Num comentário feito ao Blog, o ex-vereador de Petrolina, Padre Antônio Moreno, resolver entrar na polêmica envolvendo a intenção da prefeitura municipal em doar o terreno do antigo Colégio Motiva para um grupo de empresários de call center que deseja se instalar na cidade. Padre Antônio, claro, é contra.
Confiram:
Nossos municípios estão carentes de movimentos sociais comprometidos com um desenvolvimento que saiba aliar o crescimento econômico e social, sem comprometer o meio ambiente e o patrimônio público. A sociedade civil organizada em movimentos, sindicatos e outras organizações voltadas para algum segmento ou setor da sociedade não pode mobilizar suas forças apenas para as suas causas e interesses internos de seu segmento.
Nenhuma família, nenhum sindicato, nenhuma associação ou movimento pode permanecer indiferente ao contexto onde está inserido. Sem nenhuma vinculação com o recente Movimento “O Vale acordou”, me pergunto: é urgente despertar da letargia, do torpor, da indiferença diante das ações do poder público das três esferas, municipal, estadual e federal. Causa impressão que a população em geral, seja mais crítica em relação às ações e políticas do poder público federal, mas permanece passiva e indiferente às ações do poder público no seu município.
Como pode os movimentos sociais, associações de moradores, sindicatos e até mesmo os partidos políticos que se dizem defensores dos trabalhadores, de políticas voltadas para as populações mais excluídas assistiram passivamente a uma proposta como a de doar o patrimônio público para empresários apenas com a justificativa de que o empreendimento vai gerar empregos!!! Sinceramente, isso é inconcebível, é um absurdo. A venda de várias áreas do município já foi um erro e um prejuízo, imaginem presentear!!!!
Ninguém venha me dizer que não entendo dessas coisas! Eu sei da prática de dar incentivo para que empresas, fábricas e indústrias se instalem em determinado município. Embora exista essa prática, os cidadãos comprometidos com o destino de sua cidade são chamados a analisar os casos, que incentivos são esses, se há mesmo necessidade e outros aspectos.
Fazer perguntas não ofende ninguém:
O poder municipal deve contribuir para a geração de emprego no seu município. Mas a empresa, o grupo empresarial também precisa de trabalhadores, de operários, de profissionais para o seu empreendimento se concretizar, prestar o serviço e lucrar, aumentar o patrimônio da empresa. O empreendimento não faz favor algum contratando os profissionais de que precisa. Sem os profissionais, nenhuma empresa se instala ou funciona.
Por que nós (digo nós porque o patrimônio é público, é nosso, é do povo, e não da prefeitura) vamos doar um patrimônio no valor de 5, 8 ou 10 milhões de reais para um grupo empresarial só pensando no número de empregos que vai gerar??
Esse grupo quer se instalar aqui porque já foi feito o estudo prévio e já foi constatado que é viável economicamente para o grupo. Eles vão auferir muito rendimento, vão crescer economicamente, aumentar o patrimônio e nós vamos perder um patrimônio público que poderia ser utilizado em benefício de toda população que é a proprietária.
Além da proposta de ceder o terreno por um tempo determinado, ou arrendar, existem outras formas de o poder público colaborar para a geração de emprego. Por exemplo, qualquer coisa em relação aos impostos e taxas cobradas pelo poder municipal. Por que outras empresas que querem se instalar aqui procuram comprar áreas de particulares para o seu empreendimento e algumas logo procuram o poder municipal com esse tipo de proposta: doação!
Padre Antonio Moreno/Ex-vereador de Petrolina
Peço a atenção dos leitores. Sabemos sim da prática do é dando que se recebe, mas aqui eu não acredito que receberemos apenas empregos,e uma nova empresa, deve ter gente recebendo muito mais!!!! Dê um terreno menos valorizado, ofereça isenção de impostos, mas dar um imóvel no valor de 10 milhões é achar que somos otários! Esta sendo trocado.
é um absurdo, vamos ter cuidado petrolinenses, pois é capaz que o prefeito queira vender, a cathedral, concha-acústica, praça D.Malan, o prédio da prefeitura, parque Josefa Coelho, etc.
aldo pode ser pior pela pratica ele pode querer dar esse lugares
Regineide Andrade
Concordo com padre antônio Moreno, eu não acredito que a nossa população acredite que esta historia de doação seja verdadeira, que esse papo de gerar emprego seja verdade. Acorda Petrolina e vamos defender o que é de direito de nossa cidade.
PERGUNTEM AO SR.IVAM , ANTIGO PROPRIETÁRIO DO MOTIVA,SE ELE JÁ RECEBEU O DINHEIRO DA VENDA DESSE PRÉDIO,ACHO QUE AINDA ROLA NA JUSTIÇA.
3 mil empregos, mesmo pagando um salário mínimo, vai fazer circular mais de 2 milhões por mês em Petrolina, em torno de 25 milhões por ano. É preciso fiscalizar, mais perder esse empreendimento é dar um tiro no pé.
indignado com os fatos.
Eu cidadã petrolinense, me sinto muito triste com os políticos de credibilidade de nossa cidade, tais como; dr. Osvaldo, Dr Geraldo, O proprio vice Guilherme, vendo todo esse desmando em nosso município, e ficam de boca calada. está beneficiando quem. Venda do matadouro, venda do CEAPE ( já se fala até quem seria o comprador), no mesmo caminho esta indo o PARQUE JOSEFA COELHO, é só observar o que acontece com os outros, que terão a certeza. sempre começa com a falta de descaso, sucateando, para em em seguida vir o bote. Senhores políticos petrolinenses, tomem a frente de tantas desordens cotra o povo da nossa cidade, se não vocês também, ficarão desacreditados por tantos eleitores que lhes respeitam. Façam, uma analise, vá em cada seguimento, dê a suas opiniões, porque é isto que seus irmãos de petrolina esperam. Já ouvi a respeito do ceape alguns permissionários, que se dizem amigos de Dr OSVALDO, dizendo que ele não permitira que petrolina fique sem um mercado do produtor. Não sei confiados em que. Nenhum deles nunca deram as caras por lá para darem nenhuma esperança para ninguém. Alguns permissionários mais antigos até já vieram a óbito. ( D. MERCÊS ) A senhora chorava todos os dias sem saber qual seria seu destino. Este é o meu desabafo.
e a cooperativa de catadores do raso da catarina que funcionavam la e gera renda para 20 familias onde sera que estao.
Eu, assim como vários microempresários de Petrolina, também gero empregos e, em troca, a prefeitura tira nosso couro em impostos. Porque um grupo de call center pode chegar aqui e receber na faixa um imóvel muito bem avaliado?
Enquanto estava vendendo eu não me pronunciava. Mas doar? Eu nunca entendi a lógica disso, desde quando vi Fernando doar um terreno da prefeitura p River shopping. Qual a lógica disso? Pq não faz um contrato de locação, com devolução do imovel prevista caso o Call center vá embora? Já não basta o incentivo fiscal de não pagar impostos e a mão de obra barata da região?
Se a empresa for embora, ocorre a desafetação e o imóvel volta para o patrimônio do Município.
Nós Petrolinenses estamos cada dia isatisfeito c/esse Prefeito Dr. Julio L.Balão Ele estar querendo vender toda Petrolina, Mas ele não é filho de Petrolina!!!! Tem Gente Grande Ganhando e muito c/isso(A VENDA) Vergonha esse Prefeito que ai estar…. O Pior Prefeito que Petrolina já teve….TEMOS QUE VOTAR NULO… NULO È O MELHOR… Mas tudo isso que ai estar acontecendo o culpado é Dr Osvaldo Coêlho e Geraldo Coêlho que confiou nesse Dr.Julio Lossio, Coisa que a Familia Coêlho trouxe pra nossa cidade o desenvolvimento a Irrigação e agora esse Prefeito jogando o nome da Familia Coêlho na lama…. Uma Pessoa dessa não merece mas o voto dos Petrolinenses(Dr.Julio L.Balâo.)…(VERGONHA)
RESPEITEM O PATRIMÔNIO DO POVO.
VAMOS AS RUAS MINHA GENTE EXIGIR QUE SE COMPRE UM TERRENO E CONSTRUA SUA EMPRESA.
ESSE PATRIMÔNIO É NOSSO E LA DARIA UMA GRANDE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
TUDO DESSE HOMEM É PRA DESTRUIR O QUE É DO POVO.
DOAR PROS RICOS UM PATRIMÔNIO DO POVO DE PETROLINA,ONDE PODERIA SER CONSTRUÍDO UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
SEGUNDO DIZEM AQUELE PATRIMÔNIO CUSTA APROXIMADAMENTE UNS 10 MILHÕES DE REAIS.
VAI UM POBRE ABRIR UM PEQUENO COMÉRCIO QUE A VIGILÂNCIA CAI EM CIMA EXIGINDO MEIO MUNDO DE CERTIDÕES.
VEREADORES SE CALAM PORQUE.
ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO QUE É O GUARDIÃO DO QUE É DO POVO NOS AJUDE.
Hoje não fazem politica como antigamente onde os Prefeitos faziam doação de terrenos,, Como o Prefeito de Petrolina Joâo Barracão que passou pra Prefeitura um Terreno que Hoje é a Praça Dom Malam e Maria Auxiliadora… Isso é que era fazer uma cidade desenvolver Como a Familia Coêlho que contribui e muito pra isso tambem… Agora esse que ai estar se comprometeu c/alguns empresarios no ramo de Imoveis e agora tem que fazer doaçâo de varios terrenos e logradouro Publico… VERGONHA ESSE PREFEITO Dr.JULIO L.BALÂO(VERGONHA,VERGONHA)
VEREADORES,DEPOIS VOCÊS VÃO PRECISAR DO POVO DE PETROLINA.CONTINUEM DANDO AUTORIZAÇÃO PRA ESSE HOMEM DESTRUIR TUDO QUE É DO POVO E DEPOIS VOCÊS VÃO QUERER VOTOS AI VAMOS DAR O TROCO NAS URNAS.VOCÊS NÃO MAIS SERÃO ELEITOS SERÃO VARRIDOS DA POLÍTICA JUNTO COM ELE.
É DE ESTARRECER COMO EM PETROLINA O PATRIMÔNIO PÚBLICO SE VENDE TUDO,FAZ DOAÇÃO E PAGA ALUGUEL PARA MANTER ALGUMAS SECRETÁRIAS COM DINHEIRO PÚBLICO.PENSA QUE NÓS SOMOS BESTA.
ESSES VEREADORES ESTÃO DE ACORDO SEM NEM SABER QUEM É ESSA EMPRESA SE VEM PRA PETROLINA MESMO OU É CONVERSA FIADA.PRESTEM ATENÇÃO VEREADORES PRA VENDER O ESTÁDIO PAULO COELHO INVENTARAM ATÉ QUE VINHA UMA SELEÇÃO QUE VAI DISPUTAR A COPA DO MUNDO PARA TREINAR EM PETROLINA,TUDO CONVERSA FIADA PARA VENDER O ESTÁDIO.SE VOCÊS NÃO SABEM MAIS NÓS SABEMOS.
Parabéns Padre Antônio , por estar defendendo nossa Petrolina coisa que muito vereadores não fazem… Petrolina estar esquecida esse prefeito tem que pensa e refletir em suas atitudes. parabéns padre