A atriz Carol Castrou se juntou à corrente solidária da ONG ‘Água Para irmãos com Sede’. Ela está ajudando a divulgar a mais nova ação da entidade, que pretende distribuir no próximo dia 12 de julho um total de mil litros de água armazenados em 15 caminhões-pipas, além de 15 cestas básicas, à comunidade Maraci Amador – localizada a 43 km do Centro de Petrolina.
A entrega será acompanhada por outra atriz, Sophia Abraão, a qual também já está engajada nessa causa há mais tempo. Após a entrega, Sophia estará na comunidade Lindolfo Silva para inaugurar o primeiro Clube de Leitura, do Projeto ‘Sede do Conhecimento’ (idealizado pela ONG).
Mais detalhes sobre essa e outras ações podem ser obtidos na página eletrônica da ONG Água para Irmãos com Sede.
Mil litros de água cabe num fiat UNO. Mas vale a intenção. O que não vale é viver abastecendo o povo da Zona Rural com carros pipa como se fosse uma medida eficaz, não é, no Semiárido Nordestino, quando chove pouco, o volume chega a 200 bilhões de metros cúbicos, isto é, se a média pluviométrica for de 200 mm no ano. Distribuir Cisternas para colocar água de carros pipa é uma tremenda de uma enganação, aliás, só serve para enriquecer uns poucos. Todos os anos, a Mãe Natureza pega as águas do mar, transporta para as nuvens através da evaporação, (só vai a água, o sal fica) as nuvens viajam quilômetros com essas águas e despeja em todos o Semiárido. Essas água são pouco aproveitadas, escorrem pelos córregos e riachos, chegam nos rios e voltam para o mar. Vamos represar ao máximo essas águas? um dos armazenamentos mais eficaz são os reservatórios subterrâneos. Temos dito, as soluções para o aproveitamento dessas águas e outras necessidades para o Semiárido, devem ser estudadas por técnicos locais e não por tecnocratas em BRASÍLIA.