As caras do “Vale Acordou”

por Carlos Britto // 21 de junho de 2013 às 06:20

O movimento “O Vale Acordou” foi marcado pela paz, mas também pelas “caras” que fizeram a manifestação. As pessoas, algumas fantasiadas e com cartazes até bem humorados, tomaram conta das ruas de Petrolina e Juazeiro no fim da tarde de ontem (20).

Os pedidos iam de mais investimentos na educação, na saúde e no transporte público até a não aprovação da PEC 37 e o fim da corrupção. Alguns manifestantes faziam críticas aos gestores municipais, outros destacavam a importância da mobilização.

Eis, então, algumas dessas caras que marcaram a história do Vale do São Francisco:

[slider id=”caras-vale-acordou”]

Por Monyk Arcanjo 

As caras do “Vale Acordou”

  1. Indignado! disse:

    Os proprios a dizerem que não querem festas só querem saude, escolas e etc…
    Fora Julio e etc…
    são os primeiros a desfrutarem o são joão do vale….
    postam no face isso e akilo….ai depois mais tarde colocam #partiusaojoaodovale
    é realmente o vale acordou de ressacaaaaa….
    kkkkkkkkk!!!
    E são os mesmo que votaram nele..gritando por ele…vestindo a cor dele!! PREFEITO
    e agora colhendo o que plantaram!!

    1. Alguém sensato ;) disse:

      O povo gosta de festa. Mas a manifestação não é contra as festas, mas sim contra o investimento excessivo e desnecessário em umas coisas e a falta total de investimento em outras inúmeras coisas. A gente quer uma cidade digna, um país de respeito. E mesmo que tenha demorado tanto, nós iremos conseguir mudar o Brasil, e fazer muita gente se orgulhar pelo país onde vive, ou nasceu. Queremos o investimento que damos ao Brasil retribuído, queremos que promessas sejam concretizadas e realizadas.

  2. Indignado! disse:

    Indignado!!
    A GALERA GRITANDO NO PROTESTO ” EU SOU BRASILEIROO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMORR…..Depois começam a a gritar ” QUE PAIS É ESSE? É A PORRA DO BRASIL!
    Oushi pela amor de Deus….o Que querem realmente?

    1. Pedro disse:

      Claramente se vê que você tem uma péssima interpretação. O “sou brasileiro com muito orgulho” quer dizer que temos orgulho da nossa nacionalidade e o “é a porra do Brasil” quer dizer que o país tá uma merda, e por sermos “Brasileiros com muito orgulho” vamos a rua exigir melhoras.

  3. joaquim disse:

    Eu acho é pouco não votaram neles em Julio Lóssio e em Dilma , o PT passou oito anos , lula saiu e apoiou Dilma vocês votaram nela mesmo assim, então não venha com essa que acordou agora. Durmam e deixem para acordar no ano que vem, que tem eleição presidencial , ai vocês se manifestem na urna. obrigado.

  4. verlania disse:

    QUERO SABER QUEM VAI LEVAR PESSOAS VESTIDAS DE PALHAÇO A CÉRIO!
    PIADA MERMO VIU!
    MEU LIDER JULIO LOSSIO, O MAIOR VIZIONARIO DO VALE TEM MAIS É O QUE FAZER!
    TEM UM DELES AINAS FOTOS QUE ALEM DE PALHAÇO, PEGOU A DOENÇA GAY! KKKKK

    1. Allane disse:

      Seu Líder tem tanto o que fazer que nem apareceu no São João do vale para fazer a abertura. kkkkkkkkkk EStava dormindo no mínimo, ou será se era medo das vaia????????. Ano passado esteve todos os dias no palco anunciando a cada atração antes de ir ao palco. Não adianta fugir Senhor Prefeito Julio Lossio, no momento em que for para o São João e quando começar a falar, vaias vão rolas.

      1. Alex disse:

        Ôôô iludida, a questão não é TER O SÃO JOÃO, o problema estar em colocá-lo como prioridade face as outras áreas mais carentes como Saúde e Educação. O dinheiro gasto o ano passado e esse ano com o são joão poderia muito bem mudar a cara das escolas municipais e dos postos médicos nos bairros. Agora vocês acham ruim por que muito provável ainda não dependeram do sistema e espero que não precisem um dia. Manifestação sim!

      2. Hugo disse:

        SUA ALIENADA! VOCÊ DEVERIA TER VERGONHA NA CARA! ENQUANTO VC MAMA DAS TETAS DO GOVERNO E O SEU LÍDER ARRANCA AS CALÇAS DA CIDADE, TIRANDO ATÉ O QUE NÃO TEM, AS PESSOAS MORREM NAS CALÇADAS DOS HOSPITAIS PORQUE NÃO TEM LEITO E NEM PROFISSIONAIS SUFICIENTES. ENQUANTO VCS ARRAZAM COM NOSSA CIDADE, DANDO AO POVO PÃO E CIRCO, AS CRIANÇAS DEIXAM DE TER CIDADANIA NAS ESCOLAS, VIRAM BANDIDOS E DRGADOS NAS RUAS DE PETROLINA. SUA ALIENADA! É DESSE TIPO DE GENTE QUE O PAÍS ESTÁ CHEIO! QUE SÓ PENSA NO PROPRIO EGO E QUE SE DANE O RESTO! VÁ ARRUMAR EMPREGO DE VERDADE, PQ SE NÃO TIVER OPORTUNIDADE NA PREFEITURA, E MAIS UMA QUE VAI DEPENDER DO BOLSA FAMÍLIA! ALIENADA DE MER#@…

      3. Amanda disse:

        . deveria ter vergonha na cara.. dá pra perceber q vc é muito “”inteligente””” com esses seus argumento. Como a EPTTC pode multar sem razão, sua louca?

        1. verlania disse:

          QUER RAZAO MAIOR DO QUE UM ATAQUE AO MAIOR LIDER MUNICIPAU ?
          EM QUE MUNDO VOCE VIVE QUERIDA?

    2. Hugo disse:

      VOCÊ TEM ALGUMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL? SE TIVER, É UMA VERGONHA O FATO DE VOCÊ SE UTILIZAR DE ALGUM CARGO PÚBLICO PRA PREJUDICAR PESSOAS. É UMA VERGONHA DIZER QUE SER “GAY” É UMA DOENÇA. FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE PETROLINA, UMA CIDADE A QUAL ME ORGULHAVA ESTÁ NAS MÃOS DE PESSOAS TÃO INCOMPETENTES E DESPROVIDAS DE QUALQUER INTELIGÊNCIA E SENSO CRÍTICO!
      #### UMA VERDADEIRA ALIENADA ####

      1. Hugo disse:

        TINHA QUE SER, FORMADA NA FACAPE! KKKKK… UMA EMPREGADINHA QUE DEPENDE DE PREFEITURA PRA SOBREVIVER. ME POUPE! E OUTRA, VÁ APRENDER A ESCREVER. TOME VERGONHA NA CARA E VÁ FAZER UMA FACULDADE QUE PRESTE. E OUTRA, ESCOLHA OUTRA PROFISSÃO.

        FAÇA-ME UM FAVOR: É MELHOR VOCÊ FICAR QUIETINHA, PORQUE VOCÊ É COMO PELÉ, QUANDO CALADO É UM POETA!

    3. Bruno Fernandes disse:

      opa! opa! doença gay não , vc que é uma brasileirinha conformada baba ovo de prefeito
      ta toda doida com medo do seu prefeitinho saia , Espero msm que vc não sofra nem um acidente e vah pr o Hospitais de petrolina , é com pesoas deste tipo q o Brasil no vai pr frente , FRANCAMENTE.

    4. Eliana disse:

      Bem, só pelo comentário dá para ver que a senhora é uma pessoa alienada e preconceituosa. E sim, Julio tem mais o que fazer mesmo! Investir em educação é o primeiro passo, através da senhora podemos ver essa necessidade (O certo é SÉRIO e não CÉRIO). Pessoas vestidas de palhaças e com nariz vermelho diz respeito a como os governantes nos veem e isso inclui você, Dona Verlania, que acha que seu “Líder” tem mais o que fazer ao ouvir a população. Ainda bem que o futuro da nação não está somente em suas mãos. Aqui deixo meu ato de repúdio ao seu comentário.

    5. SILVA disse:

      A CÉRIO???
      É POR ESSAS E OUTRAS QUE ESTAMOS NA RUA, DENTRE A TANTAS BANDEIRAS DEFEDENDO MELHORIA NA EDUCAÇÃO, PRA QUE PESSOAS COMO VC NÃO PASSEM VERGONHA ASSASSINANDO A LINGUA PORTUGUESA.
      SEU LIDER??? VISIONÁRIO?? DOENÇA GAY???
      O PRECONCEITO, A IGNORÂNCIA, A FALTA DE CULTURA E DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COMO VOCÊ CARA VERLÂNIA. O QUE É LAMENTÁVEL!! PESSOAS IGNORNTES QUE SEGUEM OPORTUNISTAS QUE SE APROPRIAM DO DINHEIRO PÚBLICO, DINHEIRO ESTE QUE DEVERIA SER DIRECIONADO A MELHORIA DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRANSPOTE PÚBLICO, ETC. TEMOS ESCOLAS CAPENGAS ONDE PROFESSORES GANHAM MAL, UM SUS ABSURDAMENTE DEFICITÁRIO, UM TRANPORTE PÚBLICO VERGONHOSO, SEM CONTAR, PESSOAS MESQUINHSA E COVARDES QUE DEFENDEM O SEU SEM PENSAR NO COLETIVO! UMA VERGONHA!!

      E ISSO É MUITO SÉRIO!!! ;)

  5. Carlos Magalhães disse:

    Quem não gosta de partido é ditadura. Hora de escolher: ou dar as mãos aos skinheads neonazistas ou abraçar a tolerância e a democracia.

    Como observado segunda-feira na passeata dos mais de 100 mil, os protestos populares em curso constituem terreno de ferrenha disputa política entre os próprios manifestantes (leia reportagem aqui). O confronto degringolou ontem, na despedida do outono. No país inteiro, militantes portando bandeiras, estandartes e símbolos de partidos políticos, centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais foram escorraçados por uma turba intolerante.

    Em São Paulo, os principais executores dessa modalidade de repressão política foram os skinheads, os “carecas” neonazistas. Botaram para correr quem vestia camisa vermelha, rasgaram bandeiras de agremiações e arrancaram faixa do movimento negro. São racistas e homofóbicos. No Rio, essa turma agride, fere e mata gays.

    Na Noite dos Cristais, em 9 de novembro de 1938, a escória nazista atacou os judeus por toda a Alemanha, insuflada por Adolf Hitler. No dia 20 de junho de 2013, foi a vez de ativistas de esquerda serem o alvo, no Brasil.

    Não está em debate o mérito do partido X ou Y, no governo ou na oposição, menos ou mais comportado. Nem se um sindicato representa dignamente ou não seus filiados. Ou mesmo se os imensos protestos resultam de força ou fraqueza de uma ou outra sigla _as opiniões são legítimas sobre todas essas questões. O que se discute é o direito democrático de seus integrantes participarem das manifestações.

    Desde os primeiros atos do Movimento Passe Livre, duas semanas atrás, os partidos tiveram direito de estar presente. No Rio, foi assim há quatro dias. Se outros chegaram ontem, é também seu direito, porque inexiste veto dos organizadores dos protestos, onde se sabe quem são eles.

    Como se disseminou um robusto sentimento antipartidos, sobretudo na classe média, os neonazistas capitalizam frustrações e comandam os ataques. É legítimo rejeitar siglas, tomar distância delas e derrotá-las nas urnas. Impedir sua expressão é mania de ditaduras. Além de ser irônico que determinadas agremiações, cuja militância foi decisiva na construção do movimento contra o reajuste das tarifas, sejam agora reprimidas.

    Não deixa de ser curioso: quem protesta contra algumas covardias policiais agride covardemente quem não concorda com suas ideias. A faixa “Meu partido é meu país” é tão legítima como a do partidinho mais mequetrefe. Todos têm direito de se manifestar.

    Em 1935, o presidente Getulio Vargas colocou na ilegalidade uma frente de esquerda, a Aliança Nacional Libertadora. Com o golpe de 37, instaurando a ditadura do Estado Novo, baniu o centro, a direita e a extrema direita. Em 47, a Justiça cassou o registro do PCB, e no ano seguinte seus parlamentares, eleitos pelo voto popular, tiveram os mandatos cassados.

    A ditadura implantada em 1964 aboliu os partidos do regime democrático restabelecido em 1945-46, inclusive aqueles, como UDN e PSD, que colaboraram para a deposição do presidente constitucional João Goulart, cuja base tinha entre outros o PTB e o PSB.

    Durante aquele tempo de trevas, a ditadura descaracterizou o Congresso, impondo cerca de uma centena de cassações de deputados e senadores do MDB. Triturou a Frente Ampla de Jango, Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek.

    As ditaduras, do Estado Novo à de 1964-85, mataram militantes que batalhavam pelo direito de existência e expressão de partidos. Eles são mártires da democracia e do país.

    A União Nacional dos Estudantes, outro alvo da malta, teve um presidente, Honestino Guimarães, assassinado pela ditadura. A ditadura que matou e sumiu com o corpo do líder estudantil, em 1973, impedia a livre organização partidária. Trucidava quem queria se organizar.

    Essa mesma ditadura sofreu uma derrota dura com a formação da CUT, em 1983. As outras centrais sindicais são igualmente legais e legítimas, simpatizemos ou não com elas. Em 1979, o operário Santo Dias foi assassinado com um tiro da polícia. É a memória de gente como ele que é insultada quando fascistoides proíbem os sindicalistas de se manifestar. Como no Rio, rasgando seus panfletos.

    É impressionante que certos analistas políticos vibrem com a pancadaria contra bandeiras partidárias, mas não apresentem uma só restrição às ações neonazistas. Impressiona, mas não surpreende: eles apoiaram a ditadura, a intolerância está em seu DNA.

    Condenável é partido aparelhar movimentos e protestos, impondo sua agenda particular às reivindicações coletivas. Isso é partidarismo. Mas a presença de agremiações políticas é uma tradição democrática, e muito o Brasil deve a elas. Esqueceram que na Campanha das Diretas (1984) e no Fora, Collor (92) as bandeiras tremulavam nos comícios? Nos palanques, uniam-se dirigentes de partidos para todos os gostos e muita gente que não ia com a cara deles, mas estava unida para melhorar o Brasil.

    Os que aplaudem a massa reprimindo militantes, tendo na “vanguarda” neonazistas, têm partido, sim: o Partido da Intolerância, o Partido do Ódio. Já vimos esse filme.

    Os provocadores que espalham a baderna, fração ultraminoritária das manifestações, não são os militantes partidários, mas os skinheads, alguns ditos punks e outros ditos anarquistas, que de anarquistas nada têm. Os militantes partidários não promoveram vandalismo, mas foram alvo deles _tomar, rasgar e queimar bandeira é ato de vândalo.

    Os protestos em curso, que arrancaram bravamente a redução das tarifas dos transportes públicos, exibem algumas características novas. Uma delas é que reúnem no mesmo evento quem, em 1964, participaria da Marcha da Família, de direita, e em 1968, da passeata dos 100 Mil, dirigida pela esquerda, contra a ditadura. Daí que o ódio dos neonazistas encontre ressonância.

    Quem não tem legitimidade para participar dos atos são essas facções que ontem agrediram os militantes políticos, sindicais, estudantis e sociais. São os herdeiros da Ação Integralista Brasileira, a tradução tupiniquim para o nazismo de Hitler e o fascismo de Mussolini, nas décadas de 1930 e 40.

    É legítimo amar e odiar os agredidos de ontem. Nada mais natural do que achar que um e outro são oportunistas , o que não falta no mundo é oportunista. Mas quem não gosta de partido é ditadura.
    Você pode ir pra rua, pintar a cara do presidente no chão, xingar seus parlamentares, nós conquistamos esse direito no passado, porém não foi queimando ônibus e destruindo órgãos públicos.
    Lute, grite , reivindique , você pode pois vivemos em um país DEMOCRÁTICO.
    VIVA A DEMOCRACIA!!!
    VIVA O POVO BRASILEIRO!!!

    1. Hugo disse:

      COMPANHEIRO,
      VOCÊ ESCREVEU MUITO PRA NADA. SÓ IREI RESPONDER ESSE GIGANTE TESTO pequeno COM UMA FRASE: O POVO BRASILEIRO ESTÁ CANSADO DO MASSACRE E DOS PARTIDOS QUE SEMPRE QUEREM UMA OPORTUNIDADE PARA ESTAR NO LADO “DIREITO” DA POLÍTICA.

      SEM MAIS…

      1. Hugo disse:

        CORRIGINDO: TEXTO, COM X.

    2. Santana disse:

      Ninguém disse que nao gostava de partido, so que agora nenhum nos representa! Estamos cansados de mentira, hipocrisia! E lembre-se esse é o começo do fim da era do PT no poder.

  6. Jurema disse:

    ENTRE OUTRAS MIL ÉS TU BRASIL A MAIS ROUBADA! E NOSSO VALE NÃO É SEPARADO DESTAS CORRUPÇÕES.

  7. Rita disse:

    vc deve ser uma das pessoas sem instrução devida, que ocupa um cargo dado por algum influente, PETROLINENSES é com “S” e ñ com “C”.
    “E SE EU DISSE QUE SER GAY ERA DOENÇA, FALE COM FELICIANO, FOI ELE QUE MIM ENSINOU! ” Você precisa mesmo é de um professor MIM? tenho dó viu!!! Fico aqui imaginando um documento redigido por vc! Por isso q Petrolina tá assim, pessoas do seu nível ocupando lugar q ñ deve!

  8. Anônimo disse:

    visionário é com S filhaa!!

  9. Allane disse:

    Não corrijam essa Verlania, ela é uma fake, esse nome não é o verdadeiro nome dela e escreve errado para chamar atenção. fake fake fake

  10. cacia disse:

    Essa Verlânia serve de palhaça, é uma piada seus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários