Os moradores de Simpatia, na zona rural de Petrolina, estão preocupados com o possível fechamento da única escola da comunidade. As crianças do local teriam que se deslocar até o povoado de Cristália para estudar. A informação foi repassada ao Blog pela leitora Andréa Santana. Revoltada, ela escreveu um artigo em que relata as dificuldades que os estudantes terão que enfrentar, caso a unidade de ensino seja fechada.
A primeira delas seria a estrada de chão, imprópria para o transporte diário de crianças. Por causa das condições da estrada e da distância entre as localidades, os estudantes teriam que acordar por volta das 3h, segundo a leitora.
Em seu desabafo, Andréa ainda reclama da posição de “coronelismo” do secretário municipal de Educação e clama para que o prefeito Julio Lossio atenda o pedido dos moradores e não retire a escola da comunidade.
Confiram:
Em visita a um site de Petrolina, li que o nosso prefeito Julio Lossio inaugurou escolas na zona rural, coisa boa que nos deixa felizes como cidadãos de direitos e deveres. Mas como nem tudo são flores e até em contos de fadas existem as tristezas, se preparem para os espinhos…
Fiquei sabendo, não pelo site que não informa, mas por amigos em visita ao povoado de Simpatia, distrito de Petrolina, a possibilidade de fechamento da escola da localidade. É um contraste de informações, mas é a realidade. Sei que muitos não conhecem Simpatia, que sofre com a seca e a falta de estrutura, porém é um lugar simpático. No entanto, seus moradores estão tristes porque ao invés de estarem recebendo benefícios, estão sendo lesados e privados de ter uma escola em sua sede.
Vale lembrar e ressaltar aqui que lá já não tem médico atendendo, mas tem o posto de saúde apenas pra dizer que tem. Como pode? Não sei. Não dizem que nesta terra tudo pode, agora pude ter certeza. O ano letivo nem acabou e o Papai nada Noel quer tirar doces das crianças e os sonhos de um futuro melhor dos seus pais.
Conforme relato dos moradores, no mesmo dia em que estive lá, no último dia 11, o secretário Coronel Leite, como gosta de ser chamado, foi à localidade sem avisar às famílias, impossibilitando que elas pudessem se reunir, estarem presentes. Mesmo assim, algumas mães foram se manifestar contra o fechamento, mas o que viram foi um Coronel bem rígido e quase irredutível nas justificativas dadas. As mães ainda tentaram mostrar a ele o quanto algumas crianças iriam sofrer para se deslocar até Cristália, sede oferecida pelo secretário.
Podemos começar a relatar pelas péssimas condições da estrada, como podem ver na imagem. As mães questionaram que muitas crianças teriam que acordar de madrugada para ir à escola e estudar. Não falo de trabalhar, brincar e nem fazer treinamentos em quartel. Elas querem apenas um estudo digno para seus filhos.
Assim, me deparo, me questiono e procuro diante dos poderes públicos se isso é possível. Isso pode, Constituição? Cadê o ECA, vereadores, Ministério Público ou quaisquer órgãos que possam ajudar os moradores de Simpatia a não perder o que de mais precioso eles podem oferecer aos seus filhos, a escola? Onde crianças que acordam às 3h vão conseguir aprender? Acredito que nem com muita força de vontade, esta é hora de dormir, sonhar e acreditar em realizar sonhos.
Como ser humano, estas condições são desumanas. Só gostaria, Coronel, de me conformar com suas justificativas para não reconhecer estes empecilhos, para entender o porquê de quem preza pela excelência e resultados agora se mostra mais um coronel do que um gestor em educação.
Não se pode confundir e nem aceitar que o coronelismo tome de conta, vivemos em uma democracia que nos dá direitos que devem ser cumpridos. Assim, gostaria, Sr. Prefeito e Sr. Secretário, que perguntassem às mães de suas famílias se elas aceitariam expor os filhos a esta realidade de horário e estrada. Ou até que fizessem experiências reais com as vossas famílias, experimentar vocês estudando nas próprias condições que vocês querem oferecer.
Vão para Simpatia, levem seus filhos, netos e sobrinhos para acordarem às 3h da madrugada, pegar esta estrada, começar a aula às 7h30 e voltar para casa depois das 12h. Provem a situação por uma semana e depois escrevam para um blog ou site a “verdade” da incrível experiência que vocês e suas famílias participaram.
Só peço, Coronel, que repense suas atitudes e analise a situação. Você pode ter vivência de acordar cedo, mas não trate estas crianças como se elas estivessem em um quartel. Elas têm o direito à educação com dignidade, elas precisam ser crianças e acreditar que podem brincar e desfrutar do lado doce da vida.
Aqui estou eu, como cidadã petrolinense, apenas expressando o que os pais me relataram. Muitos deles até gostariam de estar em meu lugar, escrevendo, mas a realidade deles hoje retrata a falta de oportunidades que tiveram e o desejo de algo melhor para seus filhos.
A seca maltrata esse povo, mas pude ver que não tira o brilho dos olhos e muito menos o sorriso de Simpatia, que espera que agora a Terra dos Impossíveis, como é chamada Petrolina, possa convencer o prefeito e um coronel a darem um belo presente de Natal a todos os moradores que não desejam presentes caros, mas apenas uma escola que já existe.
Este povo clama o ano todo por chuva e acredita que sempre haverá um novo dia, que o mesmo Deus que lhes dá a vida é o que lhes faz acreditar em dias melhores, mais justos e iguais! Educação é o pilar essencial do ser humano, devemos deixar a infância ser aproveitada e vivida com a alegria de ser um eterno aprendiz.
Andréa Santana/Leitora
verdadeiramente.
atitudes assim mostram que a educação de PETROLINA está nas mãos de um CORONEL, que desconhece a forma de como lidar com a educação escolar, e não nas mãos de um gestor em educaçação
mas se o próprio prefeito se comporta como um general o coronel secretario
não pode toma atitude diferente. pra ser certo teria de ser secretario coronel
não coronel secretario.
o secretario deveria deixar a batente dele e ir começar a fazer a diferença como cidadão comum, nossas crianças já não tem uma qualidade que deveria e agora querem que as dificuldades aumentem para que elas frequentem o meio escolar!
Queremos sempre o melhor aos nossos filhos e aos filhos desta sociedade sofrida e cansada dos descaso dos governantes. A nossa realidade morando na sede é outra, não precisamos enfrentar estas estradas, mas vai viver esta realidade e logo veremos que estudar se torna um tormento. Se não cuidarmos para que estas crianças acreditem que estudar é preciso eles vão tomar os mesmos ensinamentos que seus pais tiveram ” a escola da inchada”.
Quem é mãe sabe que acordar cedo já é uma grande obrigações para os filhos, mas acordar de madrugada tenho certeza que se torna quase um castigo! O secretário deveria colocar estas regras em sua casa não nas casas dos outros, mas isso é o que dar Sr. Prefeito colocar pessoas fora da nossa realidade, ele deve ter treinamentos de quartel, mas vai enfrentar este cerqueiro todo! Vamos abrir os olhos para que nos representa… Cadê o vereadores? Lembrem-se são o povo que colocam vocês para nos representar! Queremos da parte de vocês a mesma indignação!
Demorei a digerir quando li este artigo, mas sabemos que tudo pode, não é Sr. Prefeito quando temos poder, utilize o poder que o povo te deu e mostre que trabalha pelo povo e quer o melhor! Não maltrate mais ainda este povo que sofre e clama sempre por Deus, antes pedindo chuva e agora devem também por escola, tenho certeza Sr. Prefeito que este povo quer uma realidade diferente aos seus filhos, querem mais oportunidades, não deixem que sonhos sejam adormecidos, co contrário, deixem realizar e que mais tarde eles tenham orgulho do prefeito da cidade!
Parabéns, Andréa, pelo texto, relato. E com muito pesar que leio esta noticias pensando estar em uma época que nem eu vivi, o Coronelismo. Que suas palavras emocionadas possam pelo menos ajudar este povo, que sua mensagem chega aso nossos representantes maiores, porque não é possível que os poderes deixem tudo ser feito, mesmo seno errado. Estou confiante que o pai da nova semente, não deixe que a semente de SIMPATIA não gere frutos, seria ir contra, Sr. PREFEITO, aos seu plano de governo que era levar a escola o mais próximo possível do seu povo. Como diz, Andréa, que a terra dos impossíveis possa tornar possível este sonho continuar sendo real!
Não conheço simpatia, mas já me solidarizo pelo seu medo, porque como mães sabemos, que educação é o maior bem que podemos oferecer aos nosso filhos! Que Deus tenha misericórdia de vocês e que Ele possa tocar o coração do Sr. Prefeito e Sr. Coronel para não tornar possível este fechamento! Estou em oração por vocês!
Coronel!
Eu estive em Simpatia em visita a alguns amigos no mesmo dia que o senhor foi dar o ultimato do fechamento da escola. Lamento não ter encontrado com a Vossa autoridade para questioná-lo sobre a sua decisão que dar mostras do poder de gestão que a educação de Petrolina está tendo. Em plena democracia, um toque de recolher da educação.
Espero mobilizar pessoas que tem o senso do equilíbrio para derrubar essa ideia desastrosa que coloca os moradores de Simpatia em estado de choque e porque não dizer de sítio.
É muito fácil ludibriar essa gente humilde, pois eles já estão debilitados com a seca castigante naquela localidade e ainda por cima sofrem com a falta de assistência médica.
O senhor não tem a menor ideia da repercussão dessa notícia na região. Gostaria que seus argumentos fossem plausíveis ,para justificar o fechamento de uma escola. Será que esse tipo de gestão diferente da normalidade educacional no Brasil e no Mundo ainda tem respaldo nos dias de hoje?
Sinceramente, eu não acredito que essa decisão vá a cabo, pois está fora dos padrões democráticos do nosso País.
Espero que essa notícia monstruosa, arquitetada pela conivência de um prefeito e executada pela voz ditatorial da educação, chegue até o gabinete do ministério da Educação da Presidente Dilma, para ver como é que vai ficar.
.
Absurdo!
Realmente nos dias atuais ainda existir atitudes como essa,principalmente quando se fala tanto em educação para todos.Estão esquecendo o que diz um dos artigos da Constituição e da LDB que fala que:”Deve haver Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”;Sendo assim,se isso realmente acontecer este artigo será violado e mais uma vez o cidadão será desrespeitado.
O Educa o Analfabetismo continua!
Nossa que realidade,sabe o que isso significa a falta de respeito e o não querer que todos tenha conhecimento e apredizado e que seus direito nao seja reconhecido, assim continua com o famoso clientelismo,vamos divulgar todos tem direito a educação,Parabéns Andrea pela atitude são de pessoas assim que o nosso brasil Necessita.
como pode? cada vez menos acredito nos políticos atuais. Os currais tem mais simpatia! Mas, a hora do povo dar a resposta a prefeito e no ano de eleição, há quem diga que a 1ª dama é candidata, o que que ela acha desta realidade?
O povo de Simpatia agradece a todos que abraçaram esta causa, hoje conversando com os moradores de lá, eles falaram que o Sr. Secretário e a Diretora já falaram que eles devem matricular as crianças em Cristala ou e outra escola, ou seja, já deve está sacramentada a decisão do fechamento da escola, Mas, acho que podemos rever esta situação, pois enviei alguns e-mails: para vereadores, prefeito, 1ª dama entre outras pessoalidades, obtive resposta de dois. Dr. Persio Antunes (Vereador) dizendo: Jovem Andréa, Muito obrigado pela informação! Gostaria de te dizer que sou contra fechar escolas, creches, hospitais, etc. É através de pessoas como você que podemos mudar a forma de ver e fazer as coisas na administração pública, sugerindo, cobrando, fazendo críticas construtivas e até reclamando que é um direito de todo cidadão. Quero informar que encaminhei essa mensagem para o prefeito e vou aguardar retorno e a Andréa Lossio (1ª dama) respondendo: Andréa, compreendo e te entendo. Já passei para conhecimento de Julio. Grata! Gostaria de mais respostas, continuo no aguardo para repassar essas informações aqui. Mas, desde já, sabemos que não devemos esperar muitos dos políticos, acho que como cidadãos lutamos mais, por nossas causas. Assim, estou agora enviando este fato para o Ministério da Educação pra eles revejam os conceitos de projetos como: Educação para todos, afinal o nosso Prefeito Julio, é aliado da atual Presidenta.
Só esperaram a saída da grande pessoa e ex: vereador Dedé da Simpatia, para tirá o município de Simpatia do mapa, sem escola, sem posto médico…falta tirá mais o que para o município não existir Prefeito?
Que grande pessoa você é Andréa Santana, lutando por aqueles que não tem patente e armas contra um coronel secretario.
Indignação só retrata parte do que tenho sentido a respeito dessa forma de fazer política atualmente… é triste e lamentável nos depararmos com essa triste realidade!
Sou cidadã petrolinense e graças à Deus, ao esforço e empenho meu e de meu marido, temos condições de proporcionar às nossas filhas uma boa educação “sem” que para isso tenhamos que depender diretamente de políticos… mas isso não faz com que eu me ausente desta realidade e me esconda dos fatos.
É uma causa que faço questão de pronunciar meu desgosto e GRITAR para que os responsáveis -os que se candidataram e se propuseram estar a frente nos representando- estes ‘nossos políticos’ sintam-se verdadeiramente responsabilizados pelo caos que essas famílias estão temendo.
Todos nós temos OBRIGAÇÃO de cobrar resultados!!!
Meus parabéns, Andrea pela atitude de abraçar essa causa,com certeza se mais pessoas tambem se manisfestassem em prol do outro,,nao teríamos tanta desigualdade e injustiça,principalmente na nossa cidade no qual nao podemos contar com esse prefeito. Sendo que o mesmo era quem deveria fazer mais pela educação e não tira-la de quem precisa.
Agora vamos ve se lossio tem coragem se pronunciar…
O pior é que escolhemos mal nossos representantes, neste caso enviei e-mail para todos os vereadores, só quem respondeu foi Dr. Persio. Como pode? Procuramos quem pensamos q pode ajudar e o silêncio e descaso é o que vemos! Um pena, vamos que vamos porque nestante chegamos a mais campanhas eleitorais e vamos ver o que eles prometem de “mentira” para educação.
É triste reconhecer más o retrocesso na educação de Petrolina é muito maior do que se possa imaginar, estão querendo transformar nossas escolas em verdadeiros Quarteis.
Infelizmente precisamos admitir que enquanto a politica, estiver atrelada ao processo mais importante na vida do cidadão que é a Educação, o resultado será este, pois não existe preocupação real com a EDUCAÇÃO e sim com a promoção de pessoas e seus agregados, sabe-se Deus o que se tem em troca, para que todas as deliberações por este CORONEL tomadas, nada pode ser revogado aos olhos do Prefeito todas as decisões por o mesmo executadas se quer são questionadas, ou seja,realmente os Petrolinenses tem muito com o que se preocupar. Contudo, Não podemos nos calar e dentro da legalidade denunciarmos a quem de direito soluções urgentes a todos estes desmandes.
ACORDA PREFEITO!!!
Realmente as autoridades n estão dando o mínimo valor a educação, já n basta a desvalorização do professor q tanto busca e estuda, agora estão querendo acabar com as escolas, isso é um absurdo !!!Espero q o prefeito reflita e pense q esse é único bem q essas crianças possuem .Parabéns Andréia pelo artigo.
Edvania Fonseca .professora da Escola Prisma em Juazeiro Ba.
O nosso prefeito não anda se importando já que é um povoado não tem muitos recursos, vergonhoso é, porque o site da Prefeitura não informa os fechamentos, inclusive este site é só de auto promoção já que só fala das coisas boas, e quem visitar o site hoje vai ler que na tarde de ontem ele visitou nova semente, porque o prefeito nãoa ceita a sugestão da leitora e passa uma semana pela experiência que eles querem propor as crianças de Simpatia! Os vereadores são fantoches e não pode nos ajudar!
VERGONHOSO! A cidade que mais cresce no interior, deveria também ser exclência nos serviços públicos!
estou longe de petrolina, mas nao pensava que pudesse nos tempos de hoje ficar triste com noticias, como essa, afinal estamos acostumadas a noticias que engrandece a nossa cidade.
Quem era JULIO? mas, quer saber quem realmente é a pessoa dê o poder a ele! Infelizmente vivemos em um país que pagamos muitos impostos,mas não aproveitam de forma adequada todo este dnheiro, basta observar as reportagem de corrupção, porque muito dinheiro vem, mas não podemos ver pra que contas e bolsos eles chegam!
Obrigada Andreia e a todos que estar abracando nossa causa.sou uma das tantas maes que estar na luta,eu tambem estava na visita que o coronel vez a escola,nós tetamos mostrar a realidade,como nossos filhos sairiam prejudicados com esta mudanca,pois a escola tem um excelente ensino, nos mostra isso que nesta terca 2 alunos foram ganhadores,um que ficou em primeiro na olipiada de matematica e outro em segundo no expresarte,e nossas criancas tendo que acordar demadrugada,percorrer estrada em pessimas condicoes,nao tera o mesmo entusiasmo eo mesmo aprendizado,mas o coronel tratou nossos filhos como se fossem objetos,nos sentimos na epoca da ditadura,ele se mostrou irredutivel,e enquanto argumentavamos disisperadas,ele e sua equipe ironizavam.Sh JulioLossio seja mas humano e se coloque no nosso lugar,nao nos tire a unica coisa que temos,nao desistiremos tao facil.obrigada mas uma vez a todos.