Com o tema ‘Produção de Uvas, Vinhos e o Enoturismo’, Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, realizou ontem (5) uma audiência pública para debater esse segmento na região. O encontro, ocorrido na Enoteca Municipal Luigi Pérsico, no Distrito de Vermelhos, foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
Durante o evento foram apresentadas propostas para ampliar a produção de uvas e vinhos e fomentar o turismo em Lagoa Grande e demais municípios do Vale. O polo da vitivinícola regional é responsável por quase 100% da uva de mesa cultivada no Brasil.
O presidente da comissão, deputado Mário Ricardo, destacou em sua fala que, através do debate, o estado de Pernambuco vai crescer ainda mais. “A Assembleia Legislativa, Casa de todos os pernambucanos, vai estar à disposição todas as vezes que for provocada“, pontuou.
Para o prefeito Vilmar Cappellaro, anfitrião do encontro, discutir a produção de uvas, vinhos e o enoturismo é uma iniciativa que representará o divisor de águas para o setor. “Através de boas políticas públicas conseguiremos transformar uma região. Aqui está a grande oportunidade de tornarmos um Pernambuco mais igual para todos“, afirmou.
Oportunidade
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, representando o governo federal, disse que o enoturismo é mais uma oportunidade para o desenvolvimento da região, e que os setores produtivos, os atrativos naturais e a cultura são diferenciais competitivos para atrair turistas. “Precisamos de mais investimentos e alavancar novos negócios“, disse.
O empresário e ex-prefeito do município, Jorge Garziera, fez uma apresentação do setor produtivo e pediu atenção das autoridades. Garziera destacou que foram produzidas 500 milhões de uvas na região em 2023 e Lagoa Grande é protagonista no setor, produzindo mais de 20 milhões de litros de vinho.
A reunião foi presidida pelo deputado estadual Mário Ricardo, junto com o deputado Abimael Santos, vice-presidente da Comissão. Também participaram a vice-prefeita Catharina Garziera; os prefeitos Galego de Nanai (Cabrobó) e George Gueber (Orocó); os deputados Jarbas Filho (estadual) e Fernando Monteiro (federal); o secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Antônio Coelho, e de Pernambuco, Daniel Leite; além de representantes da Adepe, Sebrae, Senac, Fiepe, vereadores, secretários, empresários e sociedade civil.