Artigo: Leitor denuncia abuso dos ‘paredões’ de som de candidatos a prefeito de Petrolina

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2012 às 20:25

O leitor do Blog Manúbio Rodrigues relata mais um fato ocorrido na noite do último dia 26 de setembro, por conta de ‘paredões’ de som de campanha dos principais candidatos a prefeito de Petrolina, que chegaram a atrapalhar o andamento das aulas no campus da UPE.

Ele conta que havia uma equipe da EPTTC no local, mas nenhuma providência foi tomada para diminuir o barulho. Confiram o desabafo do leitor:

Venho através deste realizar, de maneira muito indignada, abuso por parte das coligações eleitorais dessa cidade de Petrolina, ocorrido no dia 26 de setembro de 2012, das 19h às 21h, quando as três principais coligações das eleições municipais (13, 15, 40) instalaram PAREDÕES na entrada do Campus Universitário dessa cidade.

Informo que o som estava tão alto que prejudicou em muito o andamento das aulas na UPE, sendo que algumas turmas estavam fazendo provas nesse momento.

No local do fato havia viatura da EPTTC (mais especificamente a UNIDADE 3, PLACA NVX 7780). Ao serem indagados sobre o porquê que estavam permitindo o fato, e não agiam de acordo com suas atribuições, já que se tratava de carros, o efetivo da mesma simplesmente agiu com desdém, zombando das queixas dos alunos da referida Universidade.

Os agentes de trânsito foram informados (RELEMBRADOS) que existe uma portaria do Ministério Público Eleitoral (Portaria nº 01/2012), que proíbe a utilização de carros tipo paredões em campanhas, além do fato de vedar a propaganda que perturbe o sossego, seja com algazarras ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, sendo indicado que sejam apreendidos os veículos que se enquadrem nesse tipo.

Quando a guarnição da EPTTC foi informada sobre a Portaria, responderam que estavam cumprindo ordens do Diretor-Presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, de que não deveriam fazer nada, ou seja, serem coniventes. Mas bem sabemos que para fazer o que a regulamentação legítima indica não se precisa de ordens, e havendo descumprimento daquela, quando se tem o conhecimento da mesma, incorrem em prevaricação.

É diante dos fatos que venho manifestar-me de maneira indignada, com o desrespeito para com a coletividade.

Manúbio C.Rodrigues/Leitor

Artigo: Leitor denuncia abuso dos ‘paredões’ de som de candidatos a prefeito de Petrolina

  1. andre alves disse:

    Caro Manúbio, a prevaricação não está somente por parte da EPTTC não, todas as fiscalização receberam ordens para não agir até o dia da eleição, você conhece algum que recebeu multa neste período, cadê os fiscais da prefeitura, não podem agir pois tiram voto de Julio.

  2. XXXX disse:

    Isso é uma falta de respeito, com o sossego público, na orla mesmo é impossível dormir, pois já ocorreu de até bateria colocarem aqui. O maior problema é que as autoridades policiais se não tomam providencias e para completar o 190 ninguém atende, esse é o Brasil, essa é Petrolina.

  3. fernandes disse:

    isto e verdade mesmo tem parerdao para todo lado e paredao do 15 do 40 do 13 so ainda nao vi do 50 sim todas as motocada ou caretas esta a epptc na frente e todo mundo atraz fazendo o que quer baderna motoqueiro sem capacete criança em carrocerias porta de veiculo parece banco e ai epptc vou trabalhar sem capacete amanha ja que esta tuto liberado (sera que e nao va na contra mao)

  4. Adriana disse:

    Estes paredões são um inferno. Não respeitam lugares, nem a paz de ninguém. Deveriam ser proibidos.

  5. Aparecida disse:

    Gostaria de denunciar também que neste domingo às 20 horas na avenida paraíba houve uma carreata da vereadora Maria Elena Alencar a atual presidente da câmara de vereadores de Petrolina, fazendo muito barulho com fogos e som muito alto em frente a Igreja Batista em pleno horário de culto agindo sem ética e desrepeitando a lei. A igreja ficou indignada por esse abuso por parte dessa candidata.

  6. indignada disse:

    Aparecida a carreata da vereadora Maria Elens passou na mais perfeita paz , não venha jogar veneno onde não existe vc deve ser eleitora de algum candidato a vereador do bairros e se sentiu icomodada pelo brilho da carreata, pq foi a carreata da paz, da familia e dos amigos que querem Maria Elena de novo.

    1. Aparecida disse:

      Indignada quero te dizer que não só eu mas muitas e muitas pessoas se indignaram com a falta de postura e ética da candidata Maria Elena presidente da camara de vereadores que infrigiu a lei, porque sua carreata passou em frente de uma Igreja em pleno horário de culto, não respeitando seus eleitores que existem por lá, atrapalhou o culto com o barulho, achando que vai ganhar muitos votos com isso. Eu não voto em candidato do bairro não reconheço qualquer um deles.

  7. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    ninguém odeia paredões mais do que eu, mas convenhamos que é muito complicado de coibir isso!!!
    o guarda ou policial, além de geralmente ter muitas outras coisas para cuidar em epoca de eleição, tem sempre aquele receio de que o ato seja interpretado como perseguição.
    por exemplo, se o diretor da EPTTC apreende um carro de Fernandinho/Odacy por causa do som, a imprensa ia fazer um estardalhaço em cima do caso, iam dizer que tão querendo calar a democracia e blá blá blá!!!
    gostaria muito que paredões, bandeiras e cavaletes em vias públicas fossem proibidos, mas é muito complicado!!!

  8. Eliz disse:

    A carreata da vereadora Maria Elena, foi normal como qualquer outra que passasse. Ela está concorrendo novamente as eleições e está como uma das mais cogitada a ser reeleita, isso deve incomodar a muitos por ser uma mulher guerreira e destemida. Mas ninguém vai ofuscar o brilho dela!!! Parabéns vereadora Maria Elena, pela bela carreata!

    1. Aparecida disse:

      Parabéns pela falta de postura e desrespeito dessa canditada até com seus proprios eleitores, ela deve é conquistar as pessoas e não indigna-las, Ela mora quase próximo a igreja e passou em frente da mesma com muito barulho infringindo a lei. Volto a dizer que eu não voto em candidato do bairro eu não moro nesse bairro.

      1. Alencar disse:

        APARECIDA, TODOS OS CANDIDATOS FIZERAM CARREATAS, PASSEATAS, MOTOCADA, TUDO COM RELAÇÃO A CAMPANHA, PORQUE ESSA PERSEGUIÇÃO COM A VEREADORA!

        1. Aparecida disse:

          O problema é que ela passou justamente em frente à igreja com muito barulho no momento culto, faltou com respeito.

          1. Alencar disse:

            APARECIDA, VOU PEDIR DESCULPA EM NOME DA VEREADORA AOS FIEIS DESTA IGRAJA NAO TÍNHAMOS A INTENÇÃO DE ATRAPALHAR O CULTO, DA PRÓXIMA VEZ SEREMOS MAIS CUIDADOSOS!

  9. Beto disse:

    diante de tudo isso, cabe aos eleitores responderem nas urnas, votem na opção do PSOL e mostrem aos endinheirados que a população não aceita esse tipo de campanha.

    Os estudantes, que deveriam ser a parte esclarecida da população, tem que mostrar sua força nas urnas, não apenas reclamar na internet.

  10. Eder disse:

    A solução é bem simples: banir carros de som e fogos de artifício das eleições…. Nossa, seria o céu!!! Aliás, acho que carros de som deveriam ser abolidos de modo geral, porque considero uma violência ao meu espaço sonoro e meu direito de escolher o quero ou não ouvir… Em tempos de TV digital, tablets, smatphones, internet sem fio e 3G, esse modo de fazer propaganda, do início do século passado, já deveria ter sido extinto!

  11. Barros disse:

    Levando em conta também que além dos Paredões fazendo barulho, atrapalham o trânsito, que já não era bom, em Petrolina com as carreatas, os Guardas de Trânsito estão parando o trânsito para dar vez a carreata. Levando em conta que nesta saba na Cohab Massangano, colocoram o Caminhão do fechando uns dos acessos ao bairro, o da Feira. Cadê as autoridades responsáveis por isso ?

  12. michelly bezerra disse:

    Eu tô enjoada com essa campanha, os políticos querem conquistar os votos no tapa, é quem grita mais, quem faz mais zoada…ridículo! a confusão só parou com a chegada da polícia.

  13. Josy disse:

    Também fui prejudicada pela carreata de Maria Helena, e olhe que votei nela nas eleições passadas, mas fiquei com muito ódio pois estava me dirigindo ao aeroporto e fui atrasada pelas dezenas de carros que percorriam a avenida 7 de setembro e eu simplesmente tive que ir atrás ouvindo aquela anarquia, adolescentes sentadas nas portas dos carros, um absurdoooo, nunca vi tanta anarquia….além de um monte de gente em pé na carroceria de um carro….estão cuspindo nas leis enquanto dura o período eleitoral? que exemplo….eu mesma não voto nela mais por causa disso…..tô pensando em votar branco, porque nessas eleições mesmo foi o ápice do desrespeito.Me senti envergonhada de ser até brasileira…fiquei com mta vergonha de conviver com tudo isso e as autoridades acobertarem tamanha agressão aos direitos e garantias individuais do ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…