Um antigo fantasma voltou – e com força – a assombrar as estradas do sertão pernambucano: assaltos.
Agora, todo mundo conhece uma vítima ou foi pessoalmente assaltado. De Petrolina a Belém do São Francisco a viagem voltou a ficar tensa e perigosa. Poucos são os carros da polícia que se vê pelas estradas e muitos são os relatos de roubos e violência pelas estradas.
O que aconteceu? É contenção de despesas? Uma estratégia diferente? E o Pacto pela Vida?
O Blog joga luz sobre essa discussão e espera contar com a participação de toda a sociedade civil e dos responsáveis pela segurança no estado. O Blog vai procurar ouvir, ainda hoje, o comando do 5º BPM sobre esse fato.
Os assaltos ocorrem na área da 1ª CIPM (Belém de São Fracisco) e talvez na Área da 2ª CIPM (Cabrobó). A área do 5º BPM só vai até Izacolândia (Não ocorrem assaltos nessa área).
Que eu saiba, de Petrolina a Belem do Sao Francisco só tem rodovia federal…o que o 5º BPM tem a ver com isso?
Ou PF ou o 5º BPM, não importa, o que importa é que nós cidadãos não podemos voltar a ser alvo de bandidos nas estradas ou em qualquer outro lugar, pagamos nossos impostos em dia e temos o direito a segurança. Enquanto perde-se tempo discutindo de quem é a responsabilidade, mais alguém pode ser vítima, quem sabe eu ou quem sabe, você tbm.
Concordo com vc Karla
Pensamento de gente educada é outra coisa, não fica puxando saco de a ou b.
O 5° BPM tem que se preocupar com as cidades que ele abrange.
Não com rodovias federais que é obrigação da PRF.
Faça questionamentos sobre a cidade de Petrolina-PE que está jogada. Sem segurança, sem policiamento, sem líderes para se preocuparem com a situação.
#QueroVêPernambucoNaCopa
Os governos federal e estadual não estão preocupados em oferecer segurança ao cidadão.
Não se deve culpar PRF, PM ou seja lá o que for, o principal culpado é o governo, que não faz concurso para colocar policiais em número suficiente para trabalhar, cumprir sua missão.
Alguém sabe quantos policiais há nos postos PRF de Santa Maria da Boa Vista, Trevo do Ibó e Floresta? Alguém sabe quantos policiais PM compõem uma guarnição para fazer rondas intinerantes?
Acionei uma vez o número 191 da PRF, quando tive meu veículo quebrado a cinco quilômetros do posto do Ibó, sentido Belém do São Francisco, para minha sorte tinha sinal celular e após 20 minutos chegou um policial na viatura, que relatou para mim sobre a situação precária que se encontra aquele posto por falta de efetivo: naquele dia havia somente dois policiais na escala. ABSURDO! DESCASO!
Graças a Deus chegou pelo menos um para me ajudar.
Mais é isto, vontade de trabalhar os policiais, seja federal estadual, tem, mas não podem é trabalhar como super-heróis de desenho animado, sozinho, pondo sua vida em risco.
A solução é procurarmos votar em políticos que se preocupem com o povo, cumpram seu programa de governo, façam o básico para o povo:educação, saúde e segurança. O POLICIAL SEJA ELE QUEM FOR É MAIS UMA VÍTIMA DESSE DESCASO POLÍTICO.
Essa é a política de contenção de gastos do governo,ele finge que dar segurança,mais na verdade tá só maquiando,a polícia de Pernambuco tá jogada no lixo,desvalorizada,desestimulada,sem se quer com uma comunicação boa,os armamentos são antigos,os fuzis são da época de 1975 e muitos foram doados pelo exército,fibras de coletes vencidas,policiais sem receberem fardamentos a muito tempo,sabe a onde isso vai se refletir? Nas ruas!
é o governo de pernambuco, tornando o pacto pela vida em pacto pela morte,massacrando as forças de segurança do estado.
PARABENS PELO COMNTARIO JOSE ARMANDO,A PURA VERDADE DESSE GOVERNO DE MENTIRAS!!!!
Coincidência ou não, viajei até Fortaleza-CE e fiquei impressionado com a atuação da PRF do estado do Ceará, vários bloqueios com abordagens, uma boa sensação de segurança. Enquanto isso, em Pernambuco não se viu uma VTR da PRF fazendo ronda.
E entendam: SEGURANÇA NAS BR’S É RESPONSABILIDADE DA PRF.
Lembram do problema do trailer da PMPE na cabeceira da Ponte?
E quando as autoridades da Secretaria de Segurança são questionados eles respondem assim: Diminuiram os assaltos em tantos por cento… ninguém morreu de tal dia a tal dia…blá.blá,blá … Enchem os ouvidos do povo e do Governador de números e tá tudo bem….E o pacto? É pela vida? ou morte???????????????
Não só em Pernambuco como na Bahia também! Meu pai foi assaltado no inicio de abril próximo a Santa Barbara (40kms de Feira de Santana). De acordo com a Delegada de Santa Barbara eles estão agindo de Amelia rodrigues até Capim Grosso. Passar por Feira, Trevo, Tanquinho, Santa Barbara, Riachão do Jacuipe depois de 18 já existe um grande risco De dezembro até o inicio de abril foram 18 caminhonetes roubadas. A sorte é que não fizeram nada com meu pai e meu Irmão que estavam no carro!
Com esses políticos que estão aí nossos estamos é “FUGIDO”.
Obs: trocar o g por d na palavra fugido.
sou vitima desse descaso…..trabalho em salgueiro e moro em Ibimirim…mas por culpa dessa bandidagem…tanto a mão armada quanto a terno,gravata e colarinho branco tenho que desviar da rota mais econômica para poder trabalhar…………… e para se manter vivo………..é um absurdo…e o direito de ir e vir……..acho que o novo cangaço, se não for extraído as raízes logo, será complicado remediar em vez de prevenir……tem que se fazer reunião com os vagbundos bandidos e se estabelecer um pedágio e horário para se liberar a estrada para o cidadão pagador de imposto, trabalhador e honesto passar……é hilário mas é a solução!