O Guarda municipal e professor Antonio Damião nos escreve, mais uma vez. Agora ele solicita ao empresariado local mais apoio ao futebol petrolinense. Confiram:
A cidade de Petrolina, Sertão de Pernambuco, está vivendo um momento ímpar, jamais visto ao longo dos anos. A mais nova sensação do momento é a presença do nosso futebol na série D do campeonato brasileiro. É fato, o Petrolina Futebol Clube, a Fera Sertaneja como é mais conhecido, está fazendo história no esporte.
É um privilégio para a cidade ver seu time em destaque no cenário nacional. Petrolina, em si, é uma cidade fantástica, porque alguém teve a ousadia e a coragem de pensar grande, teve uma visão futurística. Se todos nós, que apreciamos o esporte e queremos que esses garotos brilhem cada vez mais, é nosso papel como torcedor prestigiá-los e ajudá-los a galgarem pódios muito mais expressivos. Se houvesse apoio financeiro do empresariado local e de todos aqueles amantes de um bom futebol, não seria difícil vê-los na série B e porque não na série A da primeira divisão do campeonato brasileiro.
Caro empresário, veja isso como uma grande oportunidade para divulgação do seu produto ou marca, não olhe como um gasto a mais, e sim um investimento, pois muitos frutos serão colhidos. Uma equipe só pode firmar os passos subsequentes em outro nível, se houver uma fonte de custeio, a exemplo dos grandes clubes que têm seus patrocinadores oficiais.
Os recursos são imprescindíveis, há despesas com os jogadores, materiais esportivos, acessórios para treinamentos, viagens, hospedagens, e contratação de reforços para compor o elenco. Além disso, o salário do comandante da equipe, da diretoria, do médico que acompanha os jogadores, o massagista, a pessoa que cuida do uniforme e ter também um caixa reserva para eventuais surpresas desagradáveis.
O fluxo de despesa para manter uma equipe é muito alto, mesmo que tenha ajuda da Federação Pernambucana de Futebol. Pedro Manta, o técnico, e todos os jogadores, mostraram que têm potenciais e qualidades para irem muito mais adiante às competições. Hoje vemos com clareza que o esporte tem mudado a realidade de muitos jovens. Os grandes craques que brilharam ou ainda brilham nos gramados são oriundos, muito deles, da periferia.
O futebol tem salvado vidas e tem sido decisivo para a construção da cidadania e um futuro mais coeso e sólido na vida desses garotos. É como diz uma letra de uma música bastante conhecida: “Quem nunca sonhou ser um jogador de futebol?” Creio que muitos acalentaram esse sonho, eu mesmo fui um sonhador nesse sentido. Quando assisto a uma partida de futebol, relembro os velhos e inesquecíveis tempos de ouro, quando na época de colegial me entregava de corpo e alma a essa magia chamada futebol, imaginando algum dia brilhar em campo. Apenas um sonho que ficou para sempre eternizado nas lembranças.
Infelizmente, a vida nos surpreende com algo muito diferente daquilo que imaginávamos ou mesmo planejamos. Há muitos talentos em nossa terra. Nas peladas de bairro é possível enxergarmos um Ronaldo Fenômeno, um Galinho de Quintino (ZICO), um Neymar, o gênio do Santos, um baixinho chamado Romário (hoje Deputado Federal pelo Rio de Janeiro), um Bebeto da vida, que também tem cargo eletivo como Deputado Estadual, e tantos outros que encantaram a todos nós com maestria e jogadas geniais nos gramados.
Nos campeonatos regionais e locais há sempre a presença de um garotinho que tem habilidade com a bola nos pés e mostra um futebol arte. Quem é Daniel Alves? Qual a sua origem? Todos nós sabemos que o grande lateral do Barcelona e lateral da nossa Seleção Brasileira é da região do Salitre, lugar bem pertinho da gente, e quem diria que foi daquele solo vermelho e rochoso que saiu uma das grandes estrelas do futebol mundial.
Sua ascensão foi algo meteoro, do Bahia à Europa. Há muitos Daniéis Alves no anonimato esperando uma chance. É preciso que alguém os veja, e se houvesse uma aposta na pessoa deles, brilhariam de igual modo. A Região Nordeste não é só sequidão como muitos pensam, dispomos de craques em abundância, é uma fonte inesgotável de preciosidades que precisam ser vistas.
O futebol veio ao Brasil pelos ingleses e essa paixão tomou conta de todos nós. É muito lindo assistir a uma partida de futebol, principalmente quando torcemos por um time específico. A vibração das torcidas, as bandeiras, os gritos, as cores e a emoção tomando conta dos corações dos torcedores. É um show de cobertura e imagens, é um espetáculo admirável e sensacional.
Antonio Damião Oliveira da Silva/Guarda Municipal de Petrolina-PE e Professor de Matemática
CARO DAMIAO , NINGUEM MELHOR DO QUE EU PARA GOSTAR DE FUTEBOL,COMO VOÇE PODE PATROCINAR UM CLUBE QUE NAO TEM BASE,NAO TEM SEDE, NAO TEM TELEFONE E NEM DIRETORIA.PARA O EMPRESARIO PATROCINAR UMCLUBE ELE TEM QUE TER GAR ANTIAS QUE SEU DINHEIRO VAI TER RETORNO LA NA FRENTE,QUANTOS SOCIOS O PETROLINA TEM,,O CLUBE TEM QUE TER CONTINUIDADE DURANTE O PERIODO QUE ESTA FORA DO CAMPEONATO, HA MAIS DE DEZ DIAS QUE NAO APARECE NINGUEM DA DIRETORIA NOS TREINOS DO CLUBE,VOÇE ACHA QUE DINHEIRO SE ACHA NO LIXO.PORTANTO QUANDO SE TRABALHA SERIO O EMPRESARIO APARECE,TENHA CERTEZA DISSO.O PETROLINA NAO MERECE PASSAR O QUE ESTA PASSANDO.
MEU AMIGO E COMPANHEIRO DAMIÃO..INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER QUE COMO JA PASSEI PELO PROCESSO . DIGO QUE NUNCA VI TANTO DINHEIRO EM UM TIME TÃO LIMITADO COMO O QUE AI ESTAR…JA TIVEMOS JOGADORES MELHORES E NUNCA FOI DADO O VALOR QUE MERECIA…QUANTO A SERIE D…NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE PARTICIPAMOS….QUEREM RESULTADOS. A SAIDA É INVESTIR NAS CATEGORIAS DE BASE COM PARCERIAS COM AS ESCOLINHAS( esc. futebol do futuro, millenium, leão do norte, o mundo da bola..etc.) E AI VERA QUE O FUTEBOL É MAIS SIMPLES DO QUE SE PENSAM…MAIS OS APROVEITADORES QUE AI ESTÃO NÃO QUEREM POR QUE É EM CIMA DAS CONTRATAÇÕES DESES PERNAS DE PAU QUE ELES TIRAM O DELES…UM ABRAÇO..
É muito fácil solicitar ajuda financeira dos empresarios sem saber da real situação dos bastidores do futebol local…..quantas empresas ou fornecedores estão ser receber do clube (Petrolina)…….
Primeiro, a diretoria deveria ser mais transparentes, divulgue as receitas vindas de patrocinios, da Federação Pernambucana, da Televisão e principalmente da Prefeitura de Petrolina, que é recurso publico e deveria ter prestado contas a população.
Por que a camara de vereadores não solicita esse esclarecimento, já que tem recurso Publico……….