Artigo do leitor: “Superar sem ser superado”

por Carlos Britto // 15 de maio de 2020 às 16:00

Neste artigo, o médico Tiago Fonseca Nunes acredita que a sociedade mundial se reerguerá naturalmente após essa pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo em meio aos fatores psicológicos que ficarão disso tudo. Mas enquanto a pandemia continuar, o momento é de trabalhar duro para combater esse inimigo invisível.

Confiram:

A realidade pandêmica, que ressurge ao longo da nossa história, desperta na sociedade o sentimento de aflição, angústia e medo. Diante do desespero social que se instala, os profissionais da linha de frente – valorosos combatentes do inimigo invisível – têm de manter a equanimidade temperada pela ciência, habilidade técnica e pela presteza de tomar difíceis decisões perante um incerto cenário de saúde.

Cabe aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e tantos outros profissionais, cumprir o milenar papel hipocrático de valorizar a vida. E cuidar daqueles que ficam doentes – neste caso, pelo Covid-19, que apresenta-se altamente contagioso e potencialmente letal sobretudo às camadas mais frágeis da sociedade. Portanto, carregando consigo a prudência, coragem, atenção, humildade e sensibilidade à dor alheia, tem modificado o efeito catastrófico do vírus. Vocação vem da palavra chamamento e, nesses momentos, os guerreiros são mobilizados a usar todos os seus potenciais para encarar o inimigo. Diversos deles viram pacientes e, muitos, tem a vida ceifada no “campo de batalha”.   

As crises podem trazer progressos. Lutar e superar são palavras de ordem. O empenho e dedicação dos mais variados meios científicos mundiais têm apontado estratégias e prováveis soluções para abater o vírus em definitivo.

Estamos mais próximos do seu fim, apesar das dificuldades. Seja nas tentativas de protocolos com compilado de medicamentos (antivirais, anticoagulantes, antibióticos, plasma, antimaláricos etc.) que possam impedir a tempestade imunológica que acomete o organismo do paciente, seja pelo desenvolvimento de vacina – em franco processo de concretização -, ou até mesmo pelos pujantes estudos que dão evidências científicas do que traz benefícios aos doentes. A medicina é observacional, não exata, e como dito por William Osler, é a ciência da incerteza.

O coronavírus inegavelmente, de forma muito rápida, paralisou e mudou o modo como o mundo funciona. Fomos obrigados a mudar hábitos e repensar conceitos que carregamos ao longo de toda a vida. Sem dúvida, o pós-pandemia estará de braços dados ao trauma coletivo gerado na turbulência das incertezas físicas e mentais. Contudo, seguir adiante olhando à frente fará com que superemos as aflições e tiremos os melhores aprendizados.

Em suma, a ordem natural da doença nos mostrará o tão esperado fim da pandemia e o futuro tratará desse conflito nos autos da história da humanidade. A sociedade arraigada de perdas e sequelas reerguer-se-á ao seu modo de naturalidade, como vimos em campos de guerra. Assim, até chegar essa hora, sigamos trabalhando duro para o enfrentamento e que possamos todos ser melhores nos piores momentos. “Quem supera a crise supera a si mesmo sem ter sido superado”. Vida e saúde a todos.

Tiago A. Fonseca Nunes/Médico

Artigo do leitor: “Superar sem ser superado”

  1. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Superar será a palavra de ORDEM, mas se você pronunciar SUPELAR, será mais real, pois essa PANDEMIA é um Projeto do Governo Chinês.1-de uma hora para outro, os Governadores do Brasil, capitaneados por Dória e Witezel se voltaram contra o Presidente Bolsonaro.2-Em uma Base Militar que eles tem na Argentina, conseguida ainda no Governo da Presidente Esquerdista, não entra nenhum Argentino.3-O Consul Chinês aqui no Brasil é o mesmo que desestabilizou a Argentina no Governo Macri, 4-Congressistas e alguns Ministro do STF perseguem o Governo Bolsonaro 24 por dia. 5-A Imprensa também persegue o Bolsonaro 24 por dia, 6-BAND e GLOBO terão mais de 50% de participação dos Chineses em seu capital,7- A QUARENTENA, está quebrando tanto o Brasil quanto a Europa, só vai deixar de ter ISOLAMENTO SOCIAL quando os Chineses decretarem, ou por outra, disserem para o Dória e Witzel que tá bom, 8 – Em Setembro, já está previsto o desembarque de 800 Empresários Chineses aqui no Brasil para comprarem a preço de banana o que sobrou.
    Então, só tem uma solução, INTERVENÇÃO já, não sei se ainda dá tempo, o Presidente Bolsonaro só tem o Povo a seu favor, o Povo ainda tem as Forças Armadas, logo o Povo tem de ir para as ruas, tem de acabar com a quarentena, botar os traidores do Brasil para correrem.

  2. Veromilton Nunes disse:

    Artigo muito bem elaborado. Pensamento muito coerente entre a ciência e a esperança.

  3. UM CRISTÃO disse:

    É a Nova Ordem Mundial, onde o Governo Central está centralizado na ONU, quer ter mais conhecimento disso? vejam uma palestra do Cel. Enio Fontenelle sobre a Nova Ordem Mundial, é de arrepiar, mas é a verdade nua e crua. Entrem no youtube, aliás eu já imaginava isso bem antes de assistir a palestra, como também tive a certeza de que todos esses ismos que existem hoje como feminismo, homofobismo, racismo, etc, mais aquecimento global, ONG’s (dez milhões no mundo) que eu sempre imaginava e é para atrasar mais ainda os Países em desenvolvimento, também são ações implementadas da Nova Ordem Mundial.

  4. josefa maria disse:

    Palmas! Consciente, maduro e realista esse comentário. Dando conhecimento, sem contudo, gerar mais pânico na população. Parabéns Doutor Tiago!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários