Uma audiência pública nesta quinta-feira (7), às 10h, na Casa Plínio Amorim, pretende discutir formas de aproximar os agricultores familiares de Petrolina das políticas públicas em prol da categoria idealizadas pelo governo federal. O encontro foi requerido pelos vereadores José Batista da Gama (foto) e Osório Siqueira, e subscrito por Cristina Costa.
Extensionista por formação e mestre em Extensão Rural, José Batista explica que as informações sobre investimentos no setor precisam chegar “diárias, objetivas e cristalinas” aos agricultores familiares, para que estes possam se beneficiar de tais ações.
“A maioria dos agricultores é semiletrada. Então, quanto mais informação, melhor para eles sobre o que vão decidir para implementar em suas unidades produtivas”, explicou, ressaltando que o papel do extensionistas é fundamental nesse processo. “São estes profissionais que estão no dia-a-dia com os agricultores familiares, discutindo relações econômicas e sociais que podem ser geradas numa unidade produtiva”, ressaltou.
Zé Batista informou que são muitas dúvidas a serem esclarecidas em relação a essa questão. “Há dúvidas nos decretos, nas medidas provisórias baixadas pelo governo federal que contemplam o agricultor familiar com créditos oportunos e juros baratos. Para se ter uma ideia, há uma medida provisória determinando que o juro seja de 1% ao ano e que o agricultor pode tirar financiamento de 10, 12 anos, com três de carência. Dinheiro de graça, que se o agricultor pagar em dia terá direito a um abatimento de 40%”, reforçou.
IPA
Um dos órgãos convidados para a audiência será o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), principal responsável por respaldar o papel da extensão rural no estado – e que, segundo Zé Batista, ainda não cumpriu essa missão como deveria. Representantes da Embrapa e da Codevasf também foram informados da audiência, bem como os do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que são as instituições facilitadoras de créditos bancários por meio de programas como o Pronaf (uma das pautas de amanhã).
Para o debate também foram convidados todos os parlamentares que atuam pelo município – Gonzaga Patriota, Fernando Filho, Isabel Cristina, Odacy Amorim e Adalberto Cavalcanti –, além de representantes da prefeitura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Federação da Associações (Feamupe).