Artigo do leitor: Armazenamento incorreto de vacinas suspende vacinação na AME do bairro Maria Auxiliadora

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2016 às 20:31

O leitor Edgar Ferreira Junior está denunciando, neste e-mail enviado ao Blog, a AME do Bairro Maria Auxiliadora, zona leste de Petrolina  por ter suspendido a vacinação  na tarde de hoje (10) devido ao armazenamento inadequado dos produtos. Por conta disso, ele explicou que seu filho ficou sem ser imunizado.

Acompanhe:

É com muita indignação que informo que hoje, às 15h, ao tentar vacinar meu filho na nova AME do bairro Maria Auxiliadora (atrás do Sesi) com as vacinas obrigatórias para recém-nascidos, fomos surpreendidos com a suspensão do serviço devido ao armazenamento incorreto das vacinas (não foram guardadas na temperatura correta).

O mais assustador é que a suspensão foi feita por telefone por uma “coordenadora”, enquanto uma enfermeira/técnica se preparava para aplicar a vacina em uma criança que estava na nossa frente na fila. Mais 5 minutos e ela teria tomado uma vacina em condições impróprias.

Muito tem se falado da corrupção dos políticos, dos maus serviços prestados pelo comércio, mas muito ainda há a ser feito por nós mesmos, no ambiente que nos cerca diretamente. Este caso mostra, por exemplo, como ainda estamos distante do Brasil que queremos, afinal conservar uma vacina na temperatura ambiente só requer uma geladeira, um termômetro e uma pessoa com uma tabela de controle de temperatura. Lastimável.

Pode-se argumentar que uma vacina mal armazenada não faria mal ao bebê, mas eu pergunto: qual o pai que quer ver seu filho tomar vacina em vão?

Edgar Ferreira Junior/Leitor

Artigo do leitor: Armazenamento incorreto de vacinas suspende vacinação na AME do bairro Maria Auxiliadora

  1. Ju disse:

    Com a palavra a vigilância sanitária, somente fiscaliza o que é privado, os postos de saúde do município são todos isentos de qualidade nos serviços prestados a população.

  2. Petrolina sem comando. disse:

    Pior é o posto da Cohab Massangano, que eu estive presente quando a CELPE chegou para cortar a LUZ da casa onde esta funcionando o posto do bairro (no final de Janeiro), ai fui perguntar ao funcionário da CELPE e ele me informou que as contas estão a 8 meses sem pagar, e que deu um prazo de 48 horas para regularizar pois não cortou naquele instante em consideração ao povo e por ser morador do bairro, pois as vacinas da geladeira iriam perder.
    Será que a LUZ foi paga? ou será que teremos surpresa amanha?

    Com a resposta a Secretaria de Saúde.

  3. Ilka disse:

    sem contar a falta de vacinas. estou gestante e preciso tomar uma vacina em um período de 1 mês, o tempo está passando e a vacina não chega

  4. José Rodrigues Filho disse:

    Caro Carlos Britto e leitores do blog;
    A AME Amália Granja de Alencar recém inaugurada é uma unidade de saúde muito bem estruturada coisa que não vejo em muitas cidades de porte maior que Petrolina, sou morador do local desde 1986 portanto à 30 anos:
    Esta unidade fica a 20 metros da frente do meu Aptº e a ví ser construída e agora podemos usufluir dos benefícios
    que ela irá nos proporcionar à nossa comunidade. Bem, em relação a denuncia do leitor eu não irei questionar porém citar um fato que ocorreu no dia 09.02.2016 entre 21:00 E 21:30 que foi um pico de tensão na rede de energia aqui na nossa região que chegou a queimar uma fonte de alimentação do meu notebook que eu usava naquele momento. bem, vendo essa matéria me dirigi a AME hj. dia 11.02.2016 e conversei com a gestora da unidade Srtª Viviane sobre o ocorrido da energia e ficou esclarecido o porque da suspensão da vacinação no dia seguinte dia 10.02.2016. falou-me que a técnica ao constatar que a temperatura do equipamento onde é resfriada
    as vacinas estava com a temperatura alterada(pois é um procedimento padrão do técnico ao iniciar os trabalhos de manuseio das vacinas) comunicou-lhe o fato e ela suspendeu nesse dia a vacinação porque aquele lote não serviria mais para uso recolhendo o mesmo para destino adequado(destruir); Na realidade o que ocorreu foi que o pico de tensão desligou o equipamento para proteger contra a queima do mesmo e desregulou a temperatura adequada de funcionamento do freezer;P.S. a coordenação estava sem saber o porque o Freezer saiu da temperatura,após minha explicação ficou tudo esclarecido e tomar as providências cabíveis perante a Celpe!

  5. Edgar Ferreira disse:

    Boa tarde, José Rodrigues. Agradeço seu esforço.
    Sou o leitor que denunciou o problema acima e concordo com quase tudo que vc postou.

    Minha única ressalva é com relação ao procedimento. Em saúde não podemos hesitar: na dúvida, suspende o atendimento. Simples.

    Grato,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários