Um ato público vai levar cerca de 30 mil agricultores e agricultoras de Minas e de todo o Nordeste em defesa do projeto de convivência com o Semiárido. A concentração será na manhã da próxima terça-feira (21), na Orla Nova em Juazeiro na Bahia.
Segundo a Coordenadora Executiva da Articulação Semiárido (ASA) pelo estado de Minas Gerais, Valquíria Lima, a mobilização de milhares de pessoas é para anunciar ao Brasil as mudanças significativas que o povo do Semiárido passou nos últimos anos.
“Essas mudanças são reflexo de muita luta social, de muita resistência das comunidades, e por estarem vivenciando as políticas públicas de convivência em diversos campos, como da democratização do acesso à água, possibilidades de mais créditos que fortalecem a agricultura familiar e camponesa, programas governamentais de aquisição de alimentos, fortalecimento das sementes, entre outros”, assegura.
Em carta divulgada na semana passada “Pelas vidas e dignidade no Semiárido, apoiamos Dilma”, a ASA atribui ao projeto de convivência construído pela sociedade civil organizada com atuação no Semiárido o impacto da última seca vivenciada na região (2010 a 2013). Apesar de ter sido considerada a pior dos últimos 30 anos – em alguns lugares, dos últimos 60 anos – não causou nenhuma morte humana.
Além da ASA, várias organizações da sociedade civil e movimentos sociais lançaram cartas abertas e documentos em apoio à Dilma, a exemplo da Escola Nordeste da CUT, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e dos Movimentos Sociais de Pernambuco.
A mobilização é realizada pela sociedade civil organizada que tem declarado apoio à Dilma. Assinam a promoção do ato: ASA, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Movimento Sindical, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, entre outros.
Cuidado, pois a última vez que esses grupos fizeram movimento, uma criança morreu lá em Juazeiro.
E para esclarecer bem esclarecido, essa ASA é que criticava o governo por causa das Cisternas de plástico do programa Agua para Todos, e agora…
Agora eles apoiam, porque o governo voltou a financiá-los. Não estão preocupados com o povo, estão preocupados com as verbas públicas que querem continuar recebendo.
Pois é Joaci, eu me lembro. Até rasgaram uma cisterna todinha com facão lá na Codevasf. Eu vi as imagens. E era essa cambada toda: MAB, ASA, MDT, ANA, CUT. Esse povo todo custeado pelo PT para agitar “as minorias”.
Estão acabando com nosso país. Cubalizando o Brasil.
Estaremos de olho nos contratantes e nos contratados daquela minoria que tambem vai ter uma “Queda de Pressão” no próximo dia 26 com a vitória daquele que devolverá a Petrobrás à nação brasileira, que conduzirá os Programas Sociais sem qualquer interesse eleitoreiro, e que semeará exemplos de responsabilidade, muita competencia e extrema honestidade por todo o País: AÉCIO NEVES!
sou brasileiro e nao tenho um centavo de petrobrás, dilma nao tem culpa de tanta robalheira ela esta fazendo a parte dela investigando e punino os culpados,valeu dilma antes nós brasileiros nao tinha conhecimentos porque o psdb comia e nao investigava.hoje tenho meu carro tenho minha casa tenho minha chacára por oportunidades que tive no governo de lula e dilma.avante dilma quero agora meus filhos no pronatec,prouni, etc.