Jonathan Nogueira, um jovem de 17 anos do 3º ano do ensino médio, acaba de alcançar uma conquista significativa no esporte nacional. Ele se tornou o vice-campeão brasileiro de Jiu-jitsu 2024, um feito notável que ocorreu em São Paulo.
Jonathan é um exemplo do sucesso do Projeto de Extensão da Univasf, ‘Lutando pela Cidadania’, coordenado pelo professor Adriano Victor. A iniciativa tem como objetivo usar o esporte como uma ferramenta para promover a cidadania entre os jovens e treinar atletas para competições profissionais de jiu-jitsu.
O projeto, que atualmente conta com a participação de 30 atletas e 10 colaboradores, membros da comunidade acadêmica da Univasf e externa, tem um impacto significativo na comunidade.
A conquista de Jonathan é um testemunho de como o ‘Lutando pela Cidadania’ pode mudar a vida dos jovens. O coordendor destaca que “participar das competições é muito gratificante para todos que fazem parte do projeto, principalmente por acompanhar a evolução dos atletas no esporte”.