O engenheiro agrônomo Jucinei Martins aproveita o Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26 de junho) para questionar o fato de que a ocupação da Ilha do Fogo pelo Exército Brasileiro não tem nesse assunto a real justificativa para a decisão.
Confiram:
A sociedade vive um momento ímpar na luta contra as drogas. Têm surgido drogas que causam efeitos devastadores nas famílias, devido à facilidade com que as mesmas tornam seus usuários dependentes. É divulgado a todo instante para que as crianças e jovens não as experimentem. As pessoas que ganham a vida ilicitamente com as drogas (TRAFICANTES) não estão nem aí pras nossas crianças e jovens.
Esses traficantes estão em todas as partes das nossas cidades, através de seus braços (repassadores, aviões, seja lá como queiram chamá-los). Trazendo essa problemática pro polo Juazeiro/Petrolina, faço algumas indagações: 1 – Por que dizem as autoridades que estão expulsando todos os frequentadores da Ilha do Fogo – incluindo as famílias que estão lá aos finais de semana e durante a semana também, os banhistas em geral, desportistas, etc. – a partir do dia 31 de agosto de 2012 ?
2 – Por que não colocam os prepostos das várias esferas, que trabalham com segurança pública, para coibirem atos ilícitos que possam acontecer na Ilha?
O crack está matando muitos jovens nas duas cidades. Como conheço mais a realidade de Juazeiro, posso citar o bom e velho ARCO DA PONTE E OS CASARÕES DA ANTIGA FRANAVE, NA ORLA NOVA.
Mas o crack e as demais drogas ilícitas são vendidas em todos os bairros, nas mais humildes e mais luxuosas casas. Todo mundo tem um vizinho traficante, menos as autoridades constituídas. Não sei por que acontece isso.
Sou contra um ato administrativo do governo que coloca o Exército para cumprir a ordem de desocupação do outro lado da ILHA DO FOGO. Aliás, sou contra a utilização, pelo Exército, da parte onde ele já se encontra, também. Esse espaço do galpão do estaleiro da antiga FRANAVE deve ser utilizado para abrigar outros projetos mais importantes e úteis pra população. O Exército possui um grande batalhão e um hotel de trânsito para seus oficiais, na cidade de Petrolina. O que eles estão fazendo na Ilha do Fogo? Cadê a realização dos projetos de apoio ao meio ambiente e os eventos culturais que o Exército divulgou que realizaria na Ilha, juntamente com diversos órgãos de Petrolina?
Qualquer pessoa que acessar os sítios de busca da internet, encontrará várias notícias de setembro, outubro de 2011, onde diziam que iriam “pintar e bordar” na Ilha do Fogo. Cadê essas ações. Só vimos na Ilha placas e soldados com suas armas, na parte frontal do galpão. E agora a Justiça Federal impõe que o Exército Brasileiro tomem a outra parte da Ilha para impedir tráfico de drogas. ISSO TÁ MAL EXPLICADO!!!
As duas cidades possuem guarda civil municipal, polícia militar, polícia civil, bombeiro, polícia federal (Juazeiro) e vários órgãos de proteção aos direitos dos cidadãos. A justiça federal deve fazer algo para impedir o tráfico de droga que existe nas duas cidades.
A Ilha do Fogo é utilizada por muitas famílias que não têm condições financeiras para irem aos vários outros paraísos turísticos existentes na nossa região. Também é utilizada por profissionais de todas as áreas: jornalistas, engenheiros, professores, médicos, administradores de empresas, secretários executivos, policiais, bombeiros, radialistas, comerciantes, odontólogos, empresários e representantes de muitas outras categorias profissionais.
Fica mais uma indagação: essas famílias, desportistas e esses profissionais, vão para a Ilha do Fogo traficar drogas?
Jucinei Martins/Engenheiro Agrônomo
Ninguém nunca valorizou a ilha, a verdade é essa.Por ficar na divisa de dois estados, todos os representantes faziam vista grossa… e não era vista com bons olhos por grande parte da população…
Estará em boas mãos…
precisa de orde na quela fogolandia ou cracofogo queim quer faze da ilha do fogo uma bardena esta enganado o execirto tem quer toma sim concerteza apoio
Se fosse a Marinha, que tem sede em Juazeiro, duvido que essa turma fosse contra a ocupação. Isso tudo não passa de puro bairrismo.
Primeiro, não é Exército militar. É exército. Segundo, a Ilha do Fogo é uma boca de fumo. Não importa se há bocas de fumo em outros lugares, se há polícia e guarda municipal em Petrolina e Juazeiro. Importa que nem na Ilha do fogo nem em lugar nenhum, haverá um guarda um policial militar ou civil para fazer a segurança do cidadão 24 horas por dia. aquela Ilha da forma que se encontra somente para três coisas: boca de fumo, cachaçada e prostituição. Ou são ingênuos o suficiente para imaginarem que aquele suposto hotel logo atrás (um chiqueiro) não é quarto de motel. No mais, houve uma decisão judicial reconhecendo o direito ao exército para ocupar aquela parte da ilha (bem da União) não de Chico de Assis. Basta olharmos para aquela escada que dá acesso a orla do rio, para percebermos o abandono da ilha, explorada por Chico de Assis. nas democracias é assim: a justiça decide. O insatisfeito recorre. Chico de Assis não recorreu. Muito pelo contrário, houve um acordo e ele concordou. agora, meu filho, é sair ou ser retirado. Fim de papo. Você escolhe. E mais, se as câmaras de vereadores (só agora na época das eleições) não conhecem suas atribuições, ensino, uma delas e fiscalizar o executivo. Façam ao menos isso. Pau na máfia.
EXCELENTE!!!
O EXÉRCITO QUER FAZER DA ILHA DO FOGO IGUAL COMO FEZ DO LADO DA FRANAVE (NADA), SÓ ALGAROBAGEM COLOCOU UNS BARQUINHOS E FIZERAM UMA PIROTEQUINIA CHAMANDO A ATENÇÃO DA IMPRENSA PARA INFORMAR E PRESTAR CONTA DOS RECURSOS ALI EMPREGADOS E TAMBEM MANTER ESSES VALORES PARA SEMPRE CHEGANDO NOS COFRES DO 72 BI DE PETROLINA-PE.
Se não tem necessidades. Por que ainda não resolveram …. a cracolândia de São Paulo até hoje nunca foi resolvido. Sabe -se que apenas muda de lugar. Na ilha vai ser do mesmo jeito. Passa um tempo depois voltam os maconheiros. Solução: exercito neles…
Um dos melhores lugares para tomar banho de rio e prestigiar as lindas cidades de Petrolina e Juazeiro,aprendi a nadar assim como muitos amigos meus,mas ultimamente so tem traficantes naquela ilha,seria melhor uma base das Pms PE e BA, agindo cada uma trabalhando no seu respectivo estados,só assim a população poderia voltar a frequentar a BELA ILHA DO FOGO!
VocÊ quiz dizer ja foi um dos “melhores lugares”, porque, fui la a primeira vez, e aquele “cheiro de FEZES” não achei nada agradavel, unindo aquele aroma com a água, fiquei com nojo de entrar na água, imaginando da onde vinha aquele cheiro Não era da água, mas agente fica na dúvida). Ai alguns meses depois uns amigos insistem em ir, falando que tava melhor… chegando lá, a mesma coisa, graças a Deus tem mais ou menos 10 anos que fui la, e amigo, nãoa achei o melhor lugar da região nao para se apreciar qualquer que seja a paisagem… mas algumas pessoas, ja me falaram que um dia, “aquilo” la ja foi bom….
Meu Deus, um momento como esse, um fato inédito na história das duas cidades, alguém insanamente, fala de barrismo, como se o movimento em prol da ilha do fogo para o povo, fosse de alguma cidade em particular, ACORDA CRIATURA, ESSE MOVIMENTO PARA VOCÊ CONTINUAR A TER ACESSO AO PARAISO NATURAL DA REGIÃO.
Realmente, não tem como deixar de comentar, diante dos absurdos que algumas pessoas escrevem, uma disenterIa mental, um tsunami de bobagens sem precedentes. Nina minha querida, o poder público de fato abandonou, mas o povo não. Sanfraciscano, você deve ter mais de 60 anos, ainda vive essa barrismo, se toca velho essa já se foi… Pau na máfia, deve ser um recalcado, fumou muito baseado, amante da prostituição, hoje convertido alguma seita evangélica… Uma coisa eu concordo: FORA ASSIS, A ILHA É DO POVO!
Sim a ilha é nossa e quem disse que não? Agora com outros olhares…
Acordaaaaaa, pé na caverna. Até parece que é descendente de Capitão cavernaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
SOLICITO aos redatores corrigir de Exército Militar para Exército Brasileiro todas as publicações referentes ao assunto. SFC.
Estou entendendo a ênfase na palavra militar, mas…
Bom dia a todos!!!
Tenho uma dúvida Srs., onde realmente fica a divisa entre os estados? na ilha ou lá na margem direita no rio?
Concordo em gênero, número e grau com o amigo. Inclusive, acrescento: eu que pago tantos tributos (Muitos deles que são desviados) quero meu dinheiro investido em políticas de proteção ao meio ambiente e já que pagamos o salário do judiciário e o enriquecimento da União, que não nos venham com abuso de poder. Antes trabalhem. Queremos, ou melhor, EXIGIMOS segurançpa, mas também queremos ter direito (Já garantido pela Constituição de 88 e etc) ao contato com o meio ambiente, ao lazer, a desfrutar deste bem que os Entes não valoriza, mas nós, povo, nunca deixamos de amar e frenquentar.