Artigo: O que é o Natal?

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2013 às 21:06

Neste belo artigo, a leitora e vicentina Maria Gondim demonstra o Natal é muito mais do que simplesmente degustar delícias gastronômicas da época. É tempo de perdoar.

Confiram:

natalSerá somente um dia de muita comida gostosa e bebidas? Não!

Natal é a alegria da família reunida. E, principalmente, a época de se dar muito amor, perdão e reflexão.

Vamos então refletir no que fizemos de ruim ou de bom durante o ano. Será que fomos bom pai, boa mãe, boa irmã, bom irmão, bom filho, boa filha, bom esposo, boa esposa?

Nesta vida, às vezes, somos surpreendidos com passagens desagradáveis, decepções, coisas que nos fazem sofrer. E, perante isso, como amigos?

Será que as nossas atitudes foram corretas? Fomos capazes de perdoar, ou, simplesmente, nos omitimos, nos fechamos para as pessoas que nos magoaram? Pensando egoisticamente e não nos motivos que levou o outro a ter este comportamento.

Vou falar uma coisa da qual me deparei tempos atrás: Há anos eu fui surpreendida com um folheto, que parece ter sido escrito pra mim. O mesmo dizia: “O momento é de prova? Ergue-te e aceita a vida, aceita as pessoas como elas são, pois não temos o poder de mudar nem a vida e nem as pessoas. Portanto, só resta aceitar não só a vida, mas, também as pessoas como elas são”.

E essa é uma grande verdade. E ao invés de exigir das pessoas e da nossa família, mudamos em relação a nós, vamos nos mudar em relação a elas. Vamos perdoar quantas vezes for necessário, vamos mudar a maneira de tratar os outros, vamos ser mais humildes, solidários, para com os outros, principalmente, com as pessoas que estão próximas de nós: Pais, filhos, irmãos e amigos.

Vamos tentar sermos melhores neste ano que se aproxima. Quem sabe ao nosso redor tem alguém precisando de um carinho, um abraço apertado e uma simples palavra como “Eu te amo?!”

Vamos fazer este gesto agora, pois amanhã pode ser tarde demais. E para finalizar vamos abraçar a pessoa que está a sua direita e dizer “Eu te amo e feliz natal”.

Por fim, “Senhor, quero passar o Natal com os que passam fome e frio, pois Cristo me ensinou que esse é o seu maior presente.”

Maria Gondim/Vicentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários