Famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram no último sábado (22), para comemorar os cinco anos do acampamento Abril Vermelho, localizado no Projeto Salitre, em Juazeiro (BA). Mas nem tudo foi só festa, música e bolo. Os assentados também refletiram sobre o atual momento político e cobraram mais agilidade na reforma agrária.
O vereador Tiano Felix (PT), o coordenador Regional do MST no Norte da Bahia, Jovanildo Teixeira, e a secretária Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraíza Carvalho (que representou o prefeito Paulo Bomfim) participaram da mesa política, onde se debateu a reforma agrária e a parceria com o município – além dos desafios e conquistas do movimento na luta pela garantia de terra para as famílias.
No Acampamento Abril Vermelho, mais de 200 famílias possuem residência fixa. No local há uma extensão da Escola Municipal Paulo Freire, mantida pela Prefeitura de Juazeiro, com mais de cem crianças matriculadas e, em mais de 900 hectares plantados, as famílias cultivam diversas lavouras como melão, cebola, banana, goiaba, hortaliças – além da criação de animais.
As famílias vivem sob constante ameaça de expulsão das terras, por meio de decisão judicial, como já aconteceu em novembro de 2012, pois a área é de controle da União, por meio da Codevasf, e há um litígio com interesses do agronegócio de monocultura. (Foto: Ascom)