As atividades dos fruticultores no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho deverão ganhar uma ‘sobrevida’ em relação à grave crise hídrica que afeta a região.
Numa nota enviada a este Blog, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) explica que algumas medidas vão possibilitar o colapso previsto para o final de novembro. Um deles diz respeito ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) direcionada à Agência Nacional das Águas (ANA), que recomendou – como o Blog já havia adiantado – a praticar a defluência, a partir da vazão da Barragem de Três Marias (MG), de 500 metros cúbicos por segundo.
Essa vazão, segundo o DINC, já está sendo operada desde o último dia 28 de setembro. O distrito de irrigação também contratou um estudo, através da empresa RM Ltda, o qual mostrou a viabilidade, nesse cenário, de captação de água da Barragem de Sobradinho (BA) para o perímetro com vazões inferiores à necessidade dos produtores.
Pelas novas previsões do DINC, somente a partir de dezembro – caso não ocorram as esperadas chuvas do período – o Perímetro Senador Nilo Coelho poderá entrar em período de contingenciamento por falta de nível de captação. Confiram a nota abaixo:
O direito à informação é premissa básica no Estado democrático.
Por que a chesf parou de informar sobre a vazão do Rio? Porque a diminuição do lago de sobradinho passou de 0.15 para 0.05% em outubro nos boletins da ons?
Para o senador otto alencar o aumento em três Maria é inócuo.
Verdade. Essa de pular de 0,15 para 0,05, sem ocorrer alteração na entrada e saída de água, eu também não entendi. Tem maquiagem por aí.
Ano passado era ano eleitoral, aí é tudo lindo e maravilhoso. Nem seca a gente enfrenta.
É a tal da PEDALADA HÍDRICA KKKKKK