O Coletivo Ônibus, um grupo ativo na periferia de Petrolina, lançou o audiolivro “Tábua de Marés”. O lançamento faz parte do projeto Boca de Livro, que visa à produção e distribuição de audiolivros em plataformas digitais sem custo algum.A obra, escrita por Cátia Cardoso, foi gravada pela própria autora, juntamente com a atriz e professora Francine Monteiro e o estudante Wanderson Michel, morador da Ilha do Massangano, e já está disponível gratuitamente no Spotify e YouTube.
A iniciativa tem como foco pessoas com deficiência visual, baixa visão, cegos e também não alfabetizados, além de leitores que preferem o formato de áudio. A obra apresenta contos que abordam temas cotidianos e universais, desafiando o ouvinte a descobrir as intenções da autora. As ilustrações de André Vitor Brandão são descritas em áudio para que todos possam apreciá-las.
O Boca de Livro busca atrair um grande número de leitores de todas as idades, tanto local quanto nacionalmente. O movimento também busca facilitar o acesso a ações artísticas e culturais, destacando a importância da acessibilidade também na literatura.
Desde o início de suas atividades no Vale do São Francisco, o coletivo já teve 5 propostas aprovadas em leis de incentivo federal e tem outras aguardando patrocínio. A gravação do audiolivro foi possível graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo na cidade de Petrolina.