Artigo do leitor: Uma análise sobre a “onda antipetista”

por Carlos Britto // 29 de julho de 2015 às 17:34

PT_640x480Por meio de um artigo enviado ao Blog, o professor e militante do Partido dos Trabalhadores, Gilmar Santos, faz uma análise sobre o que classifica de “onda antipetista” que, segundo ele, já atinge todo o Brasil. O professor sugere, inclusive, que o partido promova uma agenda em Petrolina para esclarecer à população sobre seus verdadeiros projetos políticos.

Acompanhem:

A onda antipetista que presenciamos em todo o Brasil é reflexo de uma tradição política forjada historicamente na dominação patrimonialista, autoritária e opressora que marca quase toda história da sociedade brasileira. É verdade, no entanto, que os partidos ditos democráticos ou libertários, quando se aliam ou se submetem aos setores conservadores para alcançar espaços de poder, incorrem no risco de revitalizarem a antiga opressão e criarem espaços para novas monstruosidades políticas, isso quando não a reproduzem no seu próprio habitat.

Com o PT em Petrolina poderia ser diferente, mas não é. Semelhante a diversas cidades do interior do país, especialmente no Nordeste, Petrolina é dominada por uma tradição oligárquica, onde “coronéis” usaram e abusaram de recursos públicos para engordar empresas da família ou de confrades, sob o pretexto de certa modernização, em que poucos são saciados e a maioria da população é sacrificada com a negligência de serviços básicos. O município ficou refém dos mandos de uma única família e correligionários, gente que apoiou e se beneficiou de governos autoritários, lideranças que sempre estiveram em partidos de caciques, fisiológicos e antidemocráticos, que aqui acolá fazem cenas de intrigas e rupturas para fingirem a defesa do interesse popular. Políticos que, atualmente, promovem seus filhos ao que poderíamos classificar de “mandonismo playboy”.

Em décadas, o Município se modificou, cresceu, mas não se desenvolveu com garantias e ampliação de direitos sociais para a maioria da população pobre e segue administrado por uma lógica privatista, patrocinada por velhos e novos ilusionistas. Grande prova disso é a gestão Julio Lossio. Temos mais moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, mais “creches” com o programa Nova Semente, sem que saúde, transporte, cultura, saneamento, segurança e cidadania cresçam na mesma proporção. Nesse percurso, o PT se apresentou enquanto alternativa de mudança, com importantes contribuições à sociedade petrolinense. Mas o Partido que congregava militantes e debatedores aguerridos das políticas públicas foram se transformando, ao longo de duas décadas, em um grupo de parentes das principais lideranças e filiados oportunistas que visam a planejar campanhas eleitorais a cada dois anos e barganhar cargos em espaços institucionais.

Os nossos parlamentares em quase nada se diferem dos políticos que se acomodam ao carreirismo parlamentar, e quanto aos projetos e programas que possam mudar a triste realidade de Petrolina, ficam inviabilizados pelo pragmatismo das “negociações”. Em tal cenário, a ampliação da bancada petista ou é inviabilizada ou ocorre precariamente. Na ausência de serviços e políticas públicas de qualidade para a população, entram em cena os corruptos, corruptores e “salvadores” dos desvalidos; são políticos e cabos eleitorais especializados em tirarem proveito da miséria do povo. Alguns têm forte apoio de “profissionais” da imprensa, viciados em notícias sensacionalistas, dinheiro fácil e mau gosto. Diante de todas essas debilidades, o que faz ou propõe o PT? Qual sua agenda pública? O que os vereadores e o deputado estadual do partido debatem ou têm combatido?

As suas práticas ajudam a manter as coisas como sempre estiveram, piora ou sinaliza alguma mudança efetiva? Há poucos dias, o deputado Odacy Amorim (PT) estava com um caminhão transformado em espaço para consultas médicas e oferta de diversos serviços para a população. O lançamento aconteceu no bairro José e Maria. Sabe-se que, vergonhosamente, outros políticos da região atuam dessa forma para manipular o povo e ampliar vantagens eleitorais.

É com essa prática que o PT pretende mudar a realidade de Petrolina? É com esse possível candidato que o PT vai fazer diferente? Essa é a resposta do PT em Petrolina à atual crise que compromete profundamente o partido? Na última reunião ordinária, parte desses questionamentos foi apresentada ao Diretório Municipal e a proposta para construção de uma agenda pública em vista de debates sobre o projeto e programas do partido para o município foram sugeridos, já que até o momento as grandes preocupações da maioria partidária (e quase que exclusiva) são as alianças e a composição da lista de vereadores. Isso para dar suporte ao possível candidato a prefeito, que sequer sabemos o que pensa sobre o próprio petismo. Petrolina merece outra história.

Gilmar Santos/Professor e militante do PT

Artigo do leitor: Uma análise sobre a “onda antipetista”

  1. alves disse:

    O PT bem que já podia mudar de nome.O T não representa mais trabalhadores!

  2. Simplicio disse:

    PTista da gema, filosofia original sem flexibilização com as mudanças de um mundo globalizado. Esquece-se de dizer que companheiros seus, contemporâneos, descaracterizaram a imagem original, defendida pelo partido, mudando somente para o que os outros tinham de pior. Mergulharam na lama da corrupção, tornando a filosofia do partido desacreditada. Espera o que, então, dos liderados se seus líderes estão fazendo feio?

  3. Maria do Socorro - Fora PT disse:

    Meu filho, se atualize. O comunismo morreu e nunca daria certo em um país como o Brasil, e o petismo vai no mesmo caminho. Além disso, a justiça está provando que no seu PT só tem corruPTos.
    Ou é invenção da imprensa?
    Sua peneira está derretendo!

  4. Edilberto disse:

    Concordo com o que o professor diz no terceiro paragrafo, ( Com o PT em Petrolina…), temos que acabar com os
    caciques na política em todos estados, no Maranhão por exemplo a familia Sarney, e outros… onde eles passam o poder de pai pra filho, neto, etc…Querem perpetuar o poder em uma única familia como faraós e reis no passado.
    Quanto ao PT não vejo “antipetismo” algum, o fato é que com a internet se democratizou a informação, e o que
    vemos hoje é a decadência de um partido que foi criado para combater as elites dominadoras, a corrupção, etc…
    Hoje está fazendo exatamente aquilo que propôs combater, ou pior devido a quantidade de membros julgados e
    presos, contra fatos não existe argumentos. Prova disso é que seus principais lideres estão deixando o partido .
    Aconselho que as pessoas leiam o livro do Inglês George Orwell ” A revolução dos bichos “, é o retrato fiél da
    trajetória do PT até o presente.
    http://www.4shared.com/office/D3NSSorvba/REVOLUO_DOS_BICHOS.html

    1. Rodrigo disse:

      Excelente indicação de livro. Pode-se adicionar o livro “1984” do mesmo autor.

      1. Amorim disse:

        “O Caminho da Servidão” de F.V. Hayek, “A Rebelião das Massas” de J.Ortega e Gasset,e lógico, “O mínimo que você precisa saber para não ser idiota” do Olavo de Carvalho, também são indispensáveis, senhores, para entendermos a mais maléfica e genocida doutrina da história, o comunismo-socialismo.

  5. BARRETO disse:

    PT ESTA LEVANDO ESTA PAIS A DESGRAÇA NUNCA SE ROUBOU TANTO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, OS DESCALABROS DE SEU LULA E DONA DILMA JÁ PASSARAM DO QUE CHAMAMOS DE TOLERÁVEL, ESTE CIDADÃO DEVE VIVER EM OUTRO PAIS OU PLANETA…… O PT É O OPOSTO DO QUE SE DIZ DEMOCRACIA, ESTES DITADORES PTRALHAS ESTÃO CEGOS….SENHOR PROFESSOR O SENHOR ESTUDOU TANTO…PRA NADA LAMENTÁVEL.

  6. Amorim disse:

    1- Não é nem nunca foi uma “onda antipetista”, trata-se apenas da CONSTATAÇÃO de maioria dos brasileiros que estão sendo geridos não por um partido político, mas pela mais perigosa quadrilha da história republicana brasileira, o pais ABRIU OS OLHOS, simples assim;
    2- Estranho você falar que os tais coronéis abusara de “recursos” ao tempo em que nunca se viu tantos trilhões usados de forma desregrada e desonesta quanto no governo do seu partido, ademais, “coronel” ruim para o PT é coronel que não é seu conchavo, se for próximo é “cumpanheiro”;
    3-Vocês são prova que as tais “pautas progressistas” propostas por partidos de esquerda como o PT, PSOL, PCB,PC do B só tem como pretensão a destruição do arcabouço religioso, mkoral e familiar de nossa sociedade, bem como sexualizar precocemente nossas crianças, e difundir ao máximo práticas condenáveis por maioria da população conservadora cristã;
    4- Quanto sua crítica à Odacy eu concordo, até porque sempre me perguntei o que faz uma pessoa que se intitula cristã representado um partido de princípios declaradamente ateista, anti-cristão e que prega abertamente a destruição da família e do cristianismo. E nem diga que é mentira, senão eu colo aqui a cópia do livro “Crítica à dialética de Hegael”, de Karl Marx, em que ele fala abertamente do ódio comunista-socialista por Cristo e seus seguidores.
    Mas que bom que 93% acordou, e hoje reprova o governo petista, quando os outros 7% deixarem de trabalhar e depender do PT também o farão, tenho certeza.

    1. Rodrigo disse:

      Depois deste comentário sucinto, mas bem fundamentando e lúcido, não há mais o que falar. Parabéns!

    2. oxe disse:

      “…destruição do arcabouço religioso, mkoral e familiar de nossa sociedade, bem como sexualizar precocemente nossas crianças, e difundir ao máximo práticas condenáveis por maioria da população conservadora cristã;”
      “Quanto sua crítica à Odacy eu concordo, até porque sempre me perguntei o que faz uma pessoa que se intitula cristã representado um partido de princípios declaradamente ateista, anti-cristão e que prega abertamente a destruição da família e do cristianismo.”
      Você não consegue ser mais tosco não amigo? Acho que tá pouco ainda, para uma pessoa que com tão poucas palavras demonstra simploriamente habilidades e competências para viver na época das cavernas, colonização e afins.

      1. Amorim disse:

        Estou esperando ARGUMENTOS, a crítica pura e simples não faz meus comentários errados. Ou você é mais um petista que se apoia no anonimato da internet para expor sua covardia no anonimato?
        E já que você falou de canibalismo no comunismo em parece ser analfabeto, aqui estão as provas, já que você}e pediu:https://www.youtube.com/watch?v=-icy2PO_PAI

    3. oxe disse:

      Só faltou dizer que comunistas são comedores de criancinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Amorim disse:

        Aí está o movimento que você defende, caro anencéfalo:https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130721025953AAdLfUr

    4. Paulo Carvalho disse:

      Amorim,

      Parece-me que você, com seu texto, aspira a um status científico. Escreve como se estivesse sentenciando verdades. Em primeiro lugar quero dizer que “verdade” é extremamente relativa, fluida, contingente…Além disso, as suas não me convencem. Carecem de respaldo histórico, pois não confio em suas fontes. Vejo no seu discurso muito daquilo que o filósofo francês Michel Foucault chama de “relações de poder”. O seu posicionamento é opressivo e falacioso. Não concordo com sua ideologia fascista. Até o modo como você trata seus opositores chamando-os de anencéfalos é motivo de preocupação. Vamos aos argumentos:

      1 – Trata-se de uma onda ante-petista sim. Se você conhecesse um pouco de ciência política e acompanhasse as análises de alguns dos mais renomados pensadores do país (Bolívar Lamounier, André SingerWanderley Guilherme dos Santos, Emir Simão Sader…), tal constatação seria mais que óbvia. De fato, o PT está cheio de contradições e vícios do poder.Mas diferente de outras épocas, todos os casos de corrupção estão sendo investigados e devidamente punidos. No passado essa não era a regra…Também não se pode negar os avanços alcançados graças ao PT. Infelizmente temos a memória política muito curta. Mas os dados estão para provar: diminuição da pobreza e do analfabetismo, aumento da classe média (esse é problemático mas importante, aumento do número de universidades, de creches, escolas, hospitais, maior investimento em pesquisa, inovação e qualificação, o Brasil passou a ter protagonismo na geopolítica mundial (graças ao carisma/inteligência de Lula)…poderia citar dezenas de outros avanços, mas acho que você já entendeu né?

      2- Quantos trilhões de reais os políticos de direita não faturaram seja com a classe corrupção de desvios de verbas ou com os fisiologismos que acompanhavam todas as privatizações dos tucanos. Quanto dinheiro não foi pelo ralo com a venda da Vale do Rio Doce, e as concessões que são as meninas dos olhos dos tucanos. A política neoliberal é violenta e cruel com as pessoas que mais precisam. Defendem um Estado mínimo para que o povo sofra ainda mais com as especulações, com a insegurança, falta de garantia de serviços básicos. A maior crítica que posso fazer ao PT é o fato de estar cada dia mais parecido com os tucanos, com o estilo de política da direita. Acredito que o PT está fugindo das suas bases. Contudo tal crítica pode ser atenuada quando pensamos na necessidade da maldita governabilidade diante de um congresso atrasado, ultra-conservador, distante do povo, desvirtuado;
      3- Não posso deixar de mencionar a defesa ao que você chama de “rcabouço religioso, mkoral e familiar de nossa sociedade”. Mas de que moral você está falando? Uma moral burguesa do final século XIX e início do século XX? Uma moral extremamente elitista e excludente? Uma moral hipócrita sobrevinda de uma Europa extremamente desigual e mal resolvida com a sua sexualidade? Eu renego esta moral. Pode ficar com ela pra você e faça com proveito! Apoio sim a pauta progressista. Pois acredito em um mundo onde as pessoas possam viver livremente uma sexualidade baseada no amor e empatia. Essa sua moral religiosa não é universal, muito pelo contrário, está bem localizada e atendeu/atende a interesses muito específicos. Já dizia Foucault na História da Sexualidade – Volume 1, que a burguesia capitalista, criou no século XIX um modelo de família fechado e nuclear. Uma família só teria valor reprodutivo, pois precisavam de braços e corpos para trancafiar nas fábricas e minas. Todas as relações afetivo-sexuais que não objetivassem a reprodução/produção passaram a ser condenadas. A “repressão” visava criar corpos dóceis, mulheres submissas, crianças “disciplinadas”, homens frios e insensíveis. Esta moral burguesa que você defende era uma prisão, cujos grilhões silenciaram e torturaram todos que fugiam ao “padrão”. Mas não era uma repressão comum (por isso a aspas). Tratava-se de uma repressão das sexualidades/comportamentos dissidentes e produção de um modelo “ideal”. Esse foi um modelo imposto. Graças a ele milhares de mulheres e homens foram trancafiados em hospitais psiquiátricos com falsos diagnósticos que falavam em histeria feminina (para mulheres que queriam autonomia ou mesmo liberdade) e perversões (a homossexualidade entrava aqui). Além disso, você tem a tola pretensão de falar por todos os cristãos. Ora, não seja tão convencido. Em primeiro lugar o cristianismo não é e talvez nunca seja uma religião universal, existem muitas outras com ideais muito mais libertários (olha que eu sou cristão, mas do tipo que você compreende), além disso não podemos falar de cristianismo no singular, mas de cristianismos, no plural. Há muitos cristãos (conheço muitos deles) que defendem o amor ao próximo acima de todas as diferenças. Como muito desses cristãos, acredito em um cristianismo do povo, libertário, são franciscano, humilde, “despretensioso”, pacífico…O meu cristianismo não condena mulheres que lutam por direitos iguais, pela autonomia sobre os seus próprios corpos, não condena LGBT’S, pois entende que cada um tem o direito de amar/desejar a pessoa que quiser, independente de diferenças anatômicas, mas desde que seja consentido por ambas as partes (refiro-me a adultos), um cristianismo crítico, progressista e político também. Sim, político, pois creio que Cristo, para utilizar um jargão, “foi o maior político que já existiu”. Ai daquele que não acredita que as religiões também estão eivadas de política e relações de poder (alguns pastores não me deixam mentir);
      4- Em sua passagem “um partido de princípios declaradamente ateista, anti-cristão e que prega abertamente a destruição da família e do cristianismo. E nem diga que é mentira, senão eu colo aqui a cópia do livro “Crítica à dialética de Hegael”, de Karl Marx”. Ora meu caro, também leio Marx e Engels, assim como Lenin, Rosa Luxemburgo… Se tem algo que aprendi na universidade é que devemos desconfiar das interpretações dos outros. Elas sempre são interesseiras. E a minha também oras. Deixemos de ser hipócritas. Muitas leituras foram feiras do socialismo (não marxismo). Ele foi desvirtuado várias vezes (vide Stalin e seus crimes contra a humanidade). Do mesmo modo é o cristianismo, que também serviu como base para a disseminação da eugenia na Alemanha Nazista. Hitler se dizia cristão e nem por isso deixou de cometer as atrocidades inomináveis que já são conhecidas por todos. Quero finalizar dizendo que o PT não é de ateus, nem exclusivamente de cristãos e por aí vai. Ele é um partido plural (pelo menos em tese e teoria). Apesar de todos os vícios e contradições do partido dos trabalhadores, creio que ele ainda é bem melhor para o país do que o PMDB do Eduardo Cunha (aquele da bancada da Bala, Boi e Bíblia). Ou mesmo do DEM que é tão podre quanto este último. Vejo um governo acossado por uma mídia golpista (a globo principalmente), por ter minoria no congresso (impossibilidade de governabilidade sem concessões à direita), sendo este último conservador e opressivo contra tudo que não é cristão, heterossexual e branco. É Amorim…Eu nunca poderei aceitar suas ideias. Não aceito a escravização das minhas “estruturas cognitivas” (se elas existem nos moldes de Bourdieu), dos meus pensamentos, desejos, sexualidade, expressão de gênero. Saiba que você sempre encontrará pessoas pra te confrontarem, pra mexer com suas verdades, com a sua ideia econômica de mundo higienizado. Sugiro que você estude um pouco da teologia da libertação, que mesclou de forma fascinante socialismo e cristianismo.
      Além disso, sobre a sexualidade e gênero nas escolas, saiba que a escola, a casa, a sua, o bairro, as cidades, estados, o Brasil e o mundo já são diversos. Não existem modelos únicos. A sexualidade e o gênero são fluidos, assim como as identidades (Judith Butler, Paul B. Preciado, Monique Wittig). Não existe uma família, mas várias. O fato de diferirem não significa que são melhores ou piores, mas apenas diferentes. Existe família de pais e mães solteirxs, de irmãos, avós e netxs, de gays e lésbicas. O fato de tentarem impedir toda esta pluralidade não impede que ela continue a existir. Não se trata de destruir uma família, mas de ampliar o conceito para que dê conta do que já existe (abra os olhos que você verá).
      Por último gostaria de perguntar: por acaso você acha que o capitalismo é melhor que o socialismo? Qual desses dois sistemas pensa no bem comum e irrestrito? Qual desses sistemas defende que todos os benefícios da tecnologia sejam usufruídos por todos (não pra quem pode pagar)? Qual desses dois sistemas enfrenta crises cíclicas e constantes que geram milhões de mortos pela fome, desesperança e medo? Qual desses dois sistemas a cada dia mais separa as pessoas umas das outras, tornam-nas ensimesmadas, doentes, egoístas e individualistas? Qual desses dois sistemas está fundado na desigualdade social em que só os que tem dinheiro merecem a felicidade? Qual desses dois sistemas escravizou e continua a escravizar milhões de homens, mulheres e crianças? Qual desses dois sistemas só está comprometido com os interesses dos ricos? Qual desses sistemas cristaliza as relações de dominação e faz com que se naturalize a ideia de que deve haver desigualdade, que ela é necessária? Qual desses dois sistemas oprime os corpos, os pensamentos e retira a autonomia do ser? Qual desses dois sistemas impede que familiares passem mais tempos juntos e se conheçam melhor, se amem mais? Qual desses dois sistemas é opressivo e degradante para a alma?

      Talvez o socialismo não seja a solução (para mim ainda é a melhor alternativa). Mas tenho certeza que o capitalismo é uma das piores.

      1. Amorim disse:

        4-Patético sua falácia de classificar como “opressores” que critica o PT; Como se o roubo generalizado, o tarifaço, as mentiras e desvios, a alta dos alimentos, a extinção de direitos trabalhistas e o aumento do desemprego, dos juros, da criminalidade e do dólar fossem fábulas, e não um resultado do péssimo governo petista;
        5- Ronald regam dizia que “comunista é quem lê comunismo, anti-comunista é quem CONHECE o comunismo. Você devia se envergonhar em defender a mais mentirosa e genocida doutrina da história, irmã siamesa do canibalismo, das desgraça, da opressão, do assassinato gratuito, do engano, do cinismo, e criador de monstros ideológicos e políticos como Marx, Algels, Foucault, Gramsci – que se orgulharia em classificar você de idiota útil – Trotsky, Stalin, Fidel, Pol Potz, Lênim, e outros estercos históricos que você, desavergonhadamente alça à categoria de santo, em uma clara demonstração – e típicamente histórica – de desonestidade moral, política e intelectual, citar, de novo, Hitler como cristão só demonstra isso;
        6- E sim, o ocidente é fundamentado nas bases judaicos cristãs, que tem como conceito de CASAL APENAS HOMEM E MULHER, com o objetivo-mor da reprodução, a não ser que você processe a mim e o Fidélix e nos prove que órgão excretor reproduz. E ademais, sua sanidade mental é, tal qual a moral, questionável quando vem dizer que a doentia e escrota ideologia de gênero é instrumento de combate ao preconceito, além de subestimar -isso é bem comunista mesmo – a inteligência das pessoas. Outra coisa homofobia é meos ovxs…

      2. Amorim disse:

        1- Os fatos históricos AFIRMAM que o comunismo é o único movimento mais nocivo, assassino e genocida que o nazismo;
        2- Ao adotar Foucault, o filósofo do relativismo, aquele mesmo que além de declaradamente pedófilo e que, intencionalmente no fim de sua vida, transmitia o vírus HIV PROPOSITALMENTE a seus inúmeros parceiros homossexuais você devia envergonhar-se, e adquirir referências moralmente aptas, se é que moral é algo relevante para você;
        3-Repito, o que vocês adeptos da quadrilha chamam de “onda vermelha” é tão somente resultado da constatação que a nação nunca foi tão roubada, defenestrada, desmoralizada, e rejeitada – ou você sequer sabe que faz parte de reles 7% que apoiam essa gente , provavelmente, ganha algo ou tem algum cargo do PT, visto que só parasitas vermelhos ou extremamente burros ainda apoia eles?

      3. Amorim disse:

        Mas não se preocupe, quando BOLSONARO se tornar presidente, junto com seu vice Eduardo Cunha, e seu ministro da justiça Sérgio Moro, o pais entra nos eixos de novo, e os comunistas entrarão de novo onde nunca deveriam ter saído: no lixo da história.

      4. Amorim disse:

        P… velho, nem tinha visto que vc citou a Butler como referência, tu és doente mesmo viu? Putz…

  7. Guimarães disse:

    É mesmo, porque Odacy ainda está em um partido ateu se ele é cristão??? Mais ainda: Cristão vota em comunista?

  8. Enio Silva disse:

    Parabéns Prof. Gilmar pela lucidez da autocritica, tarefa nada fácil nos dias de hoje. As suas reflexões cortantes nos leva acreditar que somente com a reforma politica séria conseguiremos romper com esse ciclo da politica oliguarquica/empresarial presente em Petrolina, que muitos que aqui residem, mas não são filhos de Petrolina (talvez porque se beneficiem dela) resistem em querer enxergar.

  9. Enio Silva disse:

    Antipetismo pode ser encarado também como aqueles que não tem com a assência do PT, embora estejam ocupado cargos eletivos e comissionados.

  10. Ailton disse:

    Muito bom seu texto. Parabéns professor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários