Atingidos pela Barragem de Sobradinho farão ato público em frente à prefeitura de Sento Sé nesta terça

por Carlos Britto // 20 de julho de 2015 às 20:01

Panorâmica - Sento-SéO Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará nesta terça-feira (21), a partir das 10h, um ato público em Sento Sé, norte da Bahia. Conforme a assessoria do movimento, mais de 150 pessoas que foram atingidas pela construção da Barragem de Sobradinho manterão acampamento em frente à sede da prefeitura. A mobilização ocorrerá em meio à reunião de negociação entre a Prefeitura, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o MAB.

Mais de dez comunidades aguardam a conclusão da obra do sistema de abastecimento d’água da Codevasf, faltando apenas 2% para a finalização. Com o término, cerca de 5 mil famílias serão beneficiadas.

É um verdadeiro descaso com os atingidos. Todo o material já foi comprado, falta apenas instalar. Em algumas comunidades já está tudo pronto, falta mesmo é ligar a água“, denuncia Marta Rodrigues, da coordenação estadual do MAB.

Sem acesso à água, cada família é obrigada a pagar o valor de pelo menos R$ 200 por um caminhão-pipa para atender toda a demanda, desde higiene até o consumo. Muitas vezes a quantidade não é suficiente nem mesmo para o mês todo.

Negociação

O MAB está em negociação com a Prefeitura, a Codevasf e o governo do estado desde o fim de março, quando mais de 200 atingidos pararam a BA-210 durante 12 horas. Na ocasião, foi assinado um acordo com todas as partes para o cumprimento de uma série de reivindicações, como abastecimento d’água, melhorias em saúde, educação e nas estradas da região. Entre as pautas das comunidades para a reunião de amanhã, estão atendimento médico e estrutura para as escolas – promessas ainda não cumpridas pela administração municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários