As duas principais cidades do Vale do São Francisco tiveram uma sexta-feira de muitas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de Março).
Em Juazeiro (BA), cerca de 30 crianças da Escola Centro Social Urbano Américo Tanuri viveram um dia de aula especial, hoje. Isso porque a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), articulou, junto à Marinha, uma visita à Capitania Fluvial de Juazeiro.
O momento serviu para promover a conscientização ambiental, incentivando o espírito cívico e a responsabilidade social, em parceria com a instituição federal, visando à segurança dos recursos hídricos e a educação ambiental da comunidade – intuito maior da data.
Petrolina
Em Petrolina, o dia de hoje não foi diferente. Com ações de preservação ao maior bem natural da região, o Rio São Francisco, equipes da prefeitura realizaram um mutirão de limpeza na margem pernambucana do Velho Chico. A ação foi executada através do programa ‘Petrolina Sustentável’ e contou com a presença de estudantes da rede municipal e de parceiros.
No local, cerca de 40 homens, duas retroescavadeiras e três caçambas atuaram na catação, capina, remoção de resíduos e de plantas aquáticas, bem como no serviço de drenagem na área correspondente a Porta do Rio. O serviço de catação contou com o apoio dos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio e com um representante do projeto Escola Verde, da Univasf. Na oportunidade, as crianças tiveram um momento de troca de informações e puderam demonstrar seus conhecimentos sobre a preservação hídrica.
Ao longo da manhã, um peixamento com milhares de alevinos também foi realizado no local através da 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Dia Mundial da Água
Criado no 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água serve como esforço da comunidade internacional em colocar na pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.