No mês em que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) completou nove anos de existência, o relato da psicóloga Fabiana Bezerra (foto) – formada pela instituição – é a mais pura tradução de que os sonhos podem, sim, transformar-se em realidade, e que o sertão pode virar mar.
Confiram:
No último dia 18 a Universidade Federal do Vale do São Francisco completou 9 anos de atuação na região. No dia seguinte eu, Fabiana Bezerra, negra, periférica, filha de um pintor e uma técnica de enfermagem, ex-aluna do Colégio Estadual Rui Barbosa, ex-aluna de um cursinho pré-vestibular ofertado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, na época, conclui o curso de Psicologia nesta Universidade, contrariando todas as expectativas sociais.
Hoje sou psicóloga formada por uma Universidade na minha terra-natal e tenho um sonho: um sonho de que mais alunas e alunos negros, oriundos de escolas públicas do sertão e do resto do Brasil, possam bradar neste palco como eu! Que mais jovens negros saiam da Univasf com seu diploma na mão! Só assim o sertão vai virar mar! Esses são os meus votos para os próximos 9 anos da Univasf!
Que a Univasf se pinte de negro e de todas as cores entre os alunos e professores. Que se pinte de operário e camponês, que a Univasf se pinte de povo, porque a Universidade não é patrimônio de ninguém. Pertence ao povo!(Che Guevara)
Fabiana Bezerra/Psicóloga pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
Parabéns Fabiana.
Não nos conhecemos, mas com certeza você torna-se exemplo de que quem luta conquista e reluz. O sentimento nato dos filhos destas duas cidades é que podemos sim ter nossos filhos formados nessa grandiosa UNIVASF.
Espero também que, como psicóloga, venha fortalecer essa área na região afinal sofremos pelo mal do século XXI, (depressão/solidão), e precisamos ouvir nossa gente.
Milhares de família pobres que vieram para Petrolina se deram bem, sem necessidade dessa política populista. Meus pais são analfabetos. 9 filhos. Vieram fugindo das dificuldades da situação do Sertão Central de Pernambuco. Todos os filhos estudaram plenamente em colégio público. Hoje são 6 com diploma de nível superior. Antes de Lula, a mobilidade social já era uma realidade, para quem se esforça. Graças a Deus, ninguém é rico na família, mas temos uma vida confortável. História igual a da minha família existem várias, muito antes dessa política petista.
Tão burro que nem sabe a diferença entre mobilidade social e êxodo social.
Tão burro que nem prestou atenção no texto.
O Jair Lima citou um exemplo de mobilidade social, que aconteceu com a família dele. O êxodo ocorreu antes, quando seus pais vieram para cá.
Preste mais atenção nos textos, antes de sair falando asneiras, senão você corre o risco de pagar um mico com essa sua pseudo-intelectualidade.
Parabenizo você, mulher negra e guerreira por transformar sonhos em realidade. Seu exemplo ajudará aqueles que por condições sociais adversas se esqueceram que é direito ter seus sonhos possíveis.
Feliz por minha amiga Fabiana Bezerra, um grande exemplo de mulher, batalhadora, firme, integra, humilde, fiel a seus princípios e sua ética. Parabéns minha amiga pela sua conquista, você conseguirá alcançar tantos outros degraus merecidos a grande pessoa que você é. Que outras centenas de pessoas possam também alcançar resultados iguais aos seus, você é um exemplo a ser seguido.
Tenho orgulho de você!!!!
Esse robertin deve ser da turma dos vermelhos, do tipo que usa expressões esquerdistas para agredir quem não comunga com a suas ideologias ultrapassadas. Para essa turma a única verdade é a deles.
Orgulho nosso simplesmente te amamos!!!!!!!!!!! Que sua vida seja sempre assim cheia de conquistas mulher guerreira……Parabéns!!!!!
Parabéns minha amiga.
Tenho MUITO orgulho de você!
Te amo minha irmã de pele escura! rsrs
=D
Orgulho de minhas raízes sertanejas, povo bravo, forte! Relutando contra todas as forças contrárias!
Por isso que apoio o ENEM, a cota para negros, índios e alunos de escolas públicas. Hoje vejo as universidades mais populares, um pouco menos elitistas. Quando me formei numa universidade federal em 1998, na minha turma não tinha nenhum negro, índio ou aluno de escola pública e, hoje estamos vendo uma verdadeira revolução social, isto não quer dizer que estou satisfeita com a nossa presidente, mas que muita coisa melhorou para a classe média baixa e pobre depois de Lula ninguém pode questionar.
Belíssimas palavras Fabiana. Sucesso!
Parabéns, Fabiana. É assim que tem que ser. Com certeza não foi fácil, principalmente depois do vestibular. Você com certeza teve noites mal dormidas estudando, ficou horas debruçada sobre livros e mais livros, discutiu com colegas por causa de trabalhos e mais trabalhos. Você ralou muito para atingir seu objetivo e não para ter autopiedade, como acontece com muita gente por aí. As oportunidades para estudar estão aparecendo, mas a galera tem que correr atrás também. Vejo com tristeza que alguns cursos estão esvaziados e muitos alunos não se dedicam. Para estes fica o teu exemplo.
Parabéns prima!!! Só nós sabemos de onde viemos e o que conquistamos!!!
Para muitos, pode parecer pouco, mas para nós,… só nós sabemos!
Abço e sucesso!
Parabéns!!!! Conheci essa mulher guerreira em Santo Antonio de Jesus. Hoje é uma amiga e madrinha, te admiro muito e te desejo muito sucesso nessa nova jornada.
Lembra? Quando eu crescer quero ser assim.