O diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Geraldo Júnior, faz neste artigo, embasado em sua formação de economista, uma análise realista da nova conjuntura do Nordeste brasileiro.
Confiram:
A análise da conjuntura sempre nos mostra delicadezas e fragilidades que muitas vezes só a longo prazo desnuda. É dentro desse pressuposto que é preciso analisar o atual dilema existente entre o Partido dos Trabalhadores – PT, que tem como maior líder o ex-presidente Lula, e o Partido Socialista Brasileiro – PSB, que tem como presidente o governador Eduardo Campos.
Quando sinalizo a necessidade de enxergamos nessa análise a longo prazo, dá-se em virtude do que está posto para a região Nordeste em termos de mudança do veio econômico e quais atores e com que interesse foi guiado tal percurso.
A verdade é que até o governo Lula a economia do Nordeste possuía como eixo central de crescimento o Estado da Bahia, pela sua extensão territorial, pelo complexo industrial e agroindustrial nos vários espaços que compõem o seu território. Entre Salvador, Feira de Santana e Camaçari estavam posicionados os principais elementos industriais e logísticos na inter-relação entre o Nordeste e o Centro-Sul.
Porém, com o Governo Lula, o veio econômico da região Nordeste migra para Pernambuco, alterando substancialmente a dinâmica espacial do trabalho e dos investimentos do Governo Federal na região Nordeste.
Para o Estado de Pernambuco foram carreados pesados investimentos à base de financiamentos do BNDES, isenção fiscal de Imposto de Renda, Imposto sobre Produtos Industrializados e ICMS em vários empreendimentos estratégicos, a exemplo da Refinaria Abreu e lima, do Estaleiro Atlântico Sul – EAS, da HEMOBRAS, da Transnordestina, da Transposição do Rio São Francisco, da instalação da montadora da FIAT etc.
O embate a que o Estado de Pernambuco e o País assiste nos dias atuais pela Prefeitura da Cidade do Recife entre o PT e PSB pôs em xeque o legado desse conjunto de obras que, sem dúvida, transforma a economia de Pernambuco e cria forças centrípetas de todo o nordeste na direção do Estado.
A luta fraticida só antecipou um embate que, quando esquecemos a análise de conjuntura, o curto prazo, e projetamos esse tabuleiro de xadrez mais adiante, só é possível enxergar que, o que se disputa, na verdade, é a paternidade do “novo Nordeste” em plena transformação.
Não podemos esquecer que a região, desde o início dos anos 80, é quem possui as maiores taxas de crescimento do PIB e, hoje, com esse conjunto de ações, possuirá num futuro próximo a capacidade de dar um salto qualitativo ainda maior.
O “velho” Karl Marx, em um de seus livros, escreve que existe uma diferença entre a aparência e a essência dos fenômenos políticos e nós, nos dias atuais, o que estamos vendo nada mais é do que a aparência das coisas, porque a essência é a disputa pelo legado de um “novo Nordeste”, apesar das contradições que existem. Mas os estrategistas petistas e socialistas possuem diante de si o desafio de mexer nas peças do tabuleiro de forma que possam mostrar para a sociedade brasileira a quem realmente foi, é, e será o melhor para o “novo Nordeste”.
Geraldo Francisco da Silva Júnior/Economista, Diretor-Presidente da AMMA-Petrolina
Esse rapaz, que se diz economista, na realidade não concluiu seu comentário ? ou quiz dizer que o Prefeito dele pode tirar Petrolina desta alavancada no crescimento do Estado de Pernambuco, devido a incompetencia da sua equipe? Acho que esse rapaz faz parte daquele percentual de pessoas com curso superior com dificuldade de leitura, talvez seja ele um dos estrategistas do plano de governo de Lossio. Porque pelo teor de sua análise econômica, kkkkk, vê-se seu conhecimento de Administração e Macro-economia. A AMMA, foi inovada em que na sua gestão mesmo? Eita equipe viu? seu Prefeito.O povo de Petrolina vai te nocautear nas urnas.
LAMENTÁVEL VER ESSE CIDADÃO, FAZER ESSA COLOCAÇÃO, QUAL REALMENTE A LINHA POLITICA DESSE CIDADÃO? ESQUERDA OU DIREITA?. ELE DEVERIA FAZER UMA ANALISE DA SUA PASTA QDO SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E MEIO AMBIENTE SERA QUE CONTRIBUIR MESMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E POPULAÇÃO CARENTE? AGORA VEM COM COMENTARISTA POLITICO HORA MEU VAI CUIDAR DA TUA VIDA. LEMBRE-SE O GOVERNO VERDE PERDER ELEIÇÃO TUA VAI PARAIBA OU VOLTAR PARA SALA DE AULA.
DEIXO PARA SUA MEDITAÇÃO UMA PARTE DA SUA FALA.
O “velho” Karl Marx, em um de seus livros, escreve que existe uma diferença entre a aparência e a essência dos fenômenos políticos e nós, nos dias atuais, o que estamos vendo nada mais é do que a aparência das coisas, …………………. E O QUE O GOVERNO VERDE FAZ AQUI EM PETROLINA.
EMBASADO NA SUA FORMAÇÃO… SEI!
até agora, a unica ação deste rapaz é puxa o saco de Julio Lossio