Audiência Pública discute propostas para o Toque de Acolher em Juazeiro

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2009 às 10:53

mitonho-acolher2A audiência Pública para discutir a proposta de implantação do Programa Toque de Acolher está acontecendo agora na Câmara de Vereadoresde Juazeiro. O vereador Mitonho Vargas (PT) é o autor do requerimento.

Para Mitonho é importante discutir com os jovens de Juazeiro as normas do Toque de Acolher. “Se a sociedade não participa e não discute os seus direitos, com certeza alguém vai discutir por ela. Por isso, democraticamente, convidamos a todos para esta audiência pública”, diz o vereador que também adianta algumas das propostas do Projeto. “Existem proposições como: os jovens de até 12 anos permaneceriam na rua até as 20h30, os jovens de 12 a 14 anos ficariam até as 22h nas ruas, e os de 14 até os de 17 anos ficariam nas ruas até meia noite”, explica.

anne1Segundo o delegado Charles Leão, o Conselho Tutelar teria mais responsabilidade no desempenho do Toque de Acolher. “Os conselheiros tutelares estão mais preparados para lidar com o menor, mas é lógico que eles teriam auxílio da polícia. É uma medida polêmica, mas segurança pública deve ser feita por todos os segmentos da sociedade. Alguém tem que renunciar a alguma coisa para que o crime diminua, então o adolescente deve renunciar a ficar nas ruas até de madrugada”, afirma o delegado.

Para estudante Melissa Matos, de 17 anos, o projeto não conseguirá acolher todos os jovens da cidade. “No início pode até funcionar, mas aqui em Juazeiro é difícil manter os jovens de todos os bairros em suas casas, nos horários propostos pelo Projeto. Em alguns lugares até pode dá certo, mas na cidade toda, eu acho difícil”, diz a estudante.

Audiência Pública discute propostas para o Toque de Acolher em Juazeiro

  1. Carnaval eterno disse:

    Pelo que sei, se não mudarão, na constituição estabelece que todo cidadão e aí se inclui os jovens, tem o direito de ir e vir como principio básico e como uma das bases da carta magna. Como é que vão fazer lei proibindo isso??? Alguem já previu isso aí ? só por curiosidade…….

  2. Jose Henrique disse:

    Olha, como eu não deixo meus filhos andando na rua a noite de jeito nenhum. Essa medida não me atinge, ou não atinge famílias que tem estrutura familiar. As ruas já são perigosas por si só, depois da meia-noite realmente adolescentes na rua não pode.

    Apesar de achar que isso deveria ser uma responsabilidade dos pais e não do Estado, mas se existem familias desestruturadas e pais relapsos e existem crimes praticados por adolescentes, e isso na medida ira beneficiar toda a sociedade, estou de acordo.

    Mas as vezes, estranhamos que por vezes, encontramos crianças dormindo no chão, ao relento, na rua, sem proteção alguma. Acho que o Estado e o conselho tutelar deveriam olhar também para isso. Já que é para acolher, que acolham também essas crianças.

  3. Carnaval eterno disse:

    Acho a ideia até valida… mas queria uma explicação mais detalhada de como vão fazer essa lei municipal, em desacordo com o que determina a Lei maior do País. Como será a fiscalização ? Um policial vai chegar para o jovem, menor de idade, que está simplesmente na rua trafegando ou reunido em grupo e dizer ” Vocês estam presos pois já passou das 12:00 e de acordo com a lei municipal de Juazeiro Toque de Acolher, vocês teriam que está em casa…” , Vai ser assim ?? O que me espanta é que essa ideia vem de um Vereador do PT , logo o partido que levantava bandeiras contra a Ditadura Militar contra repressão, liberdade de expressão, direitos humanos, direito dos indios, dos homosexuais, dos sem-terra, dos sem tetos etc, etc, etc……..ah esqueci das baleias e o meio ambiente………..Pois é gostaria mesmo saber como vai ser na pratica essa questão. Estou mesmo curioso….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários