Uma sessão solene programada para hoje (13), às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em solidariedade ao ex-presidente Lula, foi o principal assunto de um evento realizado quinta-feira (12) no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no CAB, quando se deu a assinatura de 107 convênios com 106 municípios baianos, que receberão obras para o desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios e ginásios esportivos. A proposta partiu do próprio presidente da ALBA, deputado Ângelo Coronel.
Ao lado do governador Rui Costa, Coronel foi bastante elogiado pela sua iniciativa de realizar a primeira manifestação pública de uma casa legislativa do Brasil em repúdio à prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
“Ouvi diversas críticas por causa da sessão especial de amanhã (hoje), mas as pessoas precisam sair dessa disputa insana, que mais parece um BA-VI sem regras. Pode-se gostar ou não de Lula, mas o que temos que defender é a Constituição, que é explícita ao dizer que só se é condenado quando a sentença transitar em julgado. É assim desde 1988, quando ela foi promulgada. Fica muito óbvio que a mudança agora é só para ‘pegar’ o Lula. Se não defendermos as regras, qualquer um pode ser vítima do arbítrio“, justifica Coronel.
Foram convidadas para o ato de hoje as centrais sindicais, sindicatos e dirigentes de associações da sociedade civil, como Luiz Vianna Queiroz, presidente da OAB; Dom Murilo Kriegger, Arcebispo Primaz do Brasil; os reitores João Carlos Salles, da UFBA, e José Bites, da Uneb; além de Walter Pinheiro, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI). Também já confirmaram presenças o vice-governador João Leão, os senadores Otto Alencar, Lídice da Matta e Roberto Muniz, o ex-governador Jaques Wagner, secretários de Estado e deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.