Até tu, Dr.Pérsio: Líder governista ignora história de Petrolina e troca Monumento da Integração por “Monumento da Besteira”

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2012 às 09:00

O líder governista na Câmara Municipal de Petrolina, vereador Dr.Pérsio Antunes (PMDB), deu uma prova de que ainda precisa conhecer muito a história da cidade.

Na última sessão ordinária da Casa, ao enaltecer a AME construída pela prefeitura nas proximidades do Monumento da Integração, Dr.Pérsio ignorou o significado do equipamento público, tachando-o de “Monumento da Besteira”.

Corrigido por um colega no plenário, o vereador ainda saiu-se com esta: “A população conhece como Monumento da Besteira, esse é o conceito que o povo tem daquele monumento”. Dr.Pérsio é natural de Campo Alegre de Lourdes (BA).

Até tu, Dr.Pérsio: Líder governista ignora história de Petrolina e troca Monumento da Integração por “Monumento da Besteira”

  1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

    mais afinal de contas alguem sabe dizer alguma coisa sobre aquele monumento mesmo. quem foi o seu idealizador ou arquiteto. aquelas pilastras significam o q mesmo?
    por que até hoje eu escuto tanta historia, q o monumento visto de cima é um relógio do sol, q aquelas pilastras representa os bairros de petrolina.
    ALGUEM REALMENTE SABE O SIGNIFICADO DAQUELE MONUMENTO? POR FAVOR PARA Q A POPULAÇÃO E VEREADORES NÃO O CHAMEM MAIS DE MONUMENTO DA (BESTEIRA).

    1. Pedro Souza disse:

      Obra: Monumento da Integração (1975)
      Autor: Luiz Carlos Nascimento Passos
      Monumento com 14 colunas representando os bairros que na época
      eram cortados pela Av. Integração. Simbolizam também um gráfico
      de crescimento econômico. Os diferentes tamanhos e as diversas cores são uma metáfora da cidade multicultural em que Petrolina se tornou. É o diferente convivendo no mesmo espaço: integração.
      Curiosidade: olhando-se de cima, percebe-se o desenho de uma
      rosa.
      Estude, Dr Péssimo.

      1. Jalapão disse:

        Quem mandou fazer?
        Geraldo de Souza Coelho – Prefeito da época.

      2. Allan disse:

        Muito bem explicado por Pedro Souza !!
        Na verdade esse vereador é mais um aloprado do partido dos abacates.

        1. Eu disse:

          E server pra que?? A função dele é realmente uma BESTEIRA, ou seja monimento da BESTEIRA rsrs

  2. alvaro disse:

    ta certo que ele tem a obrigação de saber efalar o nome correto daquele monumento, mas,se vc perguntar, no minimo 80% da população não sabe o nome verdadeiro daquele monumento.
    Eu acho que fazer polemica com isso é perder tempo, tem candidato que não conhece os bairros tem q o assessor ficar falando no ouvido, isso aí é o de menos.
    Se essa atitude ai fosse o de pior que os nossos politicos fazem, eu estaria bem mais tranquilo para votar.

  3. Carlos filho disse:

    Aquele sempre foi monumento da besteira e nunca vai ter outro nome a não ser esse!

    1. Alice disse:

      Todos conhecem assim!

    2. bebeto disse:

      eita mais agora Petrolina ta cheio de forasteiros que querem tomar conta de nossa cidade. isso pode ate ser legal , mas p mim, é imoral.VAI PELO MENOS ESTUDAR SOBRE MINHA TERRA,COMO SE ATRE A SER VEREADOR SE NEM É DAQUI ,NEM SABE NADA SOBRE MINHA CIDADE?VOLTA PRA TUA CIDADEZINHA, CAIPIRA ! e leva o prefeito caipirao! pra bam longe ,visse/

  4. Ricardo Petrolina disse:

    Esse ai não tem cultura alguma nem conhece Petrolina como deveria!!!!

    1. Alice disse:

      Cultura não é isso Ricardo, isso é cultura popular como diz vc!

  5. Vinícius Colares disse:

    Não importa o nome original. O monumento é horroroso mesmo, uma tremenda besteira, podiam derrubar e plantar uma árvore.

    1. beto disse:

      plantar arvore, pra julio lossio derrubar?é cada uma…e como dr persio é forasteiro la das banda onde o vento faz a vorta, só podia dar nisso…kkkkkkkkkkkkk

  6. Fabiano disse:

    Eu até iria comentar, mas é muita besteira pra ser levada em consideração…perdi 25 segundos.

  7. leo disse:

    Carlos Brito estou de acordo com Dr.Pérsio, o povo petrolinense só conhecem este monumento por “Monumento da Besteira”,nasci em perolina e aqui resido ate hj 25 anos e n conheço por outro nome.
    Acho q vc deveria valorizar mais seu blog e procurar postar noticia de qualidade e n uma noticia tão insignificante como esta.

  8. Valeria disse:

    Pois eu acho que deveria falar corretamente o nome do monumento da Integração, ate mesmo porque faz jus ao nome “integração” que são nove pilares referentes ao estados do nordeste. E isso não me parece nenhuma besteira. As pessoas o chamam desta maneira , porque nao sabem o verdadeiro significado.

    1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

      muito bem valeria, mas fique sabendo q metade ou 80% da população não sabem, vc saberia dizer também quem foi o seu idealizador ou arquiteto. q teve essa brilhante ideia de fazer aquele monumento.

      1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

        Obra: Monumento da Integração (1975)
        Autor: Luiz Carlos Nascimento Passos
        Monumento com 14 colunas representando os bairros que na época
        eram cortados pela Av. Integração. Simbolizam também um gráfico
        de crescimento econômico. Os diferentes tamanhos e as diversas
        cores são uma metáfora da cidade multicultural em que Petrolina se
        tornou. É o diferente convivendo no mesmo espaço: integração.
        Curiosidade: olhando-se de cima, percebe-se o desenho de uma
        rosa.

  9. Valeria disse:

    Será que o Doutor sabe porque é chamado de MONUMENTO DA INTEGRAÇÃO?

  10. Iandra disse:

    Bom dia!

    Acredito que a “falha” dele é perdoável. Realmente todos conhecem como ele pronunciou. O que acontece é que segundo a etiqueta e padrão culto da língua; ele como homem público; e deve, acredito eu; ter alguma formação, não deveria utilizar termos “vulgares” do português. Da nossa linguagem.

    Porém, o que eu sei é que o nome é “Monumento da Integração”, e que cada pilastre, é isso? Refere-se a bairros principais de Petrolina. Se eu fosse o arquiteto, havia mandado derrubar há muito tempo. Se pudesse claro… Isso é muito chato e este “apelido” não vai ser retirado mais nunca. Já entrou na linguagem popular Petrolinense.

    1. Alice disse:

      Concordo!

  11. Carlos disse:

    O monumento é horrível, mesmo. Deveriam destruir aquilo e construir algo mais bonito – uma fonte, talvez – pra talvez ter algum significado. Esse tipo de monumento abstrato não vai jamais receber nenhum reconhecimento da população além de ser chamado de besteira.

  12. inacinho disse:

    ôh! Carlos Brito, vai dizer agora que vc nunca se referiu à aquele monumento como “monumento da besteira”…conta outra vai!!!

  13. Amaral disse:

    um monumento idiota, feito pra ficar defasado. onde cada pilar representa um bairro da cidade. aquilo é uma grande besteira, se tiver como derrubar pra melhorar o transito, ta apoiado

    1. Joaquim da Silva Rabelo disse:

      concordo,
      iria melhorar demais o trânsito ali!!!

    2. Joaquim da Silva Rabelo disse:

      mas se o Prefeito fizesse isso td mundo ia cair matando em cima dele . . .

      1. nunes disse:

        e voce ia cair em cima ou por tarz do prefeito?dix ae..

  14. LEO disse:

    TENHO 20 ANOS QUE MORO AQUI EM PETROLINA TAMBEM E SÓ CONHEÇO COMO MONUMENTO DA BESTEIRA…

    AGORA É INTERESSANTE O VEREADOR QUE CORRIGIU ELE NÃO FAZ PORRA NENHUMA LÁ E AGORA VEM QUERENDO DA UMA DE QUE SABE TUDO… HOMI TEM COISA MELHOR PRA VOCES DISCUTIREM LÁ.

    1. farias disse:

      agora danou-se porque como petrolina esta entregue a forasteiros, é capaz de tentarem mudar o nome para Monumento de Campo Alegre de Luredes, cidadezinha do caipira vereador Persio, ou do caipira do prefeito que é la das banda do Brejo, Jati, e onde o vento faz a vorta, nas banda do Ceara,kkkkkkkkkkkkkk eita que ta chegando é muito caipira e matutoes em nossa cidade,rsrs

  15. ando de bike disse:

    Nasceu monumento da besteira e vai morrer monumento da besteira.

  16. Andressa disse:

    Bom dia!!
    Para que não sabe o significado do Monumentos da Integração, mais conhecido como Monumento da Besteira, nome dado ao povo petrolinense por não saberem seu verdadeiro significado, então vamos la
    O monumentos é formado por 14 colunas que na época era cortado pela avenida da integração, suas colunas de diversos tamanho formam o crescimento econômico da época e suas cores são uma metáfora da cidade multicultural em que Petrolina se tornou e olhando se de cima para baixo tem o formato de uma ROSA.

    1. Amaral disse:

      mas a questão é que… ja mudaram as cores daqueles pilares varias vezes, aquilo ali é aleatorio

    2. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

      ISSO AI ANDRESSA.
      FEITO PELO ARQUITETO CARLOS NASCIMENTO EM 1975.

      1. Andressa disse:

        Isso mesmo. O mal do Povo é a língua, e nunca estão satisfeito com certas coisas. Falar é fácil o difícil é fazer melhor…

  17. Maria disse:

    Monumento da Integração, cada pilar daquele represnta um Estado nordestino, aprendi isso na Escola. Infelizmente hoje as escolas públicas ou privadas não valorizam a nossa história e nem o poder público através das Secretarias de educação e Cultura valoriza. Por isso Petrolina é uma cidade sem cultura e sem educação.
    O monumento foi idealizado pelo Arquiteto Carlos Nascimento.

    1. Amaral disse:

      ali tem 14 pilares. quem te ensinou isso nao deve ter observado a besteira que é aquele monumento

      1. farias disse:

        eita que aqui ta cheio de povo da terra e carinha dos doce de leite,os caipiras das bandas da terrinha de Inocencio de Oliveira e dos afranio e CE…EITApovo sem costume e ainda ficam se achando na terra dos outros….TENHO ORGULHO DE SER PETROLINENSE! ISSO TUDO Q VEMOS É UM o com o cuu,hihihihihihihi

  18. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

    até agora eu ainda não conseguir entender o q é aquilo mesmo.
    representa os bairros ou representa os estados nordestinos.
    sera q não tem ninguem com capacidade de definir aquela COISA.

    VEREADOR Dr PERSIO O Sr TEM TODA RAZÃO É MONUMENTO DA BESTEIRA SIM.

    1. TOLERÂNCIA ZERO. disse:

      FUI PESQUISAR ESTA NO GOOGLE. AGORA SIM SEI A VERDADE DO SEU SIGNIFICADO SUA ORIGEM SEU INVENTOR.

  19. GILBERTO PIRES disse:

    Não é apenas falta de conhecimento da cidade que o Dr. Pérsio escolheu para morar, é falta de respeito… Um vereador da cidade agir como “maria vai com as outras”… é, no mínimo, lamentável.

    1. Alice disse:

      Vereador é a voz do povo, e todo povo o chama assim!

    2. murilo disse:

      PETROLINA ESTA ENTREGUE PARA AS TRASAS NA PARTE POLITICA.

      1. Jalapão disse:

        P.Q.P!!! vai estudar!!!!

      2. rob disse:

        esse Persio, é das banda do povo das carinha dos doce de leite ,cavalcanti, mas com i, visse?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkta ate parecendo aque povo,kkkkkkkkkkkkkkkkeita nois!

  20. Alice disse:

    Achei tão belo que vou repetir o comentário!

    Vinícius Colares em 27 de agosto de 2012 às 9:32 disse:

    Não importa o nome original. O monumento é horroroso mesmo, uma tremenda besteira, podiam derrubar e plantar uma árvore.

  21. Chalaça disse:

    Carlos Nascimento, arquiteto foi o idealizador do monumento. Um grande Petrolinense que já se foi. Pelo cargo os senhores vereadores devem zelar pela história da nossa cidade.

  22. de olho disse:

    cada coisa leva o nome de que realmente é . uma besteira.

    é só mais um lugar pra gastar dinheiro inútil com manutenção e iluminação de natal.. claro feito pela enertec.

  23. murilo disse:

    PETROLINA CRESCE TANTO QUE MUITAS PESSOAS QUE NASCERAM AQUI OU VIERAM PARA CA, NÃO ACOMPANHARAM O DESENVOLVIMENTO DESTA CIDADE É UMA PENA UMA BOA PARTE DA POPULAÇAO DE PETROLINA NÃO SABER O PASSADO E PIOR O PRESENTE DESTA LINDA CIDADE, NA HORA DE TAR LENDO ALGUMA REVISTA OU LIVRO FICAM VENDO NOVELAS OU OUVINDO BLA,BLA DE POLITICO QUE NÃO FAIS NADA PELA NOSSA CIDADE, QUE PEDE SOCORRO.
    PETROLINA NÃO MERECE ESTE TIPO DE GENTE PARA SER REPRESENTANTE DO SEU POVO QUE TALVEIS NÃO SABE NEM DAS SUA ORIGEM.

    1. Laylla disse:

      Antes de criticar a “falta de cultura” dos outros perceba a sua própria falta de cultura. Se você seguisse essa filosofia que você mesmo prega nesse comentário, não escreveria tão errado!
      Mas realmente, ler é ótimo!

  24. Pedro Souza disse:

    Dr. Péssimo,
    Agora o Senhor extrapolou.
    Um representante da cidade deveria, no mínimo, ter respeito e decência na sua linguagem. Petrolina precisa, muito, que as pessoas divulguem a representação do significado de tão belo monumento.
    Aos pobres de cultura, infelizmente, como o senhor, a visão é algo que pouco contribui para a compreensão das coisas. Uma aula de informação, civilidade e, sobretudo, de AMOR por Petrolina vai cair muito bem.

    1. farias disse:

      concordo,apoiado!

  25. eduardo disse:

    Fernando filho nasceu em Recife

  26. Mauricio Dantas disse:

    Isso é no que dá o Poder Publico não cuidar da historia e do patrimônio público, o que leva a população a não saber sua história nem o nome de seus principáis logradouros públicos, não é só esse monumento não, lembram daquele na entrada da cidade ao lado da pista que vem de Recife? o do que fica no contorno de entrada da cidade logo após? alguem sabe o nome desse monumentos e das principais praças de Petrolina? Alguem sabe o nome delas, já que a maioria é conhecida por nomes populares e não pelos seu nomes “oficias”. A culpa é das autoridades públicas que criam as obras e depois não as valorizam, são deixadas para o “esquecimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários