM!!.
TERRA BOA, GENTE HOSPITALEIRA, PROGRESSO, EVOLUÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS ETC E TAL.
IMAGINA HOJE!!
APROVEITE..VOCÊ ESTÁ NA TERRA CERTA
MAS ZEZIN DA JUMENTA!! NOS DIGA.
QUEM MESMO TE ENSINOU A DIZER ” SEI NAO, VIU ” REPETIDA VEZES?
SERÁ QUE FOI MESMO A TUA JUMENTA???
Eis uma opinião sincera e verdadeira; totalmente desprovida de inveja, rancor ou raiva. Petrolina é futurista, alegre e acolhedora. Terra de gente que gosta de trabalhar, mas que também adora se divertir. Apesar de estarmos esquecidos pelo Governo do Estado, e boicotados por muitos, a cidade cresce de forma pujante, mostrando que a mesma tem vida própria. Eis a realidade que só as pessoas de bem enxergam!
Hoje também conhecida como terra dos esgotos e da falta de água.