Morador de Triunfo (PE), no Sertão do Pajeú, o leitor Rogério Mota alerta para a escalada de violência da cidade, que está aterrorizando a população e prejudicando o turismo.
Confiram:
Nossa cidade, a mais alta do Sertão do Pajeú, de um clima agradável, de uma excelente hospitalidade e de muita generosidade através dos seus moradores, cidade de pessoas altamente ordeira e pacata, com as suas gastronomias atrativas…é assim que sempre gostei de escrever sobre a minha encantadora Triunfo. Mas acontece que tudo está ficando diferente e temos que nos preocupar, para que uma solução seja dada e que comecemos a transformar esta terrível realidade em coisa do passado.
Triunfo, bem pouco tempo atrás, foi considerada a cidade menos violenta de Pernambuco, com uma estatística sensacional de seis anos sem homicídios ou mesmo tentativa de assassinatos. Agora, entramos o ano de 2016 com o assassinato do vereador Lucimar Feitosa, vários outros assassinatos e outras tentativas. Por último, dois arrombamentos em menos de um mês, com explosivos à agência do Banco do Brasil e, tudo isso citado acima, de horríveis violências em menos de seis meses. Muito, muito lamentável mesmo!!!!
Sabemos das dificuldades do momento político e financeiro em que o País vem passando e, principalmente, os municípios brasileiros da completa falta de verba para qualquer tipo de investimento. Agora, em se tratando de segurança, sabemos que é uma atribuição do Estado trazer o mínimo de segurança e proteger os moradores da cidade.
Triunfo tem uma extrema necessidade, novamente cito: uma extrema necessidade, de que o Governador Paulo Câmara, junto com a sua equipe, coloque um plano de ação urgente para minimizar e tranquilizar o que vem acontecendo com o município de Triunfo e os seus distritos. Isso é urgente!!!
Como minha sugestão de imediata – não sou um especialista nesse setor – muito bom seria que, nas duas principais entradas da cidade, onde existem os Pórticos ou os Portais de entrada, colocassem guaritas com seguranças armados, com armas do porte da dos bandidos. Redutores de velocidade e comunicação urgente com o policiamento da central. Não seria a solução, mas, com certeza intimidaria os bandidos em pensar por duas vezes antes de fazer as suas investidas.
Triunfo está vulnerável e precisando de muita ajuda. Triunfo, com tantas notícias ruins, vai ficar cada vez se afastando da sua maior fonte de renda: o turismo. Vamos, gestores do município, vereadores, associações comerciais, igrejas e a sociedade em geral trazer Triunfo ao seu tempo de ‘a melhor cidade para se viver em paz e com muita Harmonia entre todos’. Não custa fazermos estas tentativas, e não ficarmos culpando uns aos outros, sem dar uma solução eficaz.
Rogério Mota/Leitor
Todos os anos passo uma temporada em triunfo com minha família entre maio e junho, porém, lamentavelmente para meus filhos que adoram a cidade, vou cancelar, pois não terei mais tranquilidade em soltá-los sozinhos às margens do açude enquanto estaria sossegadamente apreciando esta linda cidade, como fazia antes. Adeus bela Triunfo, lamento mais uma vez, até a calmaria…
Poliano-joao pessoa.
Visitei a cidade em 2013 e não vi uma unica viatura na cidade, então questionei a um morador se não tinha policiamento e ele me respondeu q a cidade era mto tranquila e não havia a necessidade de uma ronda policial constantemente, então fiquei mais tranquilo; isso ja era umas 2:00h da madrugada.