O radialista de Afrânio (PE), Geraldo Silva, faz um desabafo, neste artigo, sobre a atual conjuntura política do País, sem esquecer os últimos acontecimentos pós-eleições 2012 que marcam algumas cidades do Sertão do São Francisco.
Para Geraldo, parece que somente as leis não são mais suficientes para garantir um pleito, haja vista o que está acontecendo em Petrolina, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista, por exemplo. Confiram:
Antes do pleito, a justiça eleitoral dá um duro danado tentando coibir os abusos dos mal intencionados, que topam qualquer negócio para chegar ao poder.
Depois do pleito, a justiça dá um duro danado tentando corrigir os erros cometidos por aqueles que não respeitam a lei e conseguem êxito, usando as mais danosas falcatruas. Lei da ficha limpa, inelegibilidade, lei de responsabilidade fiscal, tudo foi criado em nome da ordem, na tentativa de termos progresso, mas como dizia o ator, nessa novela ser honesto e ver honestidade, tá puxado!
Se as leis existentes não intimidam os que afrontam a moral e a decência do país, o que podemos esperar do nosso Brasil? Ah! Agora recentemente Joaquim Barbosa, como relator do Mensalão, deixou o partidarismo barato de lado, partidarismo tão barato esse que, inclusive, rege o país em nome da desordem. Mas Barbosa deu exemplo de magistrado, aquele modelo cuja decência enche os nossos olhos de orgulho. Mas será que só Joaquim Barbosa ama esse país? Só ele é patriota? Ou as escolhas são feitas erradas em nome da política partidária?
Não sei o que sei, é que quase nada funciona no país do futebol, que por sinal, corre o risco de perder até o título de País do Futebol. Graças a José Maria Marín, que assumiu a CBF e a direção da seleção de uma vez só, tirou o esticado Mano que nada fez, e nomeou o arrogante Felipão que já fez algo, muito pouco, mas fez. Ou seja: porque será que tudo aqui tem que ser assim, em cima da bucha? Quase nada funciona, político não funciona, e até o que funcionava como a seleção, quase parou de funcionar. A nossa política é complicada.
Mas olhando pra nossa realidade, como estão as coisas por aqui? Petrolina vive uma briga interminável no campo político. Processos, e mais processos, tentativa de calar a boca da imprensa, é o que mais se vê nos últimos anos.
Santa Maria da Boa Vista perdeu o que pensava ter ganhado nas eleições: prefeito cassado, eleição anulada, novas eleições vão acontecer.
Em Dormentes um processo rola na justiça, onde o prefeito eleito, o empresário Roniere Reis, é acusado de compra de votos. Será que lá também haverá nova eleição? Daqui a pouco o país irá se preparar para gastar todo seu capital só realizando eleições, porque parece que a partir de então, no país onde a corrupção é predominante, uma eleição só não é mais o suficiente para decidir quem administra um município. Enquanto isso, o povo morre sem emprego, sem água e sem pão. Meu Deus, “a nossa política tá complicada”.
Geraldo Silva/Radialista
Quem dera, se a Justiça “funcionasse”…..Lucia Mariano não assumiria seu mandato…..o que ocorreu em Afrânio foi uma ava$$aladora troca de votos…
manda geraldo silva…..
Carlos Britto deve ter corrigido o texto e tirado os grosseiros erros ortográficos desse rapaz.
Ele quase estoura as urnas de Afrânio, sendo um dos menos votados…
Por lá, ele apóia o maior dos burladores de legislação eleitoral e outras existentes…. o Coronél que o povo não cansa de apanhar…
Porque ele não escreve um artigo sobre isso? Até quando o povo de Afrânio vai viver oprimido por políticos arrogantes e ditadores…
Olha o cara se achando e ao mesmo tempo escrevendo errado, coronel não tem acento agudo. Ironia e você, tudo a ver, huhuahuahuahuahuahuah
E o certo seria: “Ironia é você” e não: “Ironia e você”!
Eita amigop tinha nada haver com isso, mas vc errou de novo. Ele quiz falar foi ironia e vc mesmo, pra combinar com “Ironia e vc, tudo haver”. Preste mais atenção na hora de criticar os outros.
Valeu Juvenal, interpretação e correção gramatical não é o forte desse povo. Errar é humano, mas persistir no erro é burrice, huahuahuahuahuahauha
nessas horas e tanta gente querendo limpar o puleiro nas costas dos outros que dá até nojo!!!
BONITO DE LER, DIFICIL DE ENTENDER…………..FOI ESCRITO POR UM PARTIDÁRIO SUSPEITO QUE USOU A EMOÇÃO NÃO A RAZÃO………..JOAQUIM BARBOSA USOU A RAZÃO PUNIU QUEM LHE INDICOU AO CARGO DE MINISTRO E QUE PENSAVA QUE O MESMO LHE BENEFICIARIA, SE DEU MAL, 10 ANOS,10 MESES DE GRADE, A LEI PREVALECEU. TÁ QUE NEM O PADRE, FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO O QUE EU FAÇO. SE QUERE QUE O MUNDO MUDE,COMEÇE POR TE.
Ola gente, o que vejo em Afrânio é uma inveja muito grande desse menino, menino pobre, que vc que é partidário, adimirando ou não vem se destacando com suas colocações claras.
Ele que hoje é reconhecido em toda região como um grande profissional, mas uma vez solta o verbo e critica o sistema. Na verdade, aquí tanto de um lado como do outro, só Geraldo Silva tem mesmo coragem de criticar as injustiças no campo plítico e soltar o verbo qaundo necessário. Parabens Carlos Britto, por ter publicado um artigo verdadeiro e tão bem escrito.
Geraldo,
Você está de parabéns, a mais pura realidade. E como já diz Zé Ramalho:
Um país que é doente e não se cura
Quer ficar sempre no terceiro mundo
Que do poço fatal chegou ao fundo
Sem saber emergir da noite escura
Um país que engoliu a compostura
Atendendo a políticos sutis
Que dividem o brasil em mil brasis
Pra melhor assaltar de ponta a ponta
Pode ser o país do faz-de-conta
Mas não é com certeza o meu país
Meus Parabéeeeens Brilhante Texto, você é o caraaa!!!
Com certeza falou tudoo. Elogiar é muito booom, mas, melhor aiinda é ser reconheciido, que bom seria se todos pudessem reconheceer. É do ser humano gostar de ser admiirado.
O bom profissional gosta de ser reconhecidoo, as pessoas estãao cada vez mais intolerantees e se desgastam valoriizando os defeitooos dos outros…Talvez até veja como eu mais a inveja os deixam assim e levam a essa carência.
Como de Fato, muita Gente não para para avaliar isto tudo; ou mesmo pensar no assuunto, apenas ler com a intenção de criticar; É mais fácil ofender do que elogiar, procurar defeitos do que virtudes, eu sempre procuro ver o lado bom das pessoas;
Acho que tem gente querendo colocar Geraldo pra baixo, isso tem de montãoooo, eu não meço esforço para dizer o que eu realmente acho, inveja é algo que não faz parte de miim, reconheço o seu trabalho como profissional e admirooo!
Mais infelizmente só vemos pessoas fúteis valorizando coisas sem valoor.
Muito show o texto Geraldo Silva elogios sinceros e merecidoooos
geraldo silva esqueceu de frisar que os microfones da radio ditadura só estão abertos pra quem resa do rosario do ditador.
carlinhos por exemplo nunca teve espaço por la.
Sabe porque ele é muito mal educador pois se quiserce realmente fala alguma coisa ele teria marcado um dia e não envadido a radio como ele fez, ta bom pra você.
Agora vocês que vivem chamando certos politicos de isso e daquilo para e pensa oque ele fez e faz para essa cidade ,que tem tantos incrados e não admite que ele é o cara certo para Afrânio .
ha para não esquecer parabéns Geraldo Silva pelo o texto ,apesar de certas pessoas não darem o braço a torçe (…)
pra Carlinhos falar q fez isso aquilo!
no hospital conta os dias que tem medico.
Parabéns Geraldo Silva, realmente esse é o país que vivemos. País onde as leis são “faz de conta” estão redigidas no papel e nada de lá acontece. O que houve no período pós eleitoral 2012, é lamentável mesmo, o dinheiro que poderia ser investido em vários problemas sociais, será novamente aplicado a eleições, por culpa de certos atos contrários as leis da justiça eleitoral, como a compra de voto. Brasileiros chegou o momento de abrir os olhos e pensar seriamente em quem podemos depositar nossa confiança e em quem realmente é merecedor do nosso voto… Vamos eleger a ficha limpa, o caráter, a honestidade, o respeito, a transparência. Vamos eleger a DEMOCRACIA!
Parabéns Geraldo Silva, você sempre mostrando a realidade do nosso país, com muita propriedade e respeito aos leitores!! Parabéns!!
tem um leso ai escreveu falando sobre Lúcia por se ela ganhou e prque o povo quer o melhor ta bom
E não criticar ela antes dela assumir o mandato ta
Diante das mensagens postadas neste espaço, percebe-se que a educação de Afrânio é extremamente deficiente: vários erros gramaticais, textos sem coerência e sem propriedade. Muita gente tenta falar bonito, entretanto, apenas deixam evidente o baixo nível educacional.
Estudo rescente apontou o Brasil entre os países com os piores sistema educacional. A cidade de Domentes ostenta o título de pior educação de Pernambuco.
Enquanto os entes políticos (união estados e municípios) não investirem em educação, a corrupção irá predominar, os prefeitos continuarão a saquear as prefeituras, os políticos a comprar votos de quem tem pouca instrução e o sofrimento do povo se perpetuará.
É lamentável.
Realmente nossos governantes estão deixando a desejar no que diz respeito a valorização do profissional da educação. No entanto não devemos generalizar os resultados do município de Dormentes, a qual só pertence á quem é do local; quem é de Afrãnio não tem culpa se os alunos estão trabalhando nas lavouras ao invés de irem para escola estudar. Não é por nada não mas você acaba de entrar na seleta lista de pessoas que “filaram ” aulas de português onde escreve – Estudo rescente. Kkkkkkkk…