Atentados aos prefeitos e a democracia fragilizada

por Carlos Britto // 02 de setembro de 2024 às 12:00

Foto: Ilustração

As tentativas de homicídio praticadas contra dois prefeitos sertanejos, num intervalo de menos de uma semana, chamam a atenção de Pernambuco. E não se deve apenas a uma questão policial.

Em Sertânia (PE), no Sertão do Moxotó, o prefeito Ângelo Ferreira ficou ferido após ser esfaqueado por um desafeto político (segundo ele). Em Trindade (PE), a prefeita Helbinha Rodrigues foi alvo de um homem que também queria esfaqueá-la. Mas esse não chegou a consumar seu intento.

O autor do crime em Sertânia está foragido. Já o de Trindade foi preso. Em ambos os casos, práticas nefastas como essas precisam ser urgentemente coibidas. Não que os gestores políticos sejam diferentes de qualquer cidadão. Não são.

Mas eles estão à frente de seus municípios para tentar resolver desafios e melhorar a vida de suas respectivas populações, e não podem ficar à mercê de criminosos. As tentativas de homicídio vistas em Sertânia não atingem apenas os prefeitos. Elas afrontam toda uma sociedade e fragiliza a democracia. Já passou da hora de dizer ‘basta’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários