As distribuidoras de energia elétrica poderão cortar o fornecimento dos clientes que não realizaram o pagamento das contas a partir desta segunda-feira (3). Uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu o dia 1º de agosto para o retorno do desligamento da energia. Porém, como a data foi um sábado, a decisão passou a vigorar nesta segunda.
A suspensão dos cortes de energia por inadimplência começou no dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Antes de ter o fornecimento cortado, os consumidores devem ser informados novamente sobre as contas em atraso.
As famílias que baixa renda, que fazem parte do programa Tarifa Social, não estão sujeitas à suspensão do fornecimento de energia. Este grupo contará com o benefício até o fim do ano. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa poderão fazer a solicitação do benefício da Tarifa Social de Energia da Celpe por meio do Whatsapp. O número é (81) 3217.6990. (Fonte: NE10 Interior)
O benefício tem que ser extensivo a todas as categorias. Pois com a pandemia a economia está paralisada e ninguém tem dinheiro para pagar nada.
Olha aí meu povo, cuidado com esses vereadores da situação, eles não trabalham pra nós e sim pra o chefe do executivo.
No Estado de Pernambuco só poderá haver corte á partir do mês Setembro, deve haver ainda uma prorrogação até 31/12, a ser definida. Informação retirada do insta da Defensoria Pública.