Os serviços realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Petrolina em 2024 contabilizaram 552.665 procedimentos. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Tal desempenho se deu graças às quase 100 equipes de Saúde da Família que atuam nesses postos, assegurando atendimentos essenciais e de baixa complexidade.
Os atendimentos incluem consultas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista entre outras especialidades. Os profissionais atuam no diagnóstico e tratamentos preventivos, administração de medicamentos, orientações de saúde, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, entre outras funções. Os pacientes ainda contam com a realização de exames simples e testes rápidos, como verificação de pressão arterial, glicemia, vacinas e curativos nos cuidados com ferimentos e orientações preventivas e educativas sobre doenças e cuidado com a saúde de forma geral.
Esses serviços visam a melhorar a qualidade de vida da população, focando na prevenção contínua, além de reduzir a sobrecarga dos hospitais de maior complexidade. A Atenção Primária à Saúde é fundamental para um sistema eficiente, pois permite o acompanhamento regular da comunidade, promovendo intervenções precoces quando necessário.