A Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho (AMEFAS) iniciou a entrega de cisternas de produção no município do Norte baiano como parte do Programa ‘Uma Terra e Duas Águas (P1+2)’. Até agora, 13 das 46 cisternas previstas para os municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé já foram entregues. As cisternas, com capacidade de 52 mil litros, são do tipo Calçadão e Enxurrada, projetadas para captar e armazenar água da chuva.
O programa, uma iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visa a fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras através da melhoria das tecnologias de captação de água e assistência técnica para projetos produtivos.
A ação marca a retomada das atividades do P1+2 na região, após interrupção nos últimos governos, reforçando o compromisso da AMEFAS e da ASA com a agricultura familiar e a convivência sustentável com o semiárido. A AMEFAS participa do programa pela terceira vez, tendo atuado em diferentes municípios desde 2013.