O artista plástico Rinaldo Lima foi convidado pela filial de Dubai da Traffic, uma das maiores agências de publicidade do mundo, a participar de um projeto para a empresa aérea Fly Emirates, que envolve artistas de dez países.
A ideia é que cada artista retrate, ao seu estilo, uma cidade onde a empresa aérea tem rota. Cabe a Rinaldo, como brasileiro, retratar o Rio de Janeiro. Os trabalhos, que incluem vídeos gravados durante o processo e entrevistas, irão compor as peças publicitárias que serão veiculadas no mundo todo. Documentários que poderão ser exibidos, inclusive, durante voos da empresa, além de material gráfico e digital devem ser componentes dessa campanha. Uma oportunidade única para os artistas envolvidos, que terão uma exposição não só dos seus trabalhos, mas quem tiver acesso aos vídeos, por exemplo, poderá conhecer um pouco mais sobre a história, processo criativo e a vida do artista.
“Para mim foi uma grande surpresa. A oferta é tão boa que eu tive que pesquisar tudo sobre a agência e o cliente, dela temendo ser um golpe, mas chequei sites e analisei a proposta na qual eles se propõem até enviar câmeras profissionais aos artistas, para que eles mesmos gravem os vídeos e entrevistas. Confesso que não dormi na primeira noite”, revelou Rinaldo.
Os trabalhos serão doados à agência para posterior leilão, cujos valores arrecadados serão repassados a instituições de caridade.
Redes sociais
Rinaldo aproveita as possibilidades que as redes sociais proporcionam para divulgar seu trabalho. Muitos clientes são captados principalmente pelo Facebook e Instagram, mas este último já rendeu dois convites internacionais. “É o poder da hashtag. Eu sempre incluo nas postagens coisas do tipo #brazilianartist, #Brazilianart, #brazilianpainter, porque aí quem no mundo procurar conhecer a arte brasileira, eventualmente vai me encontrar. Foi assim com uma galeria de Londres e foi assim também, mais recentemente, com a Traffic“, explicou.
O artista, que é natural de Recife, mas radicado no Vale do São Francisco há 30 anos, aguarda a chegada do material da agência para iniciar a obra que, segundo ele, tem que ser “A obra“, pelo grau de importância. “O também pernambucano Romero Britto ficou conhecido mundialmente depois de participar de uma campanha parecida, da Absolut Vodka. Ou seja, as possibilidades são infinitas“, ressalta. (foto/divulgação)