Os atrasos frequentes por parte da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) quanto aos pagamentos relacionados a contratos de prestação de serviços já perduram por quase dois anos, segundo informações repassadas ao Blog. O problema vem prejudicando empresas terceirizadas e, por consequência, o funcionamento adequado dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica.
Esses atrasos frequentes estariam inviabilizando as terceirizadas, responsáveis pela captação e distribuição de água, comprometendo o funcionamento do sistema. A situação é tão caótica que o fornecimento de energia já chegou a sofrer cortes em função da falta de pagamento.
Fontes ligadas aos produtores rurais apontam que as dificuldades que a Codevasf vem enfrentando para honrar seus compromissos se dá em virtude do não recebimento de repasses do governo federal, comprometendo por tabela as empresas que, a um alto custo, se esforçam para manter seus contratos. De acordo com as informações, os serviços de natureza corretiva e preventiva já teriam sido suspensos pela Codevasf, afetando os perímetros irrigados.
A situação preocupa, uma vez que, sem uma solução imediata, os perímetros do Sistema Itaparica podem sofrer um colapso, prejudicando o abastecimento de milhares de famílias e produtores rurais. Com a palavra, a Codevasf. (foto/reprodução)